ESTE ARTIGO SE ORIGINOU DE INQUIETAÇÕES CONCERNENTES A MEDIAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO ÂMBITO DA CLÍNICA NA DIMENSÃO DA INCLUSÃO . PARA AS NOSSAS ANÁLISES TRANSITAMOS NA RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA, ESTABELECENDO UM DIÁLOGO COM OS AUTORES COMO: PORTO (2005), BOSSA (2000), FERNANDÉZ (1990), FONSECA (1995), PIAGET (1983), ENTRE OUTROS AUTORES. A REFLEXÃO DA MEDIAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO IMPLICA FOCAR O TRABALHO, TENDO COMO CENTRO A IMPORTÂNCIA DAS SUAS METODOLOGIAS UTILIZADAS CORRETAMENTE. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DESENVOLVEMOS: ESTUDO BIBLIOGRÁFICOS CONCERNENTES A PARTIR DAS TEORIZAÇÕES ACERCA DO TEMA COM A FINALIDADE DE OBTER UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA, AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS. ASSIM, CONSIDERAMOS O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO COMO INSTRUMENTO PRIMORDIAL PARA A NOSSA FORMAÇÃO ENQUANTO FUTUROS PSICOPEDAGOGOS, JÁ QUE ESTE POR SUA VEZ NOS POSSIBILITOU UMA EXPERIÊNCIA PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, FAVORECENDO UM OLHAR CRITICO E REFLEXIVO SOBRE ESSA CONTRIBUIÇÃO, CONSIDERANDO QUE O CONTATO COM A REALIDADE DOS APRENDENTES, VIABILIZA AO FUTURO PSICOPEDAGOGO TORNÁ-LO UM PROFISSIONAL CONSCIENTE COMO MEDIADOR NESSE PROCESSO