O PRESENTE ARTIGO, QUE TEM COMO TEMA ?TECNOLOGIAS NA EDUCA??O: UMA DISCUSS?O SOBRE OS DESAFIOS E CONTRIBUI??ES DAS TICS PARA O PROCESSO EDUCATIVO?, EXP?E O PROCESSO DE INCLUS?O DAS TECNOLOGIAS NAS S?RIES INICIAIS, IDENTIFICANDO FATORES QUE DIFICULTAM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSTITUIU-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA QUALITATIVA, REALIZADA A PARTIR DA LEITURA DE LIVROS, ARTIGOS E PERI?DICOS. A PRESENTE PESQUISA APRESENTOU-SE IMPORTANTE, UMA VEZ QUE, ESTA ACABA ENFATIZANDO AS FERRAMENTAS TECNOL?GICAS COMO UM DOS FATORES ESSENCIAIS ? PR?TICA EDUCATIVA DO DOCENTE E AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS. ASSIM, CONSTATOU-SE QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES ENFRENTAM DIFICULDADES EM INTEGRAR AS NOVAS TECNOLOGIAS EM SUA PR?XIS. NESSE CONTEXTO, ESPERA-SE QUE ESTE TRABALHO POSSA OFERECER SUBS?DIOS PARA QUE A REFLEX?O SOBRE A PR?TICA PEDAG?GICA ACONTE?A PERMITINDO AOS PROFESSORES REVER E MODIFICAR SUAS A??ES PEDAG?GICAS, INSERINDO AS TECNOLOGIAS EM SUAS AULAS COMO FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM.