A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL É ORIENTADA POR DIVERSOS DOCUMENTOS LEGAIS E/OU INSTITUCIONAIS, QUE SÃO FRUTO DAS MOBILIZAÇÕES E LUTAS HISTÓRICAS DO SEGMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. DENTRE ESSES, DESTACAM-SE A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI 9.394/96) E A RESOLUÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE/CP Nº 01/2002) QUE INSTITUI AS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO, DE CARÁTER DOCUMENTAL E EXPLORATÓRIO, ANALISA COMPARATIVAMENTE AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIDÁTICA, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E LETRAMENTOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE), QUE FUNCIONAM NOS CAMPI BATURITÉ, CAMOCIM, CRATEÚS, TAUÁ, TIANGUÁ E UMIRIM. A ANÁLISE TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR DE QUE FORMA OS CURSOS DE LETRAS DO IFCE CONCEBEM, EM SEUS CURRÍCULOS, A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. OS RESULTADOS APONTAM PARA DISCUSSÕES ESPECÍFICAS À ÁREA E POUCO INTERDISCIPLINARES, TODAVIA CONFIRMA-SE O CUMPRIMENTO, PELA INSTITUIÇÃO, DAS EXIGÊNCIAS LEGAIS NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO.