ESTE ARTIGO ABORDOU AS IMPLICAÇÕES DOS ESTÍMULOS DOS SENTIDOS REMANESCENTES PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO CEGO, NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA EM DEFICIÊNCIA VISUAL DE SC. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS IMPLICAÇÕES QUE OS ESTÍMULOS DOS SENTIDOS REMANESCENTES TRAZEM PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO CEGO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES. A PESQUISA É QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA, QUANTO AOS FINS É DESCRITIVA, QUANTO AOS MEIOS CARACTERIZOU-SE COMO PESQUISA DE CAMPO. O INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO. DEPOIS DA PESQUISA FOI POSSÍVEL REAFIRMAR QUE É ESSENCIAL ESTE ESTÍMULO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DESTAS CRIANÇAS, ASSIM É IMPRESCINDÍVEL QUE OS PROFESSORES RESPONSÁVEIS POR ESTE PROCESSO DOMINEM AS TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS RELACIONADAS AOS ESTÍMULOS. PORÉM, ENTRE OS 9 PROFESSORES PARTICIPANTES DA PESQUISA NÃO FICOU EVIDENTE ESTA CLAREZA E CONHECIMENTO.