Artigo E-book I CONEIL - Vol 02

E-books

ISBN: 978-65-86901-14-6

A MULHER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: ANÁLISE DA PERSONAGEM MULHER-ELÁSTICA, DA ANIMAÇÃO OS INCRÍVEIS 2

Palavra-chaves: FEMININO, CINEMA, PERSONAGEM E-book AT 08: O lugar da mulher na Academia - construção e desconstrução de identidades
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COMO TAMBÉM FICA EXPLÍCITO A DIFICULDADE DE ACEITAÇÃO DESTE NOVO ESPAÇO FEMININO POR PARTE DA FIGURA MASCULINA. EM RAZÃO DISSO, TRAZEMOS COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS A OBSERVAÇÃO DE QUE O FILME OS INCRÍVEIS 2, CONTINUAÇÃO DO PRIMEIRO FILME DA FRANQUIA, TROUXE DESTA VEZ A REPRESENTAÇÃO DE MULHER ATIVA EM UM PAPEL QUE ANTERIORMENTE ERA DEDICADO À FIGURA MASCULINA. DESSE MODO, A MULHER QUE AGORA TORNOU-SE PROTAGONISTA DA ANIMAÇÃO, PASSOU A EXPRIMIR AÇÃO, VOZ E RESPONSABILIDADES QUE, DE ACORDO COM A CONSTRUÇÃO PATRIARCAL PRESENTE NA SOCIEDADE, SEMPRE FORAM DEVERES DIRECIONADOS AOS HOMENS. POR CONSEGUINTE, OS AFAZERES DOMÉSTICOS AGORA SÃO COLOCADOS SOB RESPONSABILIDADE DE BETO, MARIDO DA MULHER-ELÁSTICA, DEMONSTRANDO ASSIM A INDIGNAÇÃO DO HOMEM PERANTE OS SEUS NOVOS COMPROMISSOS E INCONFORMIDADE DO MESMO PERANTE O NOVO OFÍCIO DE SUA ESPOSA, O QUE, CONSEQUENTEMENTE, ACARRETA NA INSATISFAÇÃO DIANTE DO SUCESSO PROFISSIONAL DA FIGURA FEMININA. 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                  <strong>Caminhos da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o: a Lingu&iacute;stica e a Literatura no cen&aacute;rio brasileiro</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Os estudos da linguagem v&ecirc;m ganhando, cada vez mais, perspectivas que extrapolam a tradicional disciplinaridade acad&ecirc;mica. Isso se deve, em parte, a investiga&ccedil;&otilde;es acerca de fen&ocirc;menos que exigem a mobiliza&ccedil;&atilde;o de saberes de diferentes &aacute;reas e, tamb&eacute;m, pelo gradativo crescimento de abordagens que, pleiteando uma compreens&atilde;o mais ampla da linguagem, preferem abrir m&atilde;o de princ&iacute;pios atom&iacute;sticos ou isolacionistas a perder de vista aspectos complexos implicados no objeto linguagem. Nesse sentido, pensar uma abordagem interdisciplinar, voltada para os estudos da linguagem, decorre da concep&ccedil;&atilde;o de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira ativa e integra conhecimentos e saberes contextualmente situados na &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura. Assim, o Volume 2 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem traz discuss&otilde;es que buscam romper com determinados paradigmas do processo de ensino e aprendizagem e proporcionam uma leitura plural de pesquisas que v&ecirc;m sendo desenvolvidas no cen&aacute;rio brasileiro, no escopo das humanidades, no &acirc;mbito da Lingu&iacute;stica e da Literatura, sem perder de vista as possibilidades de di&aacute;logos entre &aacute;reas afins do conhecimento, tendo como finalidade ampliar o espa&ccedil;o de reflex&atilde;o e suas repercuss&otilde;es como parte da socializa&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas inovadoras de forma&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Desse modo, apresentamos, nesse volume, pesquisas desenvolvidas no &acirc;mbito da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, divididas em dois grandes campos do conhecimento: Lingu&iacute;stica e Literatura. Chamamos a aten&ccedil;&atilde;o para diversidade tem&aacute;tica e geogr&aacute;fica das pesquisas aqui publicadas por discentes de mestrado ou doutorado de diversos Programas de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o de Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior brasileiras, uma vez que temos