A AQUISIÇÃO DO USO DA LEITURA E ESCRITA SÃO INDISPENSÁVEIS PARA O INDIVÍDUO, POR CONTRIBUIR, DE FORMA SIGNIFICATIVA, À SUA FORMAÇÃO ENQUANTO SUJEITO SOCIAL ATIVO. PARTINDO DESTE PRESSUPOSTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIANTE DO USO DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DESENVOLVIDAS NUMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA/AL. UM PROJETO DIDÁTICO, ATRELADO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DA AUTORA, COM VÍEIS DE LETRAMENTO, CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE UMA TURMA DE 22 CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DOS 6 AOS 7 ANOS DE IDADE. A PESQUISA SE CARACTERIZA PELA SUA ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJA METODOLOGIA FOI A PESQUISA DE CAMPO E A BIBLIOGRÁFICA QUE BUSCOU APROFUNDAMENTO NA TEMÁTICA, POR MEIO DA OBSERVAÇÃO, INTERVENÇÃO E ESTUDO DE AUTORES COMO: BRITO (2007); FERREIRO, TEBEROSKY (1986); MARUNY (2000); PIAGET (1998); ENTRE OUTROS. NESTE TRABALHO SERÁ DISCORRIDO SOBRE AS REFLEXÕES FEITAS, PRÁTICAS ADOTADAS, DIFICULDADES PERCEBIDAS E ENFRENTADAS NO QUE CONCERNE AO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NO ALUNADO PARTICIPANTE. COM O RELATO DE EXPERIÊNCIA SERÁ POSSÍVEL IDENTIFICAR ALGUNS DESAFIOS QUE SE PÕEM AS CRIANÇAS, QUANDO ESTAS ESTÃO EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO; QUE É INDISPENSÁVEL O ASSUMIR DE PRÁTICAS ALTERNATIVAS, NA ESCOLA, PELOS DOCENTES, DE CARÁTER LÚDICO DE LEITURA E ESCRITA NA INFÂNCIA, COMO PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS SOCIAIS LETRADOS. ALÉM DISTO, FICA EVIDENTE A NECESSIDADE DE SER REALIZADO UM TRABALHO EDUCATIVO QUE OLHE PARA AS CRIANÇAS EM SUAS POTENCIALIDADES, RITMOS, MODOS DE APRENDER, COMO PROCESSOS SUBJETIVOS DE APRENDIZAGEM.