HÁ INÚMERAS CRÍTICAS COM RELAÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) E À METODOLOGIA UTILIZADA POR ALGUNS PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO TAL PROBLEMÁTICA, OS RECURSOS TECNOLÓGICOS SURGEM COMO FERRAMENTAS PARA QUE ESTA IMAGEM SEJA RECONSTRUÍDA E AS LACUNAS EXISTENCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DIMINUAM. COM BASE NISTO, A PRESENTE PESQUISA DE CAMPO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A POSTURA DOS PROFESSORES DE LP DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA PARAÍBA DIANTE DO CIBERESPAÇO E DAS NOVAS FERRAMENTAS MIDÁTICAS E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DA LÍNGUA. PARA TAL, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS NA PESQUISA FORAM: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AOS PROFESSORES DE LP E ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS. A PESQUISA ESTÁ FUNDAMENTADA NAS CONSIDERAÇÕES DE BELLONI (2005), LÉVY (1999), GABRIEL (2013), DENTRE OUTROS. A PARTIR DESTA PESQUISA PERCEBEU-SE QUE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE LP AINDA ESTÃO DISTANTES DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS VIGENTES, COMO SE FOSSE POSSÍVEL DISSOCIAR A ESCOLA DA PAIDEIA DIGITAL QUE A CERCA.