A PRESENTE PESQUISA, A QUAL ENCONTRA-SE VINCULADA ? DISSERTA??O DE MESTRADO INTITULADA ?A INCLUS?O DA PESSOA CEGA EM CURSOS A DIST?NCIA, MEDIADA POR RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA PROPOSTA DE DESIGN INSTRUCIONAL?, APRESENTADA AO PPGIELT/UEG NO ANO DE 2019, TEM POR OBJETIVO ANALIZAR, POR MEIO DE CONSTRUTOS HIST?RICOS E POL?TICAS P?BLICAS INERENTES AO TEMA EM QUEST?O, A APLICA??O DA EDUCA??O ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCA??O INCLUSIVA. PARA TANTO, RECORREMOS A UMA PESQUISA DE CAR?TER BIBLIOGR?FICO E EXPLORAT?RIO. OS RESULTADOS APRESENTADOS A PARTIR DA PESQUISA, DEMONSTRAM QUE OS AVAN?OS RELATIVOS ? EDUCA??O ESPECIAL NO BRASIL S?O INEG?VEIS. POR?M, A APLICABILIDADE EFETIVA DA EDUCA??O ESPECIAL AINDA ESBARRA EM QUEST?ES PROBLEMATIZADORAS, DENTRE OUTRAS: A ESCASSEZ QUANTO ? OFERTA DE CURSOS DE FORMA??O CONTINUADA AOS PROFESSORES DA REDE REGULAR DE ENSINO PARA ATUA??O NA EDUCA??O ESPECIAL.