A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS POSSIBILIDADES E AS DIFICULDADES DE INTERVENÇÕES LÚDICAS NA PRÉ-ESCOLA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA). A PRIMEIRA PARTE CONSISTIU EM LEVANTAMENTO EXPLORATÓRIO DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA PRÉ-ESCOLA, NUMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTOS/SP, ANÁLISE DE DOCUMENTOS E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE TEMAS CENTRAIS DA INVESTIGAÇÃO. A SEGUNDA PARTE TRATA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA COM AS CRIANÇAS, POR MEIO DE MEDIAÇÕES EM RODA DE CONVERSA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. O UNIVERSO DA PESQUISA COMPÕE-SE DE TRÊS TURMAS DE PRÉ-ESCOLA, COM CERCA DE 65 CRIANÇAS ENTRE CINCO E SEIS ANOS DE IDADE, EM CADA SALA COM PELO MENOS UM CASO DE CRIANÇA DIAGNOSTICADA COM TEA EM CADA SALA. OS INSTRUMENTOS DE PESQUISA UTILIZADOS FORAM ANÁLISE DOCUMENTAL E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE COM REGISTRO AUDIOVISUAL E EM DIÁRIO DE CAMPO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO INDICAM TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: 1) RELAÇÃO CRIANÇA- CRIANÇA E CRIANÇA SEM AUTISMO-CRIANÇA COM AUTISMO: ACERCA DAS INTERAÇÕES DURANTE AS AULAS; 2) PRÁTICA DOCENTE: AS RELAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR – PESQUISADOR E SUA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA; 3) ESPAÇO E AMBIENTE: AS TROCAS DE EXPERIÊNCIA NOS AMBIENTES, REPRESENTANDO O CONTEXTO DA PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE NA INSTITUIÇÃO INVESTIGADA.