ANALISA-SE O EMBRIÃO TEÓRICO E METODOLÓGICO DOS JOGOS EDUCATIVOS: UMA VIA DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOB DIFERENTES OLHARES DE AUTORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS QUE ABORDAM COM PREOCUPAÇÃO, LIMITES E POSSIBILIDADES DE SUGESTÕES QUE FACILITEM A DINÂMICA DO TRABALHO EDUCATIVO COM UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA PERMANÊNCIA DO EXERCÍCIO DO ATO DE ENSINAR E APRENDER EVIDENCIADO COM OS ALUNOS COM DÉFICIT DE APRENDIZAGEM. DEFENDE-SE NESTE CONTEXTO AS PERSPECTIVAS DE SUPERAÇÃO QUE O PROFESSOR POSSA FAZER USO PARA CONTRIBUIR TANTO COM A DINÂMICA PEDAGÓGICA DO SEU TRABALHO QUANTO COM O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE ATENÇÃO DO APRENDIZ NA SUPERAÇÃO DA DESATENÇÃO APRESENTADA. TUDO ISSO RESULTA DE UM TRABALHO AO LONGO DE DÉCADAS COMO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO QUE ACREDITA NA POSSIBILIDADE E TEM O OLHAR NO OUTRO COMO “ LEGÍTIMO OUTRO” CAPAZ DE SE SUBMETER A UM PROCESSO DE SUPERAÇÃO CONTÍNUA.