RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS E DIÁLOGOS ENTRE ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADE
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72583 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 582 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS E DIÁLOGOS ENTRE ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADE" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. ESSE PROGRAMA FOI INSTITUÍDO PELA CAPES EM 2018 E OBJETIVA FOMENTAR O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, A PARTIR DA SEGUNDA METADE DE SEU CURSO. A FORMAÇÃO INICIAL DOS NOVOS DOCENTES PRECISA DIALOGAR COM A REALIDADE DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E A UNIVERSIDADE NECESSITA PROBLEMATIZAR ESSA FORMAÇÃO TENDO COMO BASE A REALIDADE QUE OS FUTUROS PROFESSORES SE DEPARARÃO NO EXERCÍCIO POSTERIOR DE SUA PROFISSÃO. NESSE CONTEXTO, PRECISAMOS REFLETIR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA COMPREENDENDO QUESTÕES COMO: O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, O RITMO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, O CURRÍCULO, A AVALIAÇÃO, ENTRE OUTROS. TEORICAMENTE NOS FUNDAMENTAMOS, PRINCIPALMENTE, EM FREIRE (2003) E BONDÍA (2002). NA METODOLOGIA, RECORREMOS À OBSERVAÇÃO DIRETA LAKATOS E MARCONI (1992) E A UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA SEGUNDO ROCHA (2008). AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESSE ESTUDO SE DÃO EM TORNO DO ENTENDIMENTO DA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL DOS NOVOS DOCENTES E SUA IMERSÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, ASSIM COMO, O CRESCIMENTO INTELECTUAL E O APRIMORAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA/PRECEPTORA NUM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, ESCOLA, UNIVERSIDADE, DIÁLOGO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA9_ID582_19062020174732.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIENE ALMEIDA VIRGINIO" "autor_nome_curto" => "JOSIENE" "autor_email" => "josiene.virginio@bol.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72583 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 582 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS E DIÁLOGOS ENTRE ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADE" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. ESSE PROGRAMA FOI INSTITUÍDO PELA CAPES EM 2018 E OBJETIVA FOMENTAR O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, A PARTIR DA SEGUNDA METADE DE SEU CURSO. A FORMAÇÃO INICIAL DOS NOVOS DOCENTES PRECISA DIALOGAR COM A REALIDADE DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E A UNIVERSIDADE NECESSITA PROBLEMATIZAR ESSA FORMAÇÃO TENDO COMO BASE A REALIDADE QUE OS FUTUROS PROFESSORES SE DEPARARÃO NO EXERCÍCIO POSTERIOR DE SUA PROFISSÃO. NESSE CONTEXTO, PRECISAMOS REFLETIR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA COMPREENDENDO QUESTÕES COMO: O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, O RITMO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, O CURRÍCULO, A AVALIAÇÃO, ENTRE OUTROS. TEORICAMENTE NOS FUNDAMENTAMOS, PRINCIPALMENTE, EM FREIRE (2003) E BONDÍA (2002). NA METODOLOGIA, RECORREMOS À OBSERVAÇÃO DIRETA LAKATOS E MARCONI (1992) E A UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA SEGUNDO ROCHA (2008). AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESSE ESTUDO SE DÃO EM TORNO DO ENTENDIMENTO DA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL DOS NOVOS DOCENTES E SUA IMERSÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, ASSIM COMO, O CRESCIMENTO INTELECTUAL E O APRIMORAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA/PRECEPTORA NUM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, ESCOLA, UNIVERSIDADE, DIÁLOGO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA9_ID582_19062020174732.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIENE ALMEIDA VIRGINIO" "autor_nome_curto" => "JOSIENE" "autor_email" => "josiene.virginio@bol.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }