O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR QUE A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL É ALGO QUE PODE SER VERDADEIRAMENTE REALIZADO, HAVENDO RESPEITO AO ESPAÇO E AS NECESSIDADES DO OUTRO, PARA ISSO, TODA EQUIPE ESCOLAR PRECISA ESTAR PREPARADA PARA OFERECER A ATENÇÃO QUE AS CRIANÇAS PRECISAM. DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR, O QUAL, IRÁ AUXILIAR OS SEUS ALUNOS NESSE PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, PARA QUE TODOS POSSAM DESENVOLVER SUAS HABILIDADES CONTIDAS E COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS A PARTIR DO RITMO DE APRENDIZAGEM DE CADA UM, E O QUANTO É FUNDAMENTAL A COLABORAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS PELA CRIANÇA, TRABALHANDO EM CONJUNTO COM A ESCOLA. A CONSTRUÇÃO DESTE ARTIGO FOI ATRAVÉS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, MEDIANTE O MÉTODO DESCRITIVO, BUSCANDO MEIOS PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COLETIVAS, ONDE FOI POSSÍVEL NOTAR QUE A LUDICIDADE SE MOSTRA SER FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO, PROPORCIONANDO POSSIBILIDADES DE ENSINO E INTERAÇÃO ENTRE OS EDUCANDOS. NESTE CONTEXTO, CABE AO ESPAÇO ESCOLAR SER DEMOCRÁTICO E INCLUSIVO, POIS, EDUCAÇÃO É UM DIREITO DE TODOS.