A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O AEE EM CAMPINA GRANDE/PARAÍBA: RESULTADOS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72332 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 470 "inscrito_id" => 1175 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O AEE EM CAMPINA GRANDE/PARAÍBA: RESULTADOS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "O TRABALHO EVIDÊNCIA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA, APRESENTADA AO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, EM PARCERIA COM O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE, CUJO OBJETIVO FOI ANALISAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS) PARA A DOCÊNCIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PARAÍBA, EM QUE SE DESENVOLVEU UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. O AEE É O ATENDIMENTO PRIORITÁRIO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA (SUJEITOS QUE TÊM IMPEDIMENTOS DE NATUREZA FÍSICA, INTELECTUAL OU SENSORIAL DE LONGO PRAZO) E QUE ESTÃO INSERIDOS NO ENSINO REGULAR. NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS, A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES (AS) É PARTE DO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E REQUISITO INDISPENSÁVEL À GARANTIA DO DIREITO PELOS SUJEITOS. A PESQUISA TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, EM QUE SE TRABALHOU COM UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, MOTIVOS, ASPIRAÇÕES, CRENÇAS, VALORES E ATITUDES, QUE CORRESPONDERAM A UM ESPAÇO MAIS PROFUNDO DAS RELAÇÕES, DOS PROCESSOS E DOS FENÔMENOS QUE NÃO PODIAM SER REDUZIDOS À OPERACIONALIZAÇÃO DE VARIÁVEIS (MINAYO, 1998). COMO METODOLOGIA FORMATIVA, UTILIZOU-SE DA PESQUISA-AÇÃO E DA INTERVENÇÃO-PEDAGÓGICA. PARTIMOS DA IDEIA DE FORMAÇÃO ENQUANTO PROCESSOS PERMANENTES QUE SE CONSTITUEM NA REFLEXÃO CRÍTICA DA PRÁTICA E SE FUNDE NA INCONCLUSÃO E NO INACABAMENTO DO SER HUMANO, NA BUSCA DO SER MAIS (FREIRE, 1991). COMO RESULTADOS, RESSALTAMOS A REFLEXÃO CRÍTICA DA PRÁTICA, O PROTAGONISMO DOS PROFESSORES (AS) E O REPENSAR AS PRÁTICAS FORMATIVAS NOS SISTEMAS DE ENSINO COMO BASE PARA A QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL,, AEE, FORMAÇÃO PERMANENTE, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA9_ID1175_13112020214635.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA MARIA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA LIMA" "autor_email" => "claudia.lima08@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72332 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 470 "inscrito_id" => 1175 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O AEE EM CAMPINA GRANDE/PARAÍBA: RESULTADOS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "O TRABALHO EVIDÊNCIA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA, APRESENTADA AO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, EM PARCERIA COM O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE, CUJO OBJETIVO FOI ANALISAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS) PARA A DOCÊNCIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PARAÍBA, EM QUE SE DESENVOLVEU UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. O AEE É O ATENDIMENTO PRIORITÁRIO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA (SUJEITOS QUE TÊM IMPEDIMENTOS DE NATUREZA FÍSICA, INTELECTUAL OU SENSORIAL DE LONGO PRAZO) E QUE ESTÃO INSERIDOS NO ENSINO REGULAR. NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS, A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES (AS) É PARTE DO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E REQUISITO INDISPENSÁVEL À GARANTIA DO DIREITO PELOS SUJEITOS. A PESQUISA TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, EM QUE SE TRABALHOU COM UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, MOTIVOS, ASPIRAÇÕES, CRENÇAS, VALORES E ATITUDES, QUE CORRESPONDERAM A UM ESPAÇO MAIS PROFUNDO DAS RELAÇÕES, DOS PROCESSOS E DOS FENÔMENOS QUE NÃO PODIAM SER REDUZIDOS À OPERACIONALIZAÇÃO DE VARIÁVEIS (MINAYO, 1998). COMO METODOLOGIA FORMATIVA, UTILIZOU-SE DA PESQUISA-AÇÃO E DA INTERVENÇÃO-PEDAGÓGICA. PARTIMOS DA IDEIA DE FORMAÇÃO ENQUANTO PROCESSOS PERMANENTES QUE SE CONSTITUEM NA REFLEXÃO CRÍTICA DA PRÁTICA E SE FUNDE NA INCONCLUSÃO E NO INACABAMENTO DO SER HUMANO, NA BUSCA DO SER MAIS (FREIRE, 1991). COMO RESULTADOS, RESSALTAMOS A REFLEXÃO CRÍTICA DA PRÁTICA, O PROTAGONISMO DOS PROFESSORES (AS) E O REPENSAR AS PRÁTICAS FORMATIVAS NOS SISTEMAS DE ENSINO COMO BASE PARA A QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL,, AEE, FORMAÇÃO PERMANENTE, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA9_ID1175_13112020214635.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA MARIA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA LIMA" "autor_email" => "claudia.lima08@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }