RESUMO
O TDAH ? UMA CONDI??O RELACIONADA AO DESENVOLVIMENTO, QUE ENVOLVE UM CONJUNTO DE ALTERA??ES COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS, QUE COMPROMETEM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIAN?AS, ADOLESCENTES E ADULTOS (MACEDO E BOGGIO, 2016). A PESQUISA REALIZADA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA CUJO INSTRUMENTO PARA PRODU??O DOS DADOS FOI ENTREVISTA, NA AN?LISE DOS DADOS FOI UTILIZADA A T?CNICA DA AN?LISE DE CONTE?DO DE BARDIN (2011). PARTICIPARAM DA PESQUISA DUAS PROFESSORAS, SENDO UMA PROFESSORA DA EDUCA??O INFANTIL ? CRECHE E A OUTRA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, AMBAS EM EXERC?CIO DA PROFISS?O NA REDE MUNICIPAL DE FLORIANO-PI. FORAM SUPORTE TE?RICO NESTA PESQUISA, OS ESTUDOS EMPREENDIDOS POR MACEDO E BOGGIO (2016), MACHADO E CESAR (2007), REIF (1993) SOBRE TDAH E PR?TICAS EDUCATIVAS RELACIONADAS A ESSE P?BLICO. DENTRE OS RESULTADOS DA PESQUISA SE VERIFICOU QUE AS PROFESSORAS PESQUISADAS DESTACARAM A NECESSIDADE DE APOIO FAMILIAR E DA INSTITUI??O ESCOLAR, SUGERINDO A??O CONJUNTA DE TODOS OS ENVOLVIDOS, VISTO QUE OS ALUNOS COM TDAH NECESSITAM DE UM ENSINO DIFERENCIADO, QUE ENVOLVA DESDE UMA BOA PREPARA??O DOCENTE, PR?TICAS PEDAG?GICAS ESPEC?FICAS E CURR?CULOS DIFERENCIADOS, QUE EFETIVAMENTE CONTRIBUAM COM O DESENVOLVIMENTO DESSES ALUNOS.