A INCLUS?O DOS ALUNOS COM DEFICI?NCIA NO ENSINO SUPERIOR ? PROCESSO RECENTE EM NOSSO PA?S, POIS ? SOMENTE A PARTIR DOS ANOS 2000 QUE S?O INSTITU?DAS POL?TICAS P?BLICAS ESPEC?FICAS PARA ESSE DETERMINADO GRUPO. N?O BASTA APENAS A GARANTIA DO ACESSO, ? PRECISO ASSEGURAR A PERMAN?NCIA E A APRENDIZAGEM DE TODOS OS UNIVERSIT?RIOS. COMO VEM ACONTECENDO A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA NO ENSINO SUPERIOR? A QUEST?O RESULTOU NESTA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA APRENDIZAGEM DE UMA ESTUDANTE COM S?NDROME DE DOWN EM UM CURSO DE PEDAGOGIA. O ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA, FAZ PARTE DE UMA INVESTIGA??O MAIS AMPLA E SE CONFIGURA COMO ESTUDO DE CASO. PARA A PRODU??O DOS DADOS APLICOU-SE QUESTION?RIOS COM OS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE P?BLICA E OUVIU-SE POR MEIO DE RELATOS, DESENHOS, ESCRITAS DE TEXTOS, FALAS E DEPOIMENTOS UMA ESTUDANTE UNIVERSIT?RIA QUE POSSUI S?NDROME DE DOWN. A INVESTIGA??O REVELOU QUE MUITOS S?O OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO CURSO PARA QUE A INCLUS?O SE EFETIVE, DENTRE ELES DESTACAM A FRAGILIDADE NA FORMA??O DOS PROFESSORES, OS DOCENTES REVELAM POR SUA VEZ UM DESEJO DE AMPLIAR SEUS SABERES PARA UMA ATUA??O MAIS INCLUSIVA. A ESTUDANTE N?O FAZ MEN??O AOS GANHOS NA APRENDIZAGEM, POR?M, EM SUAS FALAS OS AVAN?OS FICAM N?TIDOS QUANDO SE EXPRESSA ORALMENTE DEMONSTRANDO UM VOCABUL?RIO RICO, COM TERMOS PR?PRIOS DA ?REA DA EDUCA??O. CONSIDERANDO QUE AS UNIVERSIDADES S?O L?CUS DE FORMA??O DOCENTE, ESSA DEVE POSSIBILITAR A CONSTRU??O DE MUDAN?AS PARA QUE A EDUCA??O POSSA SE TORNAR DE FATO INCLUSIVA.