O ARTIGO QUE ORA APRESENTAMOS É UM RECORTE DE UM TRABALHO QUE ESTÁ SENDO PRODUZIDO NO CURSO DE LETRAS DO INSTITUTO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO E LICENCIATURAS (IAEL-UNUINHUMAS), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG), E PROPÕE UMA PESQUISA-AÇÃO QUE VIABILIZE A INTERDISCIPLINARIDADE NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA, A PARTIR DA EXIBIÇÃO E ANÁLISE DO FILME AS SUFRAGISTAS. OBSERVAMOS COMO ESTE GÊNERO POSSIBILITA DIFERENTES LEITURAS SOBRE A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO CINEMA QUE INVENTARIA O COMPORTAMENTO SOCIAL E POLÍTICO DE MULHERES BRITÂNICAS NA LUTA PELO DIREITO AO VOTO. ASSIM, PAUTAMO-NOS TEORICAMENTE EM ALGUNS CONCEITOS DO POSTULADO DA ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA, BEM COMO NA CONCEPÇÃO DE GÊNERO DISCURSIVO DE MIKHAIL BAKHTIN (2003), ENTRE OUTROS AUTORES, E NAS CONTRIBUIÇÕES DE IVANI FAZENDA (2015) SOBRE O TEMA DA INTERDISCIPLINARIDADE, CONSIDERANDO RELEVANTE DISCUTIR O FILME SUPRACITADO NA MEDIDA EM QUE ESTE POSSA INSTAURAR UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA. A PERGUNTA QUE NORTEIA O PRESENTE ESTUDO QUESTIONA SE O DISCURSO FÍLMICO, SOB A ÉGIDE DE UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA, CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DO SENSO CRÍTICO POR PARTE DE SEUS ESPECTADORES, ALUNOS E PROFESSORES, ENQUANTO RECURSO MULTISSEMIÓTICO DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. METODOLOGICAMENTE, ESSA INVESTIGAÇÃO PAUTA-SE EM UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA DE CUNHO INTERPRETATIVO E DOCUMENTAL, E BUSCA PROPOR UM ESTUDO DO DISCURSO FÍLMICO ENQUANTO OBJETO POLIFÔNICO DE PROBLEMATIZAÇÃO, RESULTANTE DO ENTRELAÇAMENTO DAS DIFERENTES VOZES QUE O EMBASAM NOS DIVERSOS CAMPOS DISCIPLINARES.