O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. ESSE PROGRAMA FOI INSTITUÍDO PELA CAPES EM 2018 E OBJETIVA FOMENTAR O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, A PARTIR DA SEGUNDA METADE DE SEU CURSO. A FORMAÇÃO INICIAL DOS NOVOS DOCENTES PRECISA DIALOGAR COM A REALIDADE DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E A UNIVERSIDADE NECESSITA PROBLEMATIZAR ESSA FORMAÇÃO TENDO COMO BASE A REALIDADE QUE OS FUTUROS PROFESSORES SE DEPARARÃO NO EXERCÍCIO POSTERIOR DE SUA PROFISSÃO. NESSE CONTEXTO, PRECISAMOS REFLETIR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA COMPREENDENDO QUESTÕES COMO: O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, O RITMO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, O CURRÍCULO, A AVALIAÇÃO, ENTRE OUTROS. TEORICAMENTE NOS FUNDAMENTAMOS, PRINCIPALMENTE, EM FREIRE (2003) E BONDÍA (2002). NA METODOLOGIA, RECORREMOS À OBSERVAÇÃO DIRETA LAKATOS E MARCONI (1992) E A UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA SEGUNDO ROCHA (2008). AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESSE ESTUDO SE DÃO EM TORNO DO ENTENDIMENTO DA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL DOS NOVOS DOCENTES E SUA IMERSÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, ASSIM COMO, O CRESCIMENTO INTELECTUAL E O APRIMORAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA/PRECEPTORA NUM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA.