O ARTIGO AQUI FOMENTADO BUSCA EXPLORAR AS ASSOCIAÇÕES EXISTENTES ENTRE O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DENTRO DO ESTRUTURALISMO, GERATIVISMO E DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INTERACIONISTA, CONSIDERANDO O CONTEXTO SOCIAL COMO ESSENCIAL DENTRO DESSES PROCESSOS. PARA ESTE PROPÓSITO, AS TRÊS CORRENTES LINGUÍSTICAS MENCIONADAS ANTERIORMENTE, ENFATIZAM O TEOR SOCIAL NA ESSÊNCIA LINGUÍSTICA DOS SERES HUMANOS. DESTE MODO, NECESSITANDO APRESENTAR COMO FUNDAMENTAL MODIFICADOR PARA A CAPACIDADE DA LINGUAGEM A VINCULAÇÃO ENTRE OS PRECEITOS INDIVIDUAIS E INTERACIONAIS. ASSIM SENDO, ESTA PESQUISA FOI CONCEBIDA ATRAVÉS DE UM ESTUDO ANALÍTICO, REVISANDO UMA SÉRIE DE MATERIAIS EXISTENTES NAS ÁREAS EM QUESTÃO AQUI RESSALTADAS. AS PESQUISAS FORAM RESTRITAS AO EXAME INVESTIGATIVO DE QUATORZE TEXTOS CIENTÍFICOS EXISTENTES EM BASES DE DADOS. FORAM ELAS: O GOOGLE ACADÊMICO, SCIELO, BTDD (BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES), PORTAL DA CAPES E LIVROS ACADÊMICOS DAS ÁREAS EM QUESTÃO. A ANÁLISE DESTES TEXTOS POSSIBILITOU CONSTRUIRMOS UM PERCURSO CRÍTICO E PROFUNDO DE AVERIGUAÇÃO DAS QUESTÕES REFERENTES À AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO SOCIAL NAS OBRAS CENTRAIS DE CADA VERTENTE TEÓRICA ABORDADA. O QUE APARENTEMENTE ERA POSTO EM SEGUNDO PLANO, NA VERDADE, CONSTITUI UMA NECESSIDADE SUBSTANCIAL PARA A COMPREENSÃO EFICAZ DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM. CONCLUÍMOS QUE A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO SOCIAL PARA O PROSSEGUIMENTO DAS PESQUISAS EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E COMPREENSÃO DA ORIGEM DOS FUNDAMENTOS LINGUÍSTICOS SÃO NECESSÁRIAS E IMPRESCINDÍVEIS PARA A CONCRETIZAÇÃO DOS ESTUDOS DAS LÍNGUAS.