representantes das cinco regi&otilde;es do Brasil que compartilham conhecimentos e demonstram o potencial da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o brasileira no que diz respeito aos estudos da linguagem. Um dos principais intuitos dessa colet&acirc;nea &eacute; apresentar esse cen&aacute;rio multifacetado das pesquisas no Brasil. Dessa forma, al&eacute;m dos instigantes debates promovidos pelos/as autores/as aqui presentes, temos como vislumbrar o panorama heter&oacute;clito de disserta&ccedil;&otilde;es e teses que est&atilde;o prestes a serem defendidas por esses/as jovens pesquisadores/as.<br />\r\n
                  Socializar esses debates sobre pautas relacionadas &agrave; interdisciplinaridade nos estudos da linguagem proporciona interc&acirc;mbios e di&aacute;logos de v&aacute;rias ordens que podem enriquecer o desenvolvimento cient&iacute;fico da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais debates trazem contribui&ccedil;&otilde;es para o campo te&oacute;rico e aplicado dos estudos da linguagem que se coaduna com o cen&aacute;rio da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica brasileira e a incid&ecirc;ncia nos processos formativos de seus sujeitos &ndash; professores e alunos &ndash; das universidades e escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no &acirc;mbito das discuss&otilde;es profissionais e/ou acad&ecirc;micas.<br />\r\n
                  Aqui a comunidade leitora encontrar&aacute; pesquisas com objetivos muito bem delineados para proposi&ccedil;&atilde;o de leitura(s) e metodologia(s) que tomam os estudos da linguagem como fonte e objeto de investiga&ccedil;&atilde;o e tamb&eacute;m de pr&aacute;xis na sala de aula. Assim, convidamos a uma leitura que, dentre todas as vozes que se fazem presentes nesse coro te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, auxilie na capacidade de perceber nos discursos, que partem de outros j&aacute; ditos, o desejo pela diversidade te&oacute;rica e pela pr&aacute;tica de ensino e aprendizagem que se efetive no fazer docente.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)</em>
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                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n
                  Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n
                  Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n
                  Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n
                  Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n
                  Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n
                  Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n
                  Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n
                  Germana Maria Ara&uacute;jo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n
                  Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n
                  Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n
                  I&ecirc;do de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n
                  Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n
                  Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n
                  Jo A-mi (UNILAB)&nbsp;<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n
                  M&aacute;rcio Martins Leit&atilde;o (UFPB)<br />\r\n
                  Maria Carmen Aires Gomes (UFV)&nbsp;<br />\r\n
                  Maria C&eacute;lia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n
                  Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
                  Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n
                  Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n
