Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM ELABORAÇÃO CONCEITUAL

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO FUNDAMENTAL, ELABORAÇÃO CONCEITUAL, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, Artigo Completo AT 05: Educação Infantil e Inclusão
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72582
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 383
    "inscrito_id" => 1105
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM ELABORAÇÃO CONCEITUAL"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UM RELATO REFLEXIVO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (RPEF) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIFESP, NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DESTACANDO A QUESTÃO DA ELABORAÇÃO CONCEITUAL.  ABORDA O TEMA DISCORRENDO SOBRE COMO A QUESTÃO FOI TRABALHADA, APONTANDO LIMITES E ALCANCES DO PLANEJADO NA MEDIAÇÃO DE UM CONCEITO, E EM INTERAÇÃO COM O PROJETO DA ESCOLA, O PLANEJADO PELA PROFESSORA E OS SABERES DAS CRIANÇAS DO GRUPO. A METODOLOGIA CONSIDERA A ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA INSTITUIÇÃO E DOS DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS PRODUZIDOS NO DECORRER DA RP E REGISTRADOS EM CADERNO DE CAMPO; O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO SE FUNDAMENTA NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE LEV S. VYGOTSKY. OS RESULTADOS ATESTARAM O CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS PROPOSTOS NO PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA COM RELAÇÃO À ELABORAÇÃO CONCEITUAL, MAS ACIMA DE TUDO DA IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE DE QUALIDADE, COMPROMETIDA COM A COMUNIDADE ONDE ESTÁ INSERIDA E ATUALIZADA COM UM MUNDO EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO. UMA BUSCA CONSTANTE PELA INCLUSÃO SOCIAL E PROMOÇÃO DE AMBIENTES DE ENSINO PREOCUPADOS COM A FORMAÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação Infantil e Inclusão"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO FUNDAMENTAL, ELABORAÇÃO CONCEITUAL, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID1105_13112020100953.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILSON WALNEY MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "EDILSON WALNEY"
    "autor_email" => "edilsonwalney@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC (SENACSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72582
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 383
    "inscrito_id" => 1105
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM ELABORAÇÃO CONCEITUAL"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UM RELATO REFLEXIVO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (RPEF) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIFESP, NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DESTACANDO A QUESTÃO DA ELABORAÇÃO CONCEITUAL.  ABORDA O TEMA DISCORRENDO SOBRE COMO A QUESTÃO FOI TRABALHADA, APONTANDO LIMITES E ALCANCES DO PLANEJADO NA MEDIAÇÃO DE UM CONCEITO, E EM INTERAÇÃO COM O PROJETO DA ESCOLA, O PLANEJADO PELA PROFESSORA E OS SABERES DAS CRIANÇAS DO GRUPO. A METODOLOGIA CONSIDERA A ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA INSTITUIÇÃO E DOS DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS PRODUZIDOS NO DECORRER DA RP E REGISTRADOS EM CADERNO DE CAMPO; O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO SE FUNDAMENTA NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE LEV S. VYGOTSKY. OS RESULTADOS ATESTARAM O CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS PROPOSTOS NO PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA COM RELAÇÃO À ELABORAÇÃO CONCEITUAL, MAS ACIMA DE TUDO DA IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE DE QUALIDADE, COMPROMETIDA COM A COMUNIDADE ONDE ESTÁ INSERIDA E ATUALIZADA COM UM MUNDO EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO. UMA BUSCA CONSTANTE PELA INCLUSÃO SOCIAL E PROMOÇÃO DE AMBIENTES DE ENSINO PREOCUPADOS COM A FORMAÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação Infantil e Inclusão"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO FUNDAMENTAL, ELABORAÇÃO CONCEITUAL, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID1105_13112020100953.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILSON WALNEY MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "EDILSON WALNEY"
    "autor_email" => "edilsonwalney@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC (SENACSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA UM RELATO REFLEXIVO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (RPEF) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIFESP, NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DESTACANDO A QUESTÃO DA ELABORAÇÃO CONCEITUAL. ABORDA O TEMA DISCORRENDO SOBRE COMO A QUESTÃO FOI TRABALHADA, APONTANDO LIMITES E ALCANCES DO PLANEJADO NA MEDIAÇÃO DE UM CONCEITO, E EM INTERAÇÃO COM O PROJETO DA ESCOLA, O PLANEJADO PELA PROFESSORA E OS SABERES DAS CRIANÇAS DO GRUPO. A METODOLOGIA CONSIDERA A ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA INSTITUIÇÃO E DOS DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS PRODUZIDOS NO DECORRER DA RP E REGISTRADOS EM CADERNO DE CAMPO; O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO SE FUNDAMENTA NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE LEV S. VYGOTSKY. OS RESULTADOS ATESTARAM O CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS PROPOSTOS NO PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA COM RELAÇÃO À ELABORAÇÃO CONCEITUAL, MAS ACIMA DE TUDO DA IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE DE QUALIDADE, COMPROMETIDA COM A COMUNIDADE ONDE ESTÁ INSERIDA E ATUALIZADA COM UM MUNDO EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO. UMA BUSCA CONSTANTE PELA INCLUSÃO SOCIAL E PROMOÇÃO DE AMBIENTES DE ENSINO PREOCUPADOS COM A FORMAÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.