O TRABALHO EVIDÊNCIA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA, APRESENTADA AO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, EM PARCERIA COM O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE, CUJO OBJETIVO FOI ANALISAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS) PARA A DOCÊNCIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PARAÍBA, EM QUE SE DESENVOLVEU UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. O AEE É O ATENDIMENTO PRIORITÁRIO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA (SUJEITOS QUE TÊM IMPEDIMENTOS DE NATUREZA FÍSICA, INTELECTUAL OU SENSORIAL DE LONGO PRAZO) E QUE ESTÃO INSERIDOS NO ENSINO REGULAR. NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS, A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES (AS) É PARTE DO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E REQUISITO INDISPENSÁVEL À GARANTIA DO DIREITO PELOS SUJEITOS. A PESQUISA TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, EM QUE SE TRABALHOU COM UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, MOTIVOS, ASPIRAÇÕES, CRENÇAS, VALORES E ATITUDES, QUE CORRESPONDERAM A UM ESPAÇO MAIS PROFUNDO DAS RELAÇÕES, DOS PROCESSOS E DOS FENÔMENOS QUE NÃO PODIAM SER REDUZIDOS À OPERACIONALIZAÇÃO DE VARIÁVEIS (MINAYO, 1998). COMO METODOLOGIA FORMATIVA, UTILIZOU-SE DA PESQUISA-AÇÃO E DA INTERVENÇÃO-PEDAGÓGICA. PARTIMOS DA IDEIA DE FORMAÇÃO ENQUANTO PROCESSOS PERMANENTES QUE SE CONSTITUEM NA REFLEXÃO CRÍTICA DA PRÁTICA E SE FUNDE NA INCONCLUSÃO E NO INACABAMENTO DO SER HUMANO, NA BUSCA DO SER MAIS (FREIRE, 1991). COMO RESULTADOS, RESSALTAMOS A REFLEXÃO CRÍTICA DA PRÁTICA, O PROTAGONISMO DOS PROFESSORES (AS) E O REPENSAR AS PRÁTICAS FORMATIVAS NOS SISTEMAS DE ENSINO COMO BASE PARA A QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.