                  Silvana Silva de Farias Ara&uacute;jo (UEFS)<br />\r\n
                  S&iacute;lvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n
                  Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n
                  Val&eacute;ria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n
                  Vicentina Ramires (UFRPE)&nbsp;
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                  <br />\r\n
                  Os estudos da linguagem v&ecirc;m ganhando, cada vez mais, perspectivas que extrapolam a tradicional disciplinaridade acad&ecirc;mica. Isso se deve, em parte, a investiga&ccedil;&otilde;es acerca de fen&ocirc;menos que exigem a mobiliza&ccedil;&atilde;o de saberes de diferentes &aacute;reas e, tamb&eacute;m, pelo gradativo crescimento de abordagens que, pleiteando uma compreens&atilde;o mais ampla da linguagem, preferem abrir m&atilde;o de princ&iacute;pios atom&iacute;sticos ou isolacionistas a perder de vista aspectos complexos implicados no objeto linguagem. Nesse sentido, pensar uma abordagem interdisciplinar, voltada para os estudos da linguagem, decorre da concep&ccedil;&atilde;o de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira ativa e integra conhecimentos e saberes contextualmente situados na &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura. Assim, o Volume 2 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem traz discuss&otilde;es que buscam romper com determinados paradigmas do processo de ensino e aprendizagem e proporcionam uma leitura plural de pesquisas que v&ecirc;m sendo desenvolvidas no cen&aacute;rio brasileiro, no escopo das humanidades, no &acirc;mbito da Lingu&iacute;stica e da Literatura, sem perder de vista as possibilidades de di&aacute;logos entre &aacute;reas afins do conhecimento, tendo como finalidade ampliar o espa&ccedil;o de reflex&atilde;o e suas repercuss&otilde;es como parte da socializa&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas inovadoras de forma&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
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                  Desse modo, apresentamos, nesse volume, pesquisas desenvolvidas no &acirc;mbito da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, divididas em dois grandes campos do conhecimento: Lingu&iacute;stica e Literatura. Chamamos a aten&ccedil;&atilde;o para diversidade tem&aacute;tica e geogr&aacute;fica das pesquisas aqui publicadas por discentes de mestrado ou doutorado de diversos Programas de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o de Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior brasileiras, uma vez que temos representantes das cinco regi&otilde;es do Brasil que compartilham conhecimentos e demonstram o potencial da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o brasileira no que diz respeito aos estudos da linguagem. Um dos principais intuitos dessa colet&acirc;nea &eacute; apresentar esse cen&aacute;rio multifacetado das pesquisas no Brasil. Dessa forma, al&eacute;m dos instigantes debates promovidos pelos/as autores/as aqui presentes, temos como vislumbrar o panorama heter&oacute;clito de disserta&ccedil;&otilde;es e teses que est&atilde;o prestes a serem defendidas por esses/as jovens pesquisadores/as.<br />\r\n
                  Socializar esses debates sobre pautas relacionadas &agrave; interdisciplinaridade nos estudos da linguagem proporciona interc&acirc;mbios e di&aacute;logos de v&aacute;rias ordens que podem enriquecer o desenvolvimento cient&iacute;fico da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais debates trazem contribui&ccedil;&otilde;es para o campo te&oacute;rico e aplicado dos estudos da linguagem que se coaduna com o cen&aacute;rio da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica brasileira e a incid&ecirc;ncia nos processos formativos de seus sujeitos &ndash; professores e alunos &ndash; das universidades e escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no &acirc;mbito das discuss&otilde;es profissionais e/ou acad&ecirc;micas.<br />\r\n
