ESTE ARTIGO APRESENTA UM RELATO REFLEXIVO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (RPEF) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIFESP, NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DESTACANDO A QUESTÃO DA ELABORAÇÃO CONCEITUAL. ABORDA O TEMA DISCORRENDO SOBRE COMO A QUESTÃO FOI TRABALHADA, APONTANDO LIMITES E ALCANCES DO PLANEJADO NA MEDIAÇÃO DE UM CONCEITO, E EM INTERAÇÃO COM O PROJETO DA ESCOLA, O PLANEJADO PELA PROFESSORA E OS SABERES DAS CRIANÇAS DO GRUPO. A METODOLOGIA CONSIDERA A ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA INSTITUIÇÃO E DOS DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS PRODUZIDOS NO DECORRER DA RP E REGISTRADOS EM CADERNO DE CAMPO; O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO SE FUNDAMENTA NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE LEV S. VYGOTSKY. OS RESULTADOS ATESTARAM O CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS PROPOSTOS NO PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA COM RELAÇÃO À ELABORAÇÃO CONCEITUAL, MAS ACIMA DE TUDO DA IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE DE QUALIDADE, COMPROMETIDA COM A COMUNIDADE ONDE ESTÁ INSERIDA E ATUALIZADA COM UM MUNDO EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO. UMA BUSCA CONSTANTE PELA INCLUSÃO SOCIAL E PROMOÇÃO DE AMBIENTES DE ENSINO PREOCUPADOS COM A FORMAÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS.