ESTE PRESENTE TRABALHO VEM MOSTRAR A MANEIRA MAIS COERENTE DA PALAVRA DEFICI?NCIA, TAMB?M CONHECER ALGUNS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICI?NCIA, COMO POR EXEMPLO A LEI N? 13.146 DE 6 DE JULHO DE 2015 QUE NOS ORIENTA A RESPEITO DA INCLUS?O DA PESSOA COM DEFICI?NCIA, CITAREMOS EM ESPECIAL AS DOS DEFICIENTES VISUAIS, TANTO DAS PESSOAS CEGAS, QUANTO DOS COM BAIXA VIS?O, REFERENTES AS SUAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE INCLUS?O EM AMBIENTE ESCOLAR E EM SALA DE AULA, IREMOS MOSTRAR COMO DEVERIA SER FEITA A PREPARA??O DO AMBIENTE ESCOLAR E DO CORPO DOCENTE PARA RECEBER ESSE TIPO DE PUBLICO E COMO PODERIA SER REALIZADAS A INCLUS?O DO ALUNO COM DEFICI?NCIA VISUAL NA AULA DE BIOLOGIA BEM COMO ALGUMAS SUGEST?ES DE AULAS ADAPTADAS EM ESPECIAL AS DE BIOLOGIA, PARA UMA MELHOR INCLUS?O DESSES ALUNOS. POIS PARA UM PROFESSOR DE BIOLOGIA ADAPTAR SUAS AULAS PARA AS PESSOAS COM DEFICIENCIA VISUAL ? UM DESAFIO CONSTANTE, POIS ESSAS AULAS S?O PRATICAMENTE VISUAIS. PARA AMPLIAR NOSSO ENTENDIMENTO A RESPEITO DO TEMA ABORDADO, CONTAMOS COM A PARTICIPA??O DE ALGUNS RENOMADOS AUTORES, COMO: AMIRALIAN, 2000, QUE VEM COM UMA IDEIA DO QUE SEJA DEFICI?NCIA, TAMB?M COM O ESCLARECIMENTO DE MENDON?A, 2008, QUE NOS AUXILIA COM SEU VASTO CONHECIMENTO SOBRE INCLUS?O DA PESSOA COM DEFICI?NCIA EM SALA DE AULA, E ABORDANDO COM UMA VIS?O DO PROFESSOR E TAMB?M COMO ALUNO DE BAIXA VIS?O, BISCARO 2012, TAMB?M CONHECIDO COMO DOUTOR ALBEE, POR SER PROFESSOR DOUTOR E POR SUA CONDI??O DE ALBINO, E ANTONIO 2018, VEM MOSTRAR A IMPORT?NCIA DOS RECURSOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA ESPERAMOS QUE O MESMO VENHA AUXILIAR OS DOCENTES E SEUS PLANOS, COMO TAMB?M CONTRIBUIR COM OS DISCENTES E SEU APRENDIZADO INCLUSIVO. ACRESCENTANDO A ESSE CONTEXTO, ESCOLHEMOS A AT 06: EDUCA??O ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCA??O INCLUSIVA, PARA JUNTOS APRENDERMOS MAIS SOBRE AS PESSOAS CEGAS E COM BAIXA VIS?O E MODOS FAVOR?VEIS PARA VOSSO ENSINO/APRENDIZAGEM.