                  Aqui a comunidade leitora encontrar&aacute; pesquisas com objetivos muito bem delineados para proposi&ccedil;&atilde;o de leitura(s) e metodologia(s) que tomam os estudos da linguagem como fonte e objeto de investiga&ccedil;&atilde;o e tamb&eacute;m de pr&aacute;xis na sala de aula. Assim, convidamos a uma leitura que, dentre todas as vozes que se fazem presentes nesse coro te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, auxilie na capacidade de perceber nos discursos, que partem de outros j&aacute; ditos, o desejo pela diversidade te&oacute;rica e pela pr&aacute;tica de ensino e aprendizagem que se efetive no fazer docente.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)</em>
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                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
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                  Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n
                  Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n
                  Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n
                  Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n
                  Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n
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                  Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n
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                  Jo A-mi (UNILAB)&nbsp;<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
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                  Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n
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Publicado em 10 de novembro de 2020

Resumo

DESDE O INÍCIO DA CRIAÇÃO DA SOCIEDADE A MULHER ESTEVE CONDICIONADA A UMA TRAJETÓRIA DE VIDA INFERIOR AO SUJEITO MASCULINO, MESMO QUE ESSE COMPORTAMENTO ÍNFERO NÃO ADVENHA DE UMA SITUAÇÃO BIOLÓGICA, MAS SIM DE UMA CONSTRUÇÃO CULTURAL E SIMBÓLICA. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO INTITULADO “A MULHER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: ANÁLISE DA PERSONAGEM MULHER-ELÁSTICA, DA ANIMAÇÃO OS INCRÍVEIS 2”, BUSCA REALIZAR UM ESTUDO DE COMO É VISTA A MULHER ATUAL, ISTO É, A MULHER CONTEMPORÂNEA NOS SEUS MAIS DIVERSOS ÂMBITOS, TAIS COMO PROFISSIONAL E AFETIVO. PARA ISSO, ESTE O TRABALHO SE FAZ IMPORTANTE, POIS BUSCA DISCUTIR SOBRE O OLHAR ATUAL DA ANIMAÇÃO PARA AS NOVAS GERAÇÕES QUE, AOS POUCOS, TANTO PRETENDEM INSERIR A FIGURA FEMININA EM ESPAÇOS QUE ANTERIORMENTE ERAM CONSIDERADOS APENAS MASCULINOS, QUANTO PROCURAM COMPROVAR QUE UMA MULHER PODE EXERCER OS MESMOS PAPÉIS QUE UM HOMEM, POIS, COMO INDIVÍDUO, VAI MUITO ALÉM DE UMA FIGURA SECUNDÁRIA E APENAS COMPLEMENTAR À FIGURA MASCULINA. SENDO ASSIM, O LONGA-METRAGEM RETORNA EM SEU SEGUNDO FILME COM UMA NOVA PERSPECTIVA SOCIAL QUE QUEBRA COM OS PARADIGMAS PATRIARCAIS, TRAZENDO A MULHER COMO RESPONSÁVEL PELO SUSTENTO DA FAMÍLIA, PROTAGONISTA DA HISTÓRIA E TOTALMENTE INDEPENDENTE. QUANTO AO HOMEM, PASSA A EXERCER FUNÇÕES QUE DESDE OS PRIMÓRDIOS DA CIVILIZAÇÃO ERAM DE RESPONSABILIDADE FEMININA, ISTO É, OS AFAZERES DOMÉSTICOS. POR FIM, A ANIMAÇÃO TAMBÉM CERTIFICA QUE A MULHER CONTEMPORÂNEA TORNOU-SE SOBRECARREGADA EM SUAS OBRIGAÇÕES, POIS AO PASSO QUE ATUALMENTE ELA POSSUI UMA PROFISSÃO E TAMBÉM, EM DETRIMENTO À CONSTRUÇÃO CULTURAL, É CONDICIONADA A CUIDAR