POR UM CURRÍCULO INCLUSIVO NOS CURSOS DE LETRAS DO IFCE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE EMENTAS
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72559 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 255 "inscrito_id" => 545 "titulo" => "POR UM CURRÍCULO INCLUSIVO NOS CURSOS DE LETRAS DO IFCE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE EMENTAS" "resumo" => "A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL É ORIENTADA POR DIVERSOS DOCUMENTOS LEGAIS E/OU INSTITUCIONAIS, QUE SÃO FRUTO DAS MOBILIZAÇÕES E LUTAS HISTÓRICAS DO SEGMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. DENTRE ESSES, DESTACAM-SE A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI 9.394/96) E A RESOLUÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE/CP Nº 01/2002) QUE INSTITUI AS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO, DE CARÁTER DOCUMENTAL E EXPLORATÓRIO, ANALISA COMPARATIVAMENTE AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIDÁTICA, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E LETRAMENTOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE), QUE FUNCIONAM NOS CAMPI BATURITÉ, CAMOCIM, CRATEÚS, TAUÁ, TIANGUÁ E UMIRIM. A ANÁLISE TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR DE QUE FORMA OS CURSOS DE LETRAS DO IFCE CONCEBEM, EM SEUS CURRÍCULOS, A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. OS RESULTADOS APONTAM PARA DISCUSSÕES ESPECÍFICAS À ÁREA E POUCO INTERDISCIPLINARES, TODAVIA CONFIRMA-SE O CUMPRIMENTO, PELA INSTITUIÇÃO, DAS EXIGÊNCIAS LEGAIS NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 03: Currículo e Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO, IFCE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA3_ID545_26102020130936.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAUÊ JUCÁ FERREIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "CAUÊ JUCÁ" "autor_email" => "cacajucaf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72559 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 255 "inscrito_id" => 545 "titulo" => "POR UM CURRÍCULO INCLUSIVO NOS CURSOS DE LETRAS DO IFCE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE EMENTAS" "resumo" => "A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL É ORIENTADA POR DIVERSOS DOCUMENTOS LEGAIS E/OU INSTITUCIONAIS, QUE SÃO FRUTO DAS MOBILIZAÇÕES E LUTAS HISTÓRICAS DO SEGMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. DENTRE ESSES, DESTACAM-SE A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI 9.394/96) E A RESOLUÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE/CP Nº 01/2002) QUE INSTITUI AS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO, DE CARÁTER DOCUMENTAL E EXPLORATÓRIO, ANALISA COMPARATIVAMENTE AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIDÁTICA, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E LETRAMENTOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE), QUE FUNCIONAM NOS CAMPI BATURITÉ, CAMOCIM, CRATEÚS, TAUÁ, TIANGUÁ E UMIRIM. A ANÁLISE TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR DE QUE FORMA OS CURSOS DE LETRAS DO IFCE CONCEBEM, EM SEUS CURRÍCULOS, A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. OS RESULTADOS APONTAM PARA DISCUSSÕES ESPECÍFICAS À ÁREA E POUCO INTERDISCIPLINARES, TODAVIA CONFIRMA-SE O CUMPRIMENTO, PELA INSTITUIÇÃO, DAS EXIGÊNCIAS LEGAIS NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 03: Currículo e Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO, IFCE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA3_ID545_26102020130936.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAUÊ JUCÁ FERREIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "CAUÊ JUCÁ" "autor_email" => "cacajucaf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }