AS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM O ESPECTRO AUTISTA
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72388 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 877 "titulo" => "AS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM O ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => """ RESUMO \r\n O TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA) ? UMA CONDI??O GERAL PARA DESORDENS DO DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E, PODE ACONTECER ANTES, DURANTE OU AP?S O NASCIMENTO, POR CONSEQU?NCIA, O SUJEITO APRESENTA, PRINCIPALMENTE, DIFICULDADES RELACIONADAS ? INTERA??O COM OUTRAS PESSOAS E, MANIFESTA COMPORTAMENTOS REPETITIVOS COMO SACUDIR FREQUENTEMENTE AS M?OS. OBJETIVO: ESTE ESTUDO VISA CARACTERIZAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR CRIAN?AS, PAIS, PROFESSORES E ESCOLA NO ATENDIMENTO JUNTO AOS ALUNOS QUE APRESENTAM AUTISMO, NA PERSPECTIVA DO PROCESSO DE INCLUS?O, DE FORMA A EVIDENCIAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E REFLETIR SOBRE O PAPEL E DESEMPENHO DO PROFESSOR NA VIDA ESCOLAR DESSES DISCENTES. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DOCUMENTAL, DE REVIS?O BIBLIOGR?FICA DA LITERATURA, E POR MEIO DE OBSERVA??O E ENTREVISTA COM PROFESSORES DE ALUNOS COM ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM TEA. REFERENCIAL TE?RICO: O ESPECTRO AUTISTA ? COMBINADO POR UMA DIVERSIDADE DE S?NDROMES QUE T?M DUAS PARTICULARIDADES EM COMUM: A PROBLEM?TICA NA INTERA??O SOCIAL E MOVIMENTOS REPETITIVOS. DIVERSOS ESTUDOS, COLOCAM A DIFICULDADE NA COMUNICA??O DO AUTISTA COMO UMA DAS GRANDES CAUSAS DO ISOLAMENTO SOCIAL DA CRIAN?A, COMO SE ELA VIVESSE EM UM MUNDO ? PARTE. NAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCA??O B?SICA DETERMINA-SE QUE OS SISTEMAS DE ENSINO DEVEM MATRICULAR TODOS OS ALUNOS, CABENDO ?S ESCOLAS A ORGANIZA??O PARA O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, ASSEGURANDO AS CONDI??ES PARA UMA EDUCA??O DE QUALIDADE PARA TODOS. \r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: ESPECTRO, AUTISTA, INCLUS?O, ESCOLAR, DIFICULDADES, ENSINO, ESPECIAL. """ "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO ESPECIAL, ESPECTRO AUTISTA,, INCLUSÃO, ESCOLAR, DIFICULDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA4_ID877_29092020152517.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA PEREIRA ROCHA DOS SANTOD" "autor_nome_curto" => "SILVANA" "autor_email" => "profsantossilvana@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SAINT ALCUIN OF YORK ANGLICAN COLLEGE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72388 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 877 "titulo" => "AS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM O ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => """ RESUMO \r\n O TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA) ? UMA CONDI??O GERAL PARA DESORDENS DO DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E, PODE ACONTECER ANTES, DURANTE OU AP?S O NASCIMENTO, POR CONSEQU?NCIA, O SUJEITO APRESENTA, PRINCIPALMENTE, DIFICULDADES RELACIONADAS ? INTERA??O COM OUTRAS PESSOAS E, MANIFESTA COMPORTAMENTOS REPETITIVOS COMO SACUDIR FREQUENTEMENTE AS M?OS. OBJETIVO: ESTE ESTUDO VISA CARACTERIZAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR CRIAN?AS, PAIS, PROFESSORES E ESCOLA NO ATENDIMENTO JUNTO AOS ALUNOS QUE APRESENTAM AUTISMO, NA PERSPECTIVA DO PROCESSO DE INCLUS?O, DE FORMA A EVIDENCIAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E REFLETIR SOBRE O PAPEL E DESEMPENHO DO PROFESSOR NA VIDA ESCOLAR DESSES DISCENTES. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DOCUMENTAL, DE REVIS?O BIBLIOGR?FICA DA LITERATURA, E POR MEIO DE OBSERVA??O E ENTREVISTA COM PROFESSORES DE ALUNOS COM ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM TEA. REFERENCIAL TE?RICO: O ESPECTRO AUTISTA ? COMBINADO POR UMA DIVERSIDADE DE S?NDROMES QUE T?M DUAS PARTICULARIDADES EM COMUM: A PROBLEM?TICA NA INTERA??O SOCIAL E MOVIMENTOS REPETITIVOS. DIVERSOS ESTUDOS, COLOCAM A DIFICULDADE NA COMUNICA??O DO AUTISTA COMO UMA DAS GRANDES CAUSAS DO ISOLAMENTO SOCIAL DA CRIAN?A, COMO SE ELA VIVESSE EM UM MUNDO ? PARTE. NAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCA??O B?SICA DETERMINA-SE QUE OS SISTEMAS DE ENSINO DEVEM MATRICULAR TODOS OS ALUNOS, CABENDO ?S ESCOLAS A ORGANIZA??O PARA O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, ASSEGURANDO AS CONDI??ES PARA UMA EDUCA??O DE QUALIDADE PARA TODOS. \r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: ESPECTRO, AUTISTA, INCLUS?O, ESCOLAR, DIFICULDADES, ENSINO, ESPECIAL. """ "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO ESPECIAL, ESPECTRO AUTISTA,, INCLUSÃO, ESCOLAR, DIFICULDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA4_ID877_29092020152517.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA PEREIRA ROCHA DOS SANTOD" "autor_nome_curto" => "SILVANA" "autor_email" => "profsantossilvana@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SAINT ALCUIN OF YORK ANGLICAN COLLEGE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }