Na presente pesquisa, buscou-se ampliar a óptica sobre o desenvolvimento e a persistência das
meninas e mulheres nas áreas em STEM – sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia
e Matemática. Para tal, foram analisados os motivos que potencializam a discrepância entre
mulheres e homens nas áreas das STEM, e procurar soluções visando à modificação dessa
problemática, a fim de contribuir com a permanência das jovens nessas áreas. Para a realização
da pesquisa, foi elaborado um formulário que integrou as respostas dos jovens em geral, sem a
exclusão do público masculino, objetivando analisar a perspectiva das pessoas acerca do tema,
no que concerne aos fatores que influenciam o ingresso e a permanência das mulheres nas áreas
em STEM. Após a coleta dos dados, obtiveram-se os fatores que corroboravam os altos índices
de evasão feminina: a importância do apoio familiar e do corpo docente para a permanência das
mulheres nas áreas das STEM. Além dos fatores contribuintes das mulheres nessas áreas, é
fundamental compreender que uma vez que se aumenta a representatividade feminina e as
publicações acadêmicas, cresce, por consequência, o número de pessoas com visão crítica ao
que tange serem aliadas para a modificação das problemáticas sociais.