DA CASA E DOS FILHOS, O HOMEM É NORMALIZADO APENAS PARA SER COBRADO POR SEU TRABALHO E NÃO PELAS FUNÇÕES DOMÉSTICAS. DESSA FORMA, O OBJETIVO GERAL BUSCA ANALISAR A PERSONAGEM MULHER-ELÁSTICA, DA ANIMAÇÃO OS INCRÍVEIS 2, NO VIÉS DA REPRESENTAÇÃO DA FIGURA FEMININA E SUA REPRESENTAÇÃO SOCIAL. NO TOCANTE AOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, TEM-SE O INTUITO DE VERIFICAR O CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO FEMININA; ENTENDER A TEORIA QUANTO PERSONAGEM FEMININA NO CINEMA; ANALISAR A PERSONAGEM MULHER-ELÁSTICA NA ANIMAÇÃO DOS INCRÍVEIS 2. EM RELAÇÃO À METODOLOGIA, TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE MÉTODO QUALITATIVO, EM QUE DIVIDIREMOS EM TÓPICOS OS PONTOS ABORDADOS: REPRESENTAÇÃO FEMININA, PERSONAGEM FEMININA NO CINEMA E ANÁLISE DO FILME. PARA A ANÁLISE DO FILME IREMOS UTILIZAR A IMAGEM DE ALGUMAS CENAS, BEM COMO A TRANSCRIÇÃO DE ALGUMAS FALAS. PARA A PRIMEIRA PARTE DO ARTIGO, NA QUAL IREMOS DISCUTIR SOBRE A QUESTÃO DO FEMININO E A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, TRAREMOS OS SEGUINTES LIVROS E TEÓRICOS: FEMININO + MASCULINO: UMA NOVA COREOGRAFIA PARA A ETERNA DANÇA DAS POLARIDADES DE MONIKA VON KOSS. NESTA OBRA A AUTORA FAZ UMA UM APANHADO DESDE OS PRIMÓRDIOS ATÉ OS DIAS ATUAIS DAS FUNÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS MULHERES E HOMENS. OUTRA OBRA IMPORTANTE PARA AUXILIAR NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E ANÁLISE DO FILME É O LIVRO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO, ORGANIZADO POR MARIA INÊS GHILIARD, POIS TEREMOS VÁRIAS AUTORAS DISCUTINDO DIFERENTES PONTOS DE VISTA QUANTO AO FEMININO E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. JÁ COM RELAÇÃO AO TÓPICO: PERSONAGEM FEMININA NO CINEMA, IREMOS TER COMO BASE O LIVRO:.O CORPO DO CINEMA: VARIAÇÕES DO FEMININO, DE ANA MERY SEHBE, DE CARLI, EM QUE ENCONTRAMOS VÁRIOS ESTUDOS QUANTO A IMAGEM DA MULHER NO CINEMA, OU MELHOR, AS VÁRIAS FORMAS DE ABORDAR E APRESENTAR A IMAGEM FEMININA PARA A SÉTIMA ARTE. VALE SALIENTAR QUE ESTE ARCABOUÇO TEÓRICO SERÁ AMPLIADO NA ANÁLISE DO CORPUS. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRAM QUE NESTA ANIMAÇÃO DE 2018, VAMOS ENCONTRAR UMA PERSONAGEM REPRESENTATIVA DA MULHER CONTEMPORÂNEA QUE SE TORNA A PROVEDORA DO LAR, ENQUANTO O MARIDO REALIZA AS ATIVIDADES DOMÉSTICAS. OS ESPAÇOS SOCIAIS SÃO INVERTIDOS NESTA NARRATIVA, MOSTRANDO UMA NOVA REALIDADE PARA A MULHER NA MODERNIDADE. COMO TAMBÉM FICA EXPLÍCITO A DIFICULDADE DE ACEITAÇÃO DESTE NOVO ESPAÇO FEMININO POR PARTE DA FIGURA MASCULINA. EM RAZÃO DISSO, TRAZEMOS COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS A OBSERVAÇÃO DE QUE O FILME OS INCRÍVEIS 2, CONTINUAÇÃO DO PRIMEIRO FILME DA FRANQUIA, TROUXE DESTA VEZ A REPRESENTAÇÃO DE MULHER ATIVA EM UM PAPEL QUE ANTERIORMENTE ERA DEDICADO À FIGURA MASCULINA. DESSE MODO, A MULHER QUE AGORA TORNOU-SE PROTAGONISTA DA ANIMAÇÃO, PASSOU A EXPRIMIR AÇÃO, VOZ E RESPONSABILIDADES QUE, DE ACORDO COM A CONSTRUÇÃO PATRIARCAL PRESENTE NA SOCIEDADE, SEMPRE FORAM DEVERES DIRECIONADOS AOS HOMENS. POR CONSEGUINTE, OS AFAZERES DOMÉSTICOS AGORA SÃO COLOCADOS SOB RESPONSABILIDADE DE BETO, MARIDO DA MULHER-ELÁSTICA, DEMONSTRANDO ASSIM A INDIGNAÇÃO DO HOMEM PERANTE OS SEUS NOVOS COMPROMISSOS E INCONFORMIDADE DO MESMO PERANTE O NOVO OFÍCIO DE SUA ESPOSA, O QUE, CONSEQUENTEMENTE, ACARRETA NA INSATISFAÇÃO DIANTE DO SUCESSO PROFISSIONAL DA FIGURA FEMININA. PORTANTO, O FILME TRAZ À LUZ UMA NOVA PERSPECTIVA SOCIAL DO PAPEL QUE A MULHER CONTEMPORÂNEA EXECUTA, MANIFESTANDO ASSIM SUA REPRESENTATIVIDADE E SUA CAPACIDADE DE DESENVOLVER AS MESMAS AÇÕES QUE UM HOMEM EFETUA, SEJA AÇÕES ESTAS QUE DEMANDAM FORÇA, AGILIDADE E INTELIGÊNCIA.

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