MERGULHANDO NO PASSADO, EMERGINDO NO FUTURO: MEMÓRIAS INTERGERACIONAIS DA MATEMÁTICA ESCOLAR
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72505 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 28 "inscrito_id" => 95 "titulo" => "MERGULHANDO NO PASSADO, EMERGINDO NO FUTURO: MEMÓRIAS INTERGERACIONAIS DA MATEMÁTICA ESCOLAR" "resumo" => "ENQUANTO CRIANÇA, CULTURALMENTE, NÃO SE CONSEGUE LIDAR COM TAIS ACONTECIMENTOS POSITIVAMENTE, LEVANDO CONSIGO E MULTIPLICANDO ESSE SENTIMENTO DE INFERIORIDADE E IMPOTÊNCIA, EM RELAÇÃO A CIÊNCIA, PARA VIDA ADULTA. POR OUTRO LADO, NO CONTEXTO SOCIAL BRASILEIRO É CRESCENTE O NÚMERO DE PESSOAS IDOSAS NA SOCIEDADE ANO A ANO E ESSE FENÔMENO DEMANDA MUDANÇAS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS ATRELADAS À EDUCAÇÃO, VISANDO A REINTEGRAR E INCLUÍ-LOS EM DIVERSOS ESPAÇOS SOCIAIS E, DESSA FORMA, ABRIR CAMINHOS NO QUE SE REFERE A RESOLVER PROBLEMAS COMUNS DA VIDA COTIDIANA POR MEIO DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS. DIANTE DISSO, O ENSINO DE MATEMÁTICA APARECE COMO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE NESTE FENÔMENO APESAR DE SER ELA UM DOS PRINCIPAIS ALVOS, REFERENCIADA PELA AVERSÃO EM AMBAS AS GERAÇÕES (JOVENS E IDOSOS). ENTENDE-SE QUE NESSES ARRANJOS E REARRANJOS DAS VIDAS HUMANAS, A MATEMÁTICA É UM SABER FORMATIVO E INTERATIVO QUE POSSIBILITA EMPREENDER LEITURAS NO COTIDIANO E NA EDUCAÇÃO IMPRESSA E EXPRESSA PELA MATEMÁTICA. NESTE SENTIDO, ENTENDE-SE QUE O ENCONTRO DE GERAÇÕES E O PODER DO DIÁLOGO ABERTO E DEMOCRÁTICO PODE CONTRIBUIR PARA UM PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA, DE UMA ESCOLA MAIS INCLUSIVA E DE UMA MATEMÁTICA COERENTE QUE ESTIMULE A INSERÇÃO E O PROTAGONISMO SOCIAL, E POR ISSO, É IMPORTANTE DISCUTIR A BILATERALIDADE DA MATEMÁTICA NO QUE TANGE OS ANSEIOS, POSSIBILIDADES, ESPECIFICIDADES, PERSPECTIVAS, DESAFIOS E IMPLICAÇÕES NAS MEMÓRIAS, SABERES E PRÁTICAS SOCIAIS DE TODAS AS GERAÇÕES." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 10: Educação, Inclusão e Envelhecimento" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ESTUDANTES JOVENS, HISTÓRIAS DE VIDA, MEMÓRIAS ESCOLARES, PESSOAS IDOSAS (PIS)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID95_28052020154712.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA" "autor_nome_curto" => "RÔMULO TONYATHY" "autor_email" => "tonyathy@hotmail.com.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72505 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 28 "inscrito_id" => 95 "titulo" => "MERGULHANDO NO PASSADO, EMERGINDO NO FUTURO: MEMÓRIAS INTERGERACIONAIS DA MATEMÁTICA ESCOLAR" "resumo" => "ENQUANTO CRIANÇA, CULTURALMENTE, NÃO SE CONSEGUE LIDAR COM TAIS ACONTECIMENTOS POSITIVAMENTE, LEVANDO CONSIGO E MULTIPLICANDO ESSE SENTIMENTO DE INFERIORIDADE E IMPOTÊNCIA, EM RELAÇÃO A CIÊNCIA, PARA VIDA ADULTA. POR OUTRO LADO, NO CONTEXTO SOCIAL BRASILEIRO É CRESCENTE O NÚMERO DE PESSOAS IDOSAS NA SOCIEDADE ANO A ANO E ESSE FENÔMENO DEMANDA MUDANÇAS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS ATRELADAS À EDUCAÇÃO, VISANDO A REINTEGRAR E INCLUÍ-LOS EM DIVERSOS ESPAÇOS SOCIAIS E, DESSA FORMA, ABRIR CAMINHOS NO QUE SE REFERE A RESOLVER PROBLEMAS COMUNS DA VIDA COTIDIANA POR MEIO DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS. DIANTE DISSO, O ENSINO DE MATEMÁTICA APARECE COMO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE NESTE FENÔMENO APESAR DE SER ELA UM DOS PRINCIPAIS ALVOS, REFERENCIADA PELA AVERSÃO EM AMBAS AS GERAÇÕES (JOVENS E IDOSOS). ENTENDE-SE QUE NESSES ARRANJOS E REARRANJOS DAS VIDAS HUMANAS, A MATEMÁTICA É UM SABER FORMATIVO E INTERATIVO QUE POSSIBILITA EMPREENDER LEITURAS NO COTIDIANO E NA EDUCAÇÃO IMPRESSA E EXPRESSA PELA MATEMÁTICA. NESTE SENTIDO, ENTENDE-SE QUE O ENCONTRO DE GERAÇÕES E O PODER DO DIÁLOGO ABERTO E DEMOCRÁTICO PODE CONTRIBUIR PARA UM PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA, DE UMA ESCOLA MAIS INCLUSIVA E DE UMA MATEMÁTICA COERENTE QUE ESTIMULE A INSERÇÃO E O PROTAGONISMO SOCIAL, E POR ISSO, É IMPORTANTE DISCUTIR A BILATERALIDADE DA MATEMÁTICA NO QUE TANGE OS ANSEIOS, POSSIBILIDADES, ESPECIFICIDADES, PERSPECTIVAS, DESAFIOS E IMPLICAÇÕES NAS MEMÓRIAS, SABERES E PRÁTICAS SOCIAIS DE TODAS AS GERAÇÕES." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 10: Educação, Inclusão e Envelhecimento" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ESTUDANTES JOVENS, HISTÓRIAS DE VIDA, MEMÓRIAS ESCOLARES, PESSOAS IDOSAS (PIS)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID95_28052020154712.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA" "autor_nome_curto" => "RÔMULO TONYATHY" "autor_email" => "tonyathy@hotmail.com.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }