O PRESENTE ARTIGO RELATA A EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE LEITURA REALIZADA PELOS ALUNOS DO SÉTIMO ANO A DO
COLÉGIO SINODAL DA PAZ DE NOVO HAMBURGO COM A OBRA EL GAUCHO MARTÍN FIERRO, DE JOSÉ HERNÁNDEZ,
EM SUA LEITURA E PRÁTICA DE RECONSTRUÇÃO DO TEXTO NA VISÃO DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES. CONSIDERANDO A LEITURA
COMO UM PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE O AUTOR E O SEU INTERLOCUTOR, E SENDO ESTE O RESPONSÁVEL EM
CONSTITUIR O SENTIDO DO TEXTO, BEM COMO DE QUE A MESMA SE DERIVA DAS EXPERIÊNCIAS MUNDANAS DOS SERES
HUMANOS, OS ALUNOS FORAM ENCORAJADOS A CRIAR UMA POESIA SOBRE O PERSONAGEM LITERÁRIO MARTÍN FIERRO A
PARTIR DE SUA COMPREENSÃO, VISÃO E INTERPRETAÇÃO SOBRE ESTE TEXTO TÃO SINGULAR PARA A CULTURA ARGENTINA. O
REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO FOI ANA PIZARRO, CONTRIBUINDO COM A PERSPECTIVA CULTURAL LATINO-AMERICANA,
ANA MARIA MACHADO NA RELAÇÃO ESCOLA E LEITURA E TAMBÉM PESQUISADORES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO, COMO
PAULO FREIRE E FERNANDO BECKER. O RESULTADO DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TRECHOS DE MARTÍN FIERRO FOI A
CONSTRUÇÃO DA POESIA ENCONTRADA AO FINAL DO ARTIGO.