RESUMO
O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO – AUTISMO, DO SEXO MASCULINO, COM 5 ANOS DE IDADE, FREQüENTANDO O 1ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS SEUS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO, ONDE APRESENTA UMA GRANDE DIFICULDADE EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DE SOCIALIZAÇÃO E DE ACEITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA, DEVIDO A FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE COMO TRABALHAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO COM CRIANÇAS COM TGD. OBJETIVO OBSERVAR AS DIFICULDADES DO ALUNO E ELABORAR UM PLANO DE AEE QUE ATENDA AS SUAS NECESSIDADES, DE MODO QUE A CRIANÇA CONSIGA SUPERAR AS BARREIRAS IMPOSTAS PELA ESCOLA COMUM DO ENSINO REGULAR. A METODOLOGIA UTILIZADA FORAM OBSERVAÇÕES EM UM PERÍODO DE UM MÊS,OCORRENDO QUATRO VEZES POR SEMANA, SENDO ALTERNADOS EM ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS NA FUNAD E EM GRUPO NA ESCOLA,SALA DE AULA E RECREAÇÃO. O PROBLEMA APRESENTADO FOI NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRACEMA SOARES, ONDE O ALUNO COM AUTISMO EM SEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLARIZAÇÃO NÃO CONSEGUIA INTERAGIR NA SALA DE AULA COM SEUS COLEGAS E PROFESSORES E A POSSÍVEL SOLUÇÃO SERIA UMA INTERVENÇÃO COM A CONSCIENTIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA E O ENCAMINHAMENTO DA CRIANÇA COM TGD AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, ONDE SERIA CONSTRUÍDO UM PLANO DE AEE QUE ATENDESSE SUA NECESSIDADES, COM ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS ONDE TRABALHAMOS AS COMPETÊNCIAS DA CRIANÇA COM RECURSOS PEDAGÓGICOS LÚDICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA APRENDIZAGEM.