ESTE ARTIGO É UM RECORTE DE UM TCC DO CUSO DE CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS-UFPB (2018), O MEMO ABORDA AS QUESTÕES DOS DISCURSOS QUE SE TÊM FEITO PRESENTES ACERCA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO ANUNCIAM A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS COMO ATO INCLUSIVO NUM SISTEMA QUE TEM A FINALIDADE OFICIAL DE AMENIZAR AS CONSEQUÊNCIAS MARCADAS NAS CAUSAS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO LINGUÍSTICA, COGNITIVA E CULTURAL QUE VIVEM OS SURDOS. ASSIM, É ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA QUE O SUJEITO SURDO TEM OBTIDO SUCESSO NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS, POIS ESTA AMPLIA A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ESTUDANTES NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO REGULAR, VISTA QUE, SURGIU COMO FORMA DE GARANTIR A PERMANÊNCIA DOS EDUCANDOS COM ALGUMA ESPECIFICIDADE NO SISTEMA EDUCACIONAL. POIS SABEMOS QUE O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO, ESSA SITUAÇÃO ACONTECE DEVIDO A DEMANDA DAS ÁREAS QUE REALIZA O ATENDIMENTO COM ESSES ALUNOS, POIS EM MUITOS CASOS AS PENDEÊNCIAS AGUARDAM RESPOSTAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. NESTE TRABALHO ABORDAREMOS AS QUESTÕES ENVOLVENDO O AMBIENTE ESCOLAR, COMO: ALUNOS, PROFESSORES, EQUIPE PEDAGÓGICA E DEMAIS FUNCIONÁRIOS, NO CONTEXTO EM QUE OS ALUNOS SURDOS SE ENCONTRAM E QUE EM MUITOS MOMENTOS OS SURDOS SE ENCONTRAM ISOLADOS DEVIDO AS BARREIRAS LINGUÍSTICAS.