A MULTIMODALIDADE EM AQUISIÇÃO É UMA ABORDAGEM QUE SENDO CADA VEZ MAIS DISCUTIDA ENTRE AQUELES
QUE SE INTERESSAM PELO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. ESSA PERSPECTIVA TEÓRICA CONSIDERA LINGUÍSTICOS OS
DIVERSOS COMPORTAMENTOS INTERATIVOS REALIZADOS PELOS BEBÊS, A EXEMPLO DOS GESTOS, DA EXPRESSÃO
FACIAL, DO OLHAR, DO RISO. NESTE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO PRETENDE DISCUTIR E ANALISAR A
MULTIMODALIDADE NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, ENFATIZANDO A EMERGÊNCIA DO RISO EM DIFERENTES CONTEXTOS
DE INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ. OS ESTUDOS SOBRE O RISO DA CRIANÇA AINDA SÃO ESCASSOS, POUCOS AUTORES
EXPLORAM ESSE UNIVERSO DA LINGUAGEM INFANTIL, A EXEMPLO DE TRABALHOS DE DEL RÉ (2002, 2003, 2005) E
(LIMA, 2016). DIANTE DISSO, NESTE TRABALHO, OBSERVAREMOS A CONSTITUIÇÃO DO RISO EM CENAS INTERATIVAS
ENTRE OS SUJEITOS ANALISADOS, UMA VEZ QUE, PARTIMOS DO PRESSUPOSTO DE QUE ESSE RECURSO É RELEVANTE PARA
CONSOLIDAÇÃO DA LINGUAGEM INFANTIL. COMO APORTE TEÓRICO PARA ESTE TRABALHO, UTILIZAMOS TEORIAS
REFERENTES AO RISO (DEL RÉ, 2002, 2003, 2005; LIMA, 2016) E À MULTIMODALIDADE EM AQUISIÇÃO DA
LINGUAGEM (MCNEILL, 1985, 2000; GOLDIN-MEADOW, 1999; KENDON, 2000; FONTE, 2011).
PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, REALIZAMOS UM ESTUDO LONGITUDINAL, CUJO CORPUS FOI COMPOSTO
POR FILMAGENS DE INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ, EM CONTEXTOS NATURALÍSTICOS, COM INFANS NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 16 E
24 MESES. PARTIMOS DA HIPÓTESE DE QUE AS ROTINAS ENVOLVENDO O RISO VÃO SE CONSTITUINDO ATRAVÉS DA
MULTIMODALIDADE, GUIADAS PELO MOVIMENTO DIALÓGICO ENTRE OS INTERACTANTES. NOSSOS RESULTADOS APONTAM
PARA A TESE DE QUE A CRIANÇA UTILIZA O RISO COMO ELEMENTO MULTIMODAL PARA ESTABELECER INTERAÇÃO COM OS
QUE A CERCAM.