EQUOSERTÃO: VISLUMBRANDO POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS E EDUCATIVAS A PARTIR DA EQUOTERAPIA
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72452 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 107 "inscrito_id" => 680 "titulo" => "EQUOSERTÃO: VISLUMBRANDO POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS E EDUCATIVAS A PARTIR DA EQUOTERAPIA" "resumo" => "A EQUOTERAPIA ? UMA ESTRAT?GIA TERAP?UTICA E EDUCACIONAL QUE UTILIZA O CAVALO DENTRO DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, NAS ?REAS DE SA?DE, EDUCA??O E EQUITA??O (SILVA E AGUIAR, 2008). O PROJETO DE EQUOSERT?O, NASCEU DA INICIATIVA DE UMA DISCENTE DO CURSO DE AGROECOLOGIA, NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS ? CAMPUS PIRANHAS, UMA VEZ FOI OBSERVADO, QUE A REGI?O DO SERT?O ALAGOANO DISP?E DE RECURSOS TERAP?UTICOS LIMITADOS E, AO MESMO TEMPO, NECESSITA DE MUDAN?AS SIGNIFICATIVAS NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL (MANTOAN, 2006) CONCERNENTE AO ATENDIMENTO ESCOLAR A PESSOAS COM DEFICI?NCIA. PARA TANTO, A DISCENTE PROCUROU O APOIO DO N?CLEO DE ATENDIMENTO ?S PESSOAS COM NECESSIDADES ESPEC?FICAS (NAPNE) DA PR?PRIA INSTITUI??O A FIM DE FORTALECER E POSSIBILITAR A CRIA??O DE PARCERIAS COM PROFISSIONAIS DE OUTROS ?RG?OS, COMO: MUNIC?PIO, ESTADO E A ASSOCIA??O LOCAL. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE PROJETO, BUSCA-SE FORMAR UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, COM O APOIO DE PROFISSIONAIS DAS ?REAS DE SA?DE E EDUCA??O, AL?M DE DISCENTES DO CURSO DE AGROECOLOGIA E AGROPECU?RIA. TEM-SE OBSERVADO QUE A EQUOTERAPIA PODE PROMOVER BENEF?CIOS REFERENTES A V?RIOS ASPECTOS: F?SICOS, PSICOL?GICOS, EDUCATIVOS E SOCIAIS (MARTIGNAGO ET AL 2015). ESTE PROJETO TEM POR OBJETIVOS: EXPLANAR SOBRE A IMPORT?NCIA DA EQUOTERAPIA; SENSIBILIZAR A COMUNIDADE LOCAL SOBRE O TRATAMENTO DADO ?S PESSOAS COM DEFICI?NCIA; E PROPOR UMA OP??O DE TERAPIA PARA AS PESSOAS COM DEFICI?NCIA. COM RESULTADOS ESPERADOS, BUSCA-SE MAIOR ESCLARECIMENTO SOBRE O USO DA EQUOTERAPIA; ABRIR POSSIBILIDADES DE INCLUS?O DE PESSOAS COM DEFICI?NCIA NA COMUNIDADE LOCAL, A FIM DE QUE POSSAM VIVENCIAR PLENAMENTE SUA CIDADANIA; E PROPORCIONAR OUTRA OP??O DE TERAPIA NA LOCALIDADE." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "PROJETO,, EQUOTERAPIA, NAPNE, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA6_ID680_05062020142213.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VIVIANE NOBRE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "VIVIANE NOBRE" "autor_email" => "vivianenobre73@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72452 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 107 "inscrito_id" => 680 "titulo" => "EQUOSERTÃO: VISLUMBRANDO POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS E EDUCATIVAS A PARTIR DA EQUOTERAPIA" "resumo" => "A EQUOTERAPIA ? UMA ESTRAT?GIA TERAP?UTICA E EDUCACIONAL QUE UTILIZA O CAVALO DENTRO DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, NAS ?REAS DE SA?DE, EDUCA??O E EQUITA??O (SILVA E AGUIAR, 2008). O PROJETO DE EQUOSERT?O, NASCEU DA INICIATIVA DE UMA DISCENTE DO CURSO DE AGROECOLOGIA, NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS ? CAMPUS PIRANHAS, UMA VEZ FOI OBSERVADO, QUE A REGI?O DO SERT?O ALAGOANO DISP?E DE RECURSOS TERAP?UTICOS LIMITADOS E, AO MESMO TEMPO, NECESSITA DE MUDAN?AS SIGNIFICATIVAS NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL (MANTOAN, 2006) CONCERNENTE AO ATENDIMENTO ESCOLAR A PESSOAS COM DEFICI?NCIA. PARA TANTO, A DISCENTE PROCUROU O APOIO DO N?CLEO DE ATENDIMENTO ?S PESSOAS COM NECESSIDADES ESPEC?FICAS (NAPNE) DA PR?PRIA INSTITUI??O A FIM DE FORTALECER E POSSIBILITAR A CRIA??O DE PARCERIAS COM PROFISSIONAIS DE OUTROS ?RG?OS, COMO: MUNIC?PIO, ESTADO E A ASSOCIA??O LOCAL. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE PROJETO, BUSCA-SE FORMAR UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, COM O APOIO DE PROFISSIONAIS DAS ?REAS DE SA?DE E EDUCA??O, AL?M DE DISCENTES DO CURSO DE AGROECOLOGIA E AGROPECU?RIA. TEM-SE OBSERVADO QUE A EQUOTERAPIA PODE PROMOVER BENEF?CIOS REFERENTES A V?RIOS ASPECTOS: F?SICOS, PSICOL?GICOS, EDUCATIVOS E SOCIAIS (MARTIGNAGO ET AL 2015). ESTE PROJETO TEM POR OBJETIVOS: EXPLANAR SOBRE A IMPORT?NCIA DA EQUOTERAPIA; SENSIBILIZAR A COMUNIDADE LOCAL SOBRE O TRATAMENTO DADO ?S PESSOAS COM DEFICI?NCIA; E PROPOR UMA OP??O DE TERAPIA PARA AS PESSOAS COM DEFICI?NCIA. COM RESULTADOS ESPERADOS, BUSCA-SE MAIOR ESCLARECIMENTO SOBRE O USO DA EQUOTERAPIA; ABRIR POSSIBILIDADES DE INCLUS?O DE PESSOAS COM DEFICI?NCIA NA COMUNIDADE LOCAL, A FIM DE QUE POSSAM VIVENCIAR PLENAMENTE SUA CIDADANIA; E PROPORCIONAR OUTRA OP??O DE TERAPIA NA LOCALIDADE." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "PROJETO,, EQUOTERAPIA, NAPNE, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA6_ID680_05062020142213.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VIVIANE NOBRE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "VIVIANE NOBRE" "autor_email" => "vivianenobre73@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }