ENQUANTO CRIANÇA, CULTURALMENTE, NÃO SE CONSEGUE LIDAR COM TAIS ACONTECIMENTOS POSITIVAMENTE, LEVANDO CONSIGO E MULTIPLICANDO ESSE SENTIMENTO DE INFERIORIDADE E IMPOTÊNCIA, EM RELAÇÃO A CIÊNCIA, PARA VIDA ADULTA. POR OUTRO LADO, NO CONTEXTO SOCIAL BRASILEIRO É CRESCENTE O NÚMERO DE PESSOAS IDOSAS NA SOCIEDADE ANO A ANO E ESSE FENÔMENO DEMANDA MUDANÇAS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS ATRELADAS À EDUCAÇÃO, VISANDO A REINTEGRAR E INCLUÍ-LOS EM DIVERSOS ESPAÇOS SOCIAIS E, DESSA FORMA, ABRIR CAMINHOS NO QUE SE REFERE A RESOLVER PROBLEMAS COMUNS DA VIDA COTIDIANA POR MEIO DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS. DIANTE DISSO, O ENSINO DE MATEMÁTICA APARECE COMO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE NESTE FENÔMENO APESAR DE SER ELA UM DOS PRINCIPAIS ALVOS, REFERENCIADA PELA AVERSÃO EM AMBAS AS GERAÇÕES (JOVENS E IDOSOS). ENTENDE-SE QUE NESSES ARRANJOS E REARRANJOS DAS VIDAS HUMANAS, A MATEMÁTICA É UM SABER FORMATIVO E INTERATIVO QUE POSSIBILITA EMPREENDER LEITURAS NO COTIDIANO E NA EDUCAÇÃO IMPRESSA E EXPRESSA PELA MATEMÁTICA. NESTE SENTIDO, ENTENDE-SE QUE O ENCONTRO DE GERAÇÕES E O PODER DO DIÁLOGO ABERTO E DEMOCRÁTICO PODE CONTRIBUIR PARA UM PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA, DE UMA ESCOLA MAIS INCLUSIVA E DE UMA MATEMÁTICA COERENTE QUE ESTIMULE A INSERÇÃO E O PROTAGONISMO SOCIAL, E POR ISSO, É IMPORTANTE DISCUTIR A BILATERALIDADE DA MATEMÁTICA NO QUE TANGE OS ANSEIOS, POSSIBILIDADES, ESPECIFICIDADES, PERSPECTIVAS, DESAFIOS E IMPLICAÇÕES NAS MEMÓRIAS, SABERES E PRÁTICAS SOCIAIS DE TODAS AS GERAÇÕES.