NOSSO TRABALHO BUSCA COMPREENDER COMO ALUNOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRPE SÃO INSERIDOS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO E DA DISCUSSÃO A RESPEITO DO(S) MODELO(S) DE ABORDAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA ADOTADO(S) PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, COM BASE NA CONCEPÇÃO DE LÍNGUA COMO PROCESSO DE ENUNCIAÇÃO (BENVENISTE, 1988 E 1989) E, AO MESMO TEMPO, COMO UM CONJUNTO DE PRÁTICAS SÓCIO-HISTÓRICA, COGNITIVA E SOCIOINTERACIONISTA (MARCUSCHI, 2008). NESSE SENTIDO, BUSCAMOS DISCUTIR AS ABORDAGENS SOBRE A ESCRITA DE ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR QUE COMPREENDEM O MODELO DOS ESTUDOS DAS HABILIDADES, O MODELO DA SOCIALIZAÇÃO ACADÊMICA E O MODELO DO LETRAMENTO ACADÊMICO (LEA E STREET, 1998), OS MULTILETRAMENTOS QUE ABRANGEM A MULTIPLICIDADE DE CULTURAS E A MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS (ROJO, 2012), ALÉM DOS ESTUDOS SOBRE O LETRAMENTO ACADÊMICO QUE VÊM A CONTRIBUIR PARA QUE OS ALUNOS SE APROPRIEM DOS GÊNEROS QUE CIRCULAM NA ACADEMIA E DAS PRÁTICAS DO CONTEXTO ACADÊMICO E PROFISSIONAL (PEREIRA, 2019). O CORPUS DE NOSSA PESQUISA É FORMADO POR QUESTIONÁRIOS APLICADOS A DOIS PROFESSORES E DEZ ALUNOS DA DISCIPLINA TCC I – QUE SE REFERE A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. A PARTIR DAS ANÁLISES FEITAS DO MATERIAL COLETADO, À LUZ DAS TEORIAS QUE FUNDAMENTAM ESTA PESQUISA, VERIFICAMOS QUE OS PROFESSORES UTILIZAM AULA EXPOSITIVA, LEITURA DE ARTIGO CIENTÍFICO, RESUMO, ALÉM DA ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO QUE PODERÁ SERVIR PARA A CONSTRUÇÃO DO TCC. OS ALUNOS APRESENTAM DIFICULDADES NA CONSTRUÇÃO DO TCC EM RELAÇÃO AO TEMA, AO PROBLEMA DE PESQUISA E COMO ENCONTRAR REFERENCIAL TEÓRICO. ENTRE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ELES E SEUS PROFESSORES PARA SUPERAR SUAS DIFICULDADES ESTÃO AS LEITURAS SOBRE O TEMA, ESPECIALMENTE PORQUE PRECISARÃO ELABORAR UM PRÉ-PROJETO. OS PROFESSORES BUSCAM RELACIONAR O CONHECIMENTO TEÓRICO A UM PROBLEMA ESPECÍFICO, DANDO EXEMPLOS PRÁTICOS PARA AJUDAR A COMPREENDER OS CONCEITOS E APLICÁ-LOS EM SALA DE AULA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A LEITURA E A ESCRITA ESTÃO INTIMAMENTE RELACIONADAS. ALÉM DISSO, A ESCRITA ACADÊMICA PROCURA “BUSCAR O PONTO DE EQUILÍBRIO ENTRE O QUE VOCÊ DEVE E PODE PENSAR/ESCREVER POR SI MESMO E O QUE VOCÊ PRECISA BUSCAR DE FUNDAMENTAÇÃO NA VOZ DO OUTRO” (PEREIRA, 2016, P. 32). OS RESULTADOS TAMBÉM MOSTRAM QUE AINDA PREVALECE A ABORDAGEM DE ENSINO BASEADA NO MODELO DAS HABILIDADES APONTADO POR LEA E STREET (1998) SEGUNDO O QUAL SÃO VALORIZADAS AS HABILIDADES PREVIAMENTE ADQUIRIDAS E A CAPACIDADE COGNITIVA DOS ALUNOS. ALÉM DISSO, VERIFICAMOS A OCORRÊNCIA DE ALGUMAS PRÁTICAS VOLTADAS A NOVOS LETRAMENTOS, SOBRETUDO PARA O LETRAMENTO DIGITAL.