ESTE TRABALHO FOI ESTRUTURADO A PARTIR DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E TEM COMO OBJETIVO CONHECER AS DIVERSAS FORMAS DE UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA PARA A LEITURA LITERÁRIA, IDENTIFICANDO AS POSSÍVEIS METODOLOGIAS DE UTILIZAÇÃO NO ENSINO, ANALISANDO A POSSIBILIDADE DO USO CONCRETO COM O CONTEXTO EDUCATIVO, DO FACEBOOK NA SALA DE AULA. TODOS OS DADOS OBTIDOS ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES E LEITURAS FORAM ANALISADOS E FUNDAMENTADOS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E EM AUTORES/AS QUE ABORDAM A TEMÁTICA EM SUAS PRODUÇÕES TEÓRICAS E QUE CONTRIBUEM SIGNIFICATIVAMENTE PARA A MELHORIA DAS PROPOSTAS CURRICULARES E METODOLÓGICAS ENVOLVENDO O ENSINO DA LITERATURA NO CONTEXTO DE SALA DE AULA, A SABER: (PCNEM 2000, MORAES 2011, COSTA 2015, LOPES E SILVA 2015, MATTAR 2013, RIBEIRO 2013). A PARTIR DA REALIZAÇÃO DA ANÁLISE DO CONTO E DA REDE SOCIAL, COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, OBSERVAMOS QUE A APLICABILIDADE DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DA LITERATURA POSSIBILITA O SURGIMENTO DE NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA CAPAZES DE AMPLIAR A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA DOS USUÁRIOS, POIS UTILIZA OS PRINCIPAIS RECURSOS DE INTERAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE MENSAGENS E CONTEÚDO QUE TANTO INTERESSA AOS USUÁRIOS. COM A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE HÁ INÚMERAS FORMAS DE UTILIZAÇÃO POSSÍVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES, NÃO SÓ DE LEITURA, MAS TAMBÉM DE PRODUÇÃO TEXTUAL.