Artigo Anais do I CONEIL

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-92-4

FATORES QUE INFLUENCIAM A PERMANÊNCIA DAS MULHERES NAS ÁREAS DAS STEM

Palavra-chaves: SUB-REPRESENTATIVIDADE FEMININA, MULHERES, ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO, STEM Comunicação Oral (CO) AT 08: O lugar da mulher na Academia - construção e desconstrução de identidades
"2020-11-17 10:33:45" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72093
    "edicao_id" => 144
    "trabalho_id" => 40
    "inscrito_id" => 414
    "titulo" => "FATORES QUE INFLUENCIAM A PERMANÊNCIA DAS MULHERES NAS ÁREAS DAS STEM"
    "resumo" => """
      Na presente pesquisa, buscou-se ampliar a óptica sobre o desenvolvimento e a persistência das\r\n
      meninas e mulheres nas áreas em STEM – sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia\r\n
      e Matemática. Para tal, foram analisados os motivos que potencializam a discrepância entre\r\n
      mulheres e homens nas áreas das STEM, e procurar soluções visando à modificação dessa\r\n
      problemática, a fim de contribuir com a permanência das jovens nessas áreas. Para a realização\r\n
      da pesquisa, foi elaborado um formulário que integrou as respostas dos jovens em geral, sem a\r\n
      exclusão do público masculino, objetivando analisar a perspectiva das pessoas acerca do tema,\r\n
      no que concerne aos fatores que influenciam o ingresso e a permanência das mulheres nas áreas\r\n
      em STEM. Após a coleta dos dados, obtiveram-se os fatores que corroboravam os altos índices\r\n
      de evasão feminina: a importância do apoio familiar e do corpo docente para a permanência das\r\n
      mulheres nas áreas das STEM. Além dos fatores contribuintes das mulheres nessas áreas, é\r\n
      fundamental compreender que uma vez que se aumenta a representatividade feminina e as\r\n
      publicações acadêmicas, cresce, por consequência, o número de pessoas com visão crítica ao\r\n
      que tange serem aliadas para a modificação das problemáticas sociais.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 08: O lugar da mulher na Academia - construção e desconstrução de identidades"
    "palavra_chave" => "SUB-REPRESENTATIVIDADE FEMININA , MULHERES , ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO , STEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "5fce3f9b53858_07122020114339.pdf"
    "created_at" => "2020-12-07 11:43:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VALÉRIA DE CARVALHO ANDRÉ"
    "autor_nome_curto" => "MARIA VALÉRIA"
    "autor_email" => "mariavaleria.andre@discen"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-coneil"
    "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45"
    "publicacao_id" => 70
    "publicacao_nome" => "Revista CONEIL"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72093
    "edicao_id" => 144
    "trabalho_id" => 40
    "inscrito_id" => 414
    "titulo" => "FATORES QUE INFLUENCIAM A PERMANÊNCIA DAS MULHERES NAS ÁREAS DAS STEM"
    "resumo" => """
      Na presente pesquisa, buscou-se ampliar a óptica sobre o desenvolvimento e a persistência das\r\n
      meninas e mulheres nas áreas em STEM – sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia\r\n
      e Matemática. Para tal, foram analisados os motivos que potencializam a discrepância entre\r\n
      mulheres e homens nas áreas das STEM, e procurar soluções visando à modificação dessa\r\n
      problemática, a fim de contribuir com a permanência das jovens nessas áreas. Para a realização\r\n
      da pesquisa, foi elaborado um formulário que integrou as respostas dos jovens em geral, sem a\r\n
      exclusão do público masculino, objetivando analisar a perspectiva das pessoas acerca do tema,\r\n
      no que concerne aos fatores que influenciam o ingresso e a permanência das mulheres nas áreas\r\n
      em STEM. Após a coleta dos dados, obtiveram-se os fatores que corroboravam os altos índices\r\n
      de evasão feminina: a importância do apoio familiar e do corpo docente para a permanência das\r\n
      mulheres nas áreas das STEM. Além dos fatores contribuintes das mulheres nessas áreas, é\r\n
      fundamental compreender que uma vez que se aumenta a representatividade feminina e as\r\n
      publicações acadêmicas, cresce, por consequência, o número de pessoas com visão crítica ao\r\n
      que tange serem aliadas para a modificação das problemáticas sociais.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 08: O lugar da mulher na Academia - construção e desconstrução de identidades"
    "palavra_chave" => "SUB-REPRESENTATIVIDADE FEMININA , MULHERES , ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO , STEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "5fce3f9b53858_07122020114339.pdf"
    "created_at" => "2020-12-07 11:43:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VALÉRIA DE CARVALHO ANDRÉ"
    "autor_nome_curto" => "MARIA VALÉRIA"
    "autor_email" => "mariavaleria.andre@discen"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-coneil"
    "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45"
    "publicacao_id" => 70
    "publicacao_nome" => "Revista CONEIL"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de novembro de 2020

Resumo

Na presente pesquisa, buscou-se ampliar a óptica sobre o desenvolvimento e a persistência das meninas e mulheres nas áreas em STEM – sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Para tal, foram analisados os motivos que potencializam a discrepância entre mulheres e homens nas áreas das STEM, e procurar soluções visando à modificação dessa problemática, a fim de contribuir com a permanência das jovens nessas áreas. Para a realização da pesquisa, foi elaborado um formulário que integrou as respostas dos jovens em geral, sem a exclusão do público masculino, objetivando analisar a perspectiva das pessoas acerca do tema, no que concerne aos fatores que influenciam o ingresso e a permanência das mulheres nas áreas em STEM. Após a coleta dos dados, obtiveram-se os fatores que corroboravam os altos índices de evasão feminina: a importância do apoio familiar e do corpo docente para a permanência das mulheres nas áreas das STEM. Além dos fatores contribuintes das mulheres nessas áreas, é fundamental compreender que uma vez que se aumenta a representatividade feminina e as publicações acadêmicas, cresce, por consequência, o número de pessoas com visão crítica ao que tange serem aliadas para a modificação das problemáticas sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.