CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO APRESENTAM COMBINAÇÕES ESPECÍFICAS DEFICITÁRIAS, CONCERNENTES AO COMPORTAMENTO E À MANEIRA COMO INTERAGEM E SE COMUNICAM SOCIALMENTE. PARA INTERVIR NESSES ASPECTOS PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS SÃO UTILIZADAS. O OBJETIVO DESSE ESTUDO, FOI AVALIAR O USO DE PBES PELOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS/RJ, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A PRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS COM TEA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DOS DADOS REFERENTES ÀS RESPOSTAS DOS PROFESSORES DE UM QUESTIONÁRIO SOBRE PBES. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CUNHO QUANTITATIVO E DESENVOLVIDO POR MEIO DE ESTUDO DESCRITIVO. O RESULTADO DEMONSTROU QUE EMBORA OS PROFESSORES TENHAM INTERESSE POR PESQUISAS CIENTÍFICAS, O USO SISTEMÁTICO E FREQUENTE DE PBES AINDA É UM DESAFIO. O DESCONHECIMENTO DE 16% DOS DOCENTES E A BAIXA ADESÃO DO USO SISTEMÁTICO E FREQUENTE DE TAIS PRÁTICAS, JUSTIFICAM ESTA CONCLUSÃO.