ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ADICIONAL (LA), ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO À COMPREENSÃO DE ASPECTOS CULTURAIS E INTERCULTURAIS ENVOLVIDOS NO INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA (ILF). A PESQUISA CONSISTE EM ANALISAR AS OBSERVAÇÕES REPORTADAS EM RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM LÍNGUA INGLESA EM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO, UTILIZAREMOS OS SEGUINTES PRESSUPOSTOS TEÓRICOS: MATURANA E VARELA (1995), VIGOTSKI (2000) E TOMASELLO (2019) PARA DISCUTIR SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA LINGUAGEM HUMANA ATRAVÉS DA INTERAÇÃO; KRAMSCH (1995), FLEURI (2002) E CORBETT (2003) SOBRE A CULTURA E A INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO, ESPECIALMENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS; NIZEGORODCEW (2011), BAKER (2018) E MAURANEN (2018) EM RELAÇÃO AO ILF E À COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL. VERIFICAMOS, AO LONGO DAS AULAS REPORTADAS NO RELATÓRIO, QUE O ENSINO DE INGLÊS AINDA TRABALHA COM GRAMÁTICA, TRADUÇÃO E VOCABULÁRIO DE FORMA DESCONTEXTUALIZADA DO USO DA LÍNGUA, SEM A INTERAÇÃO ENTRE ESTUDANTES E SEM UMA MOBILIZAÇÃO DE DIFERENTES GÊNEROS ORAIS E ESCRITOS. CONSTATAMOS, PORTANTO, QUE A FALTA DE INTERAÇÃO NÃO FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DE UMA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL E, SEM A DIVERSIDADE DE GÊNEROS DISCURSIVOS, AS CULTURAS DE DENTRO E DE FORA DA SALA DE AULA NÃO SÃO MOBILIZADAS, CONSEQUENTEMENTE, NÃO HÁ UMA REFLEXÃO SOBRE ELAS.