INTERAÇÕES ENTRE A CUIDADORA E UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO PERÍODO DE PANDEMIA
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72492 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 315 "inscrito_id" => 991 "titulo" => "INTERAÇÕES ENTRE A CUIDADORA E UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO PERÍODO DE PANDEMIA" "resumo" => "ESTE RESUMO EXPANDIDO TRATA DE UMA PESQUISA REALIZADA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB, COM O OBJETIVO DE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES ENTRE A CUIDADORA E UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL, QUE CURSA O PRÉ-ESCOLAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DA PANDEMIA DECORRENTE DA COVID-19. O REFERENCIAL TEÓRICO COMPÕE-SE DE DOCUMENTOS OFICIAIS, COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BRASIL,2017), POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA (BRASIL,2008); DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA (BRASIL,2001) E LITERATURA ACADÊMICA, COMO XAVIER E SERAFIM (2020), DENTRE OUTROS. A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO UM ESTUDO DE CASO, ISTO PORQUE ESTAMOS ANALISANDO, ESPECIFICAMENTE AS INTERAÇÕES ENTRE UMA CRIANÇA E SUA CUIDADORA, NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS. A TÉCNICA PARA A PRODUÇÃO DOS DADOS É A ANÁLISE DOCUMENTAL (MENSAGENS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PROPOSTAS) ENVIADAS PELO APLICATIVO WHATSAPP DENTRE OUTROS. EM LINHAS GERAIS, DESTACAMOS QUE OS RESULTADOS PARCIAIS DESTA PESQUISA SÃO POSITIVOS, POIS A CRIANÇA ESTÁ PARTICIPANDO E INTERAGINDO COM A CUIDADORA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PROPOSTAS, ADEMAIS, A RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A INSTITUIÇÃO ESCOLARPROFESSORA E CUIDADORA TEM SIDO FUNDAMENTAL PARA QUE A CRIANÇA TENHA SEUS DIREITOS A EDUCAÇÃO INCLUSIVA GARANTIDOS, MESMO DIANTE DE UM CONTEXTO PANDÊMICO, NO QUAL AS ATIVIDADES PROPOSTAS E AS INTERAÇÕES ESTÃO OCORRENDO DE FORMA REMOTA." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "AT 05: Educação Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "CRIANÇA, EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD4_SA5_ID991_29102020110900.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ELVIRA DE MELO MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LARISSA MEDEIROS" "autor_email" => "larimedeiroos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72492 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 315 "inscrito_id" => 991 "titulo" => "INTERAÇÕES ENTRE A CUIDADORA E UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO PERÍODO DE PANDEMIA" "resumo" => "ESTE RESUMO EXPANDIDO TRATA DE UMA PESQUISA REALIZADA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB, COM O OBJETIVO DE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES ENTRE A CUIDADORA E UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL, QUE CURSA O PRÉ-ESCOLAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DA PANDEMIA DECORRENTE DA COVID-19. O REFERENCIAL TEÓRICO COMPÕE-SE DE DOCUMENTOS OFICIAIS, COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BRASIL,2017), POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA (BRASIL,2008); DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA (BRASIL,2001) E LITERATURA ACADÊMICA, COMO XAVIER E SERAFIM (2020), DENTRE OUTROS. A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO UM ESTUDO DE CASO, ISTO PORQUE ESTAMOS ANALISANDO, ESPECIFICAMENTE AS INTERAÇÕES ENTRE UMA CRIANÇA E SUA CUIDADORA, NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS. A TÉCNICA PARA A PRODUÇÃO DOS DADOS É A ANÁLISE DOCUMENTAL (MENSAGENS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PROPOSTAS) ENVIADAS PELO APLICATIVO WHATSAPP DENTRE OUTROS. EM LINHAS GERAIS, DESTACAMOS QUE OS RESULTADOS PARCIAIS DESTA PESQUISA SÃO POSITIVOS, POIS A CRIANÇA ESTÁ PARTICIPANDO E INTERAGINDO COM A CUIDADORA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PROPOSTAS, ADEMAIS, A RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A INSTITUIÇÃO ESCOLARPROFESSORA E CUIDADORA TEM SIDO FUNDAMENTAL PARA QUE A CRIANÇA TENHA SEUS DIREITOS A EDUCAÇÃO INCLUSIVA GARANTIDOS, MESMO DIANTE DE UM CONTEXTO PANDÊMICO, NO QUAL AS ATIVIDADES PROPOSTAS E AS INTERAÇÕES ESTÃO OCORRENDO DE FORMA REMOTA." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "AT 05: Educação Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "CRIANÇA, EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD4_SA5_ID991_29102020110900.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ELVIRA DE MELO MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LARISSA MEDEIROS" "autor_email" => "larimedeiroos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }