A PESQUISA APRESENTA REFLEXÕES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR E DA INTERNET NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM), VALORIZANDO-AS COMO POTENCIAL DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ESPECIALMENTE EM ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. O TRABALHO TEM COMO MOTIVAÇÃO VALORIZAR ESSAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) COMO INSTRUMENTOS QUE POSSIBILITAM À AUTONOMIA E À INDEPENDÊNCIA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. COMO PROPOSTA METODOLÓGICA A PESQUISA É QUALITATIVA, POIS PARA COMPREENDER O TEMA APRESENTADO NO TRABALHO, FEZ UM LEVANTAMENTO DE REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZANDO TEXTOS, LIVROS, ARTIGOS, REVISTAS CIENTÍFICAS E ANAIS DE CONGRESSOS. AO LONGO DA PESQUISA PODE-SE PERCEBER A IMPORTÂNCIA DO DOCENTE EM CONHECER OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DAS TECNOLOGIAS DAS INFORMAÇÕES NA APRENDIZAGEM DO ALUNO, COM O OBJETIVO DE MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, ALÉM DA NECESSIDADE DE UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR E DA INTERNET NO DIA A DIA DA ESCOLA DEVE OCORRER DE FORMA INTEGRADA AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), A METODOLOGIA DO PROFESSOR E DOS ESPAÇOS QUE DEVEM SER PLANEJADOS E ADAPTADOS ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA.