O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR ESTUDOS QUE INVESTIGAM A RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM, COGNIÇÃO, EMOÇÃO E TEORIA DA MENTE (TOM). ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, SELECIONAMOS PESQUISAS QUE TRATAM DA RELAÇÃO ENTRE A) LINGUAGEM E COGNIÇÃO, B) LINGUAGEM E EMOÇÃO, E C) TEORIA DA MENTE E EMOÇÃO, SEJA NO CENÁRIO BRASILEIRO OU INTERNACIONAL. A ESCOLHA DOS TRABALHOS SELECIONADOS SE DEU COM O INTUITO DE DESTACAR DIFERENTES ABORDAGENS METODOLÓGICAS E QUESTÕES TEÓRICAS RELEVANTES PARA AS PESQUISAS QUE INVESTIGAM ESSES TEMAS. LINGUAGEM E COGNIÇÃO SÃO OBJETOS DE PESQUISA FREQUENTEMENTE RELACIONADOS TEORICAMENTE. TENDO ISSO EM VISTA, ADOTAMOS UMA ABORDAGEM DE LINGUAGEM/LÍNGUA ENQUANTO FENÔMENO COGNITIVO. POR SUA VEZ, LINGUAGEM E EMOÇÃO INTERAGEM E CONSTITUEM UM IMPORTANTE QUADRO DE INVESTIGAÇÃO QUE OFERECE INSTIGANTES POSSIBILIDADES DE ESTUDO ACERCA DA COGNIÇÃO HUMANA. SÃO ANALISADAS TAMBÉM PESQUISAS QUE SE ENQUADRAM NA AGENDA DE PESQUISA DE INVESTIGAÇÕES ACERCA DAS INTERFACES ENTRE TOM E EMOÇÃO. EM RESUMO, COM OS RESULTADOS APRESENTADOS É POSSÍVEL INDICAR QUE LINGUAGEM, TOM E EMOÇÃO PODEM COMPOR UMA AGENDA DE PESQUISA PRÓPRIA. É IMPORTANTE QUE MAIS ESFORÇOS SEJAM DIRECIONADOS PARA A REALIZAÇÃO DE PESQUISAS NESSE SENTIDO, INCLUINDO MAIS ESTUDOS COM O PORTUGUÊS BRASILEIRO.