O BRASIL É UM PAÍS COMPOSTO POR UMA VASTA PLURALIDADE CULTURAL. OS COSTUMES DOS EUROPEUS E DOS AFRICANOS SE JUNTARAM COM OS INDÍGENAS, FORMANDO UM CALDEIRÃO CULTURAL. DENTRO DESSAS CULTURAS EXTERNAS QUE SE JUNTARAM AOS COSTUMES BRASILEIROS ESTÁ À LINGüÍSTICA, QUE SÃO VARIEDADES DA FALA QUE FORAM CRIADAS ATRAVÉS DAS RELAÇÕES SOCIAIS. DENTRO DESTE FATO, HÁ UMA FORMAÇÃO DA LINGUAGEM COLOQUIAL E INFORMAL, QUE MUITAS VEZES NÃO SÃO LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO PELA SOCIEDADE, NÃO TENDO NENHUMA COMPREENSÃO MAIS ABRANGENTE SOBRE A FORMAÇÃO DESTAS LÍNGUAS, O QUE FAZ COM QUE SE AUMENTE O PRECONCEITO, CAUSANDO EXCLUSÃO E A SEGREGAÇÃO SOCIAL. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI DESENVOLVER UMA DISCUSSÃO ACERCA DA SOCIOLINGUÍSTICA E DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO, BEM COMO COMPREENDER A INFLUÊNCIA DA ESCOLA NO ASPECTO SÓCIOLINGUÍSTICO. É DEVER DA ESCOLA, COMO UMA FERRAMENTA DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA, HUMANA E SOCIAL CONSCIENTIZAR OS ALUNOS SOBRE A FORMAÇÃO DA LINGUAGEM, POIS ESSA MANEIRA DE FALAR, MUITAS VEZES TEM INTRÍNSECA RELAÇÃO COM A CULTURA DE CADA REGIÃO. OUTROSSIM, O PROFESSOR DEVE TER A CONSCIÊNCIA DE MOSTRAR AOS ALUNOS QUE EMBORA SE TENHA UMA LINGUAGEM CULTA, EXISTEM OUTRAS MANIFESTAÇÕES LINGUÍSTICAS QUE SÃO FORMADAS DENTRO DA CULTURA E DOS COSTUMES DE CADA UM. ENTRETANTO, PARA QUE HAJA A REDUÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO LINGUÍSTICA, INFERE-SE QUE O PRIMEIRO PASSO É A CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DAS VARIEDADES DE MANIFESTAÇÕES DA LINGUA, QUE DEVE SER RESPEITADA PARA QUE POSSA ACONTECER A DIMINUIÇÃO DA SEGREGAÇÃO SOCIAL.
PALAVRAS-CHAVE: CULTURA, SOCIOLINGUÍSTICA, SOCIAL, PRECONCEITO.