INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72491 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 122 "inscrito_id" => 678 "titulo" => "INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL" "resumo" => "A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS POSSIBILIDADES E AS DIFICULDADES DE INTERVENÇÕES LÚDICAS NA PRÉ-ESCOLA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA). A PRIMEIRA PARTE CONSISTIU EM LEVANTAMENTO EXPLORATÓRIO DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA PRÉ-ESCOLA, NUMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTOS/SP, ANÁLISE DE DOCUMENTOS E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE TEMAS CENTRAIS DA INVESTIGAÇÃO. A SEGUNDA PARTE TRATA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA COM AS CRIANÇAS, POR MEIO DE MEDIAÇÕES EM RODA DE CONVERSA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. O UNIVERSO DA PESQUISA COMPÕE-SE DE TRÊS TURMAS DE PRÉ-ESCOLA, COM CERCA DE 65 CRIANÇAS ENTRE CINCO E SEIS ANOS DE IDADE, EM CADA SALA COM PELO MENOS UM CASO DE CRIANÇA DIAGNOSTICADA COM TEA EM CADA SALA. OS INSTRUMENTOS DE PESQUISA UTILIZADOS FORAM ANÁLISE DOCUMENTAL E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE COM REGISTRO AUDIOVISUAL E EM DIÁRIO DE CAMPO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO INDICAM TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: 1) RELAÇÃO CRIANÇA- CRIANÇA E CRIANÇA SEM AUTISMO-CRIANÇA COM AUTISMO: ACERCA DAS INTERAÇÕES DURANTE AS AULAS; 2) PRÁTICA DOCENTE: AS RELAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR – PESQUISADOR E SUA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA; 3) ESPAÇO E AMBIENTE: AS TROCAS DE EXPERIÊNCIA NOS AMBIENTES, REPRESENTANDO O CONTEXTO DA PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE NA INSTITUIÇÃO INVESTIGADA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 05: Educação Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO (TEA), INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA5_ID678_18062020192856.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "UBIRAJARA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAETANO" "autor_email" => "quest2742@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72491 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 122 "inscrito_id" => 678 "titulo" => "INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL" "resumo" => "A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS POSSIBILIDADES E AS DIFICULDADES DE INTERVENÇÕES LÚDICAS NA PRÉ-ESCOLA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA). A PRIMEIRA PARTE CONSISTIU EM LEVANTAMENTO EXPLORATÓRIO DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA PRÉ-ESCOLA, NUMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTOS/SP, ANÁLISE DE DOCUMENTOS E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE TEMAS CENTRAIS DA INVESTIGAÇÃO. A SEGUNDA PARTE TRATA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA COM AS CRIANÇAS, POR MEIO DE MEDIAÇÕES EM RODA DE CONVERSA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. O UNIVERSO DA PESQUISA COMPÕE-SE DE TRÊS TURMAS DE PRÉ-ESCOLA, COM CERCA DE 65 CRIANÇAS ENTRE CINCO E SEIS ANOS DE IDADE, EM CADA SALA COM PELO MENOS UM CASO DE CRIANÇA DIAGNOSTICADA COM TEA EM CADA SALA. OS INSTRUMENTOS DE PESQUISA UTILIZADOS FORAM ANÁLISE DOCUMENTAL E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE COM REGISTRO AUDIOVISUAL E EM DIÁRIO DE CAMPO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO INDICAM TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: 1) RELAÇÃO CRIANÇA- CRIANÇA E CRIANÇA SEM AUTISMO-CRIANÇA COM AUTISMO: ACERCA DAS INTERAÇÕES DURANTE AS AULAS; 2) PRÁTICA DOCENTE: AS RELAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR – PESQUISADOR E SUA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA; 3) ESPAÇO E AMBIENTE: AS TROCAS DE EXPERIÊNCIA NOS AMBIENTES, REPRESENTANDO O CONTEXTO DA PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE NA INSTITUIÇÃO INVESTIGADA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 05: Educação Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO (TEA), INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA5_ID678_18062020192856.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "UBIRAJARA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAETANO" "autor_email" => "quest2742@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }