ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE A TEMÁTICA: “AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA”, E VISOU DAR RESPOSTA AO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAIS SÃO OS INSTRUMENTOS MAIS EFICAZES, PARA AVALIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, SEGUNDO OS ESTUDOS MAIS RECENTES JÁ PRODUZIDOS? DIANTE DESSE QUESTIONAMENTO A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL PESQUISAR, IDENTIFICAR E ANALISAR AS PRINCIPAIS IDEIAS INERENTES AOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO QUE PODEM SER UTILIZADOS DE MANEIRA ADEQUADA E EFICAZ PELOS PROFESSORES QUE ATUAM COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. O ESTUDO FOI FUNDAMENTADO EM DIFERENTES AUTORES. OS PRINCIPAIS RESULTADOS INDICARAM QUE OS PROFESSORES QUE ESTIVEREM DISPOSTOS A ENTENDER A IMPORTÂNCIA DE APRENDER A LIDAR COM A HETEROGENEIDADE E COM OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS ALCANÇAM RESULTADOS MELHORES E PROPICIAM AVANÇOS SURPREENDENTES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. O ESTUDO MOSTROU AINDA QUE NÃO EXISTE RECEITA, E SIM, UM OLHAR ATENTO DO PROFESSOR E DA EQUIPE PEDAGÓGICA, A DISPOSIÇÃO DE ENFRENTAR DESAFIOS COM TRANQUILIDADE, BUSCAR NOVOS CONHECIMENTOS E USÁ-LOS. CONHECER O ALUNO E SUAS PARTICULARIDADES E SUBJETIVIDADES INDIVIDUAIS, REALIZAR INTERVENÇÕES PRECISAS, TER AÇÕES PEDAGÓGICAS PLANEJADAS, CONHECER E SABER USAR NOVOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS DA APRENDIZAGEM COM TRANQUILIDADE E SEGURANÇA. OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS POSSIBILITAM A TOMADA DE CONHECIMENTO REAL DA APRENDIZAGEM, PORTANTO SINALIZADORES DE CAMINHOS A SEGUIR COM SEGURANÇA. UM PROFESSOR SEGURO ACREDITA NO SEU POTENCIAL, NA CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA E TEM O DESEJO REAL DE FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DESSAS CRIANÇAS DE FORMA HUMANIZADA.