Artigo Anais do I CONEIL

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-92-4

A MULTIMODALIDADE EM CONTEXTOS DE RISO: CONTRIBUIÇÕES PARA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Palavra-chaves: CONTEXTO DE RISO, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, MULTIMODALIDADE, , Comunicação Oral (CO) AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem
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      QUE SE INTERESSAM PELO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. ESSA PERSPECTIVA TEÓRICA CONSIDERA LINGUÍSTICOS OS\r\n
      DIVERSOS COMPORTAMENTOS INTERATIVOS REALIZADOS PELOS BEBÊS, A EXEMPLO DOS GESTOS, DA EXPRESSÃO\r\n
      FACIAL, DO OLHAR, DO RISO. NESTE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO PRETENDE DISCUTIR E ANALISAR A\r\n
      MULTIMODALIDADE NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, ENFATIZANDO A EMERGÊNCIA DO RISO EM DIFERENTES CONTEXTOS\r\n
      DE INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ. OS ESTUDOS SOBRE O RISO DA CRIANÇA AINDA SÃO ESCASSOS, POUCOS AUTORES\r\n
      EXPLORAM ESSE UNIVERSO DA LINGUAGEM INFANTIL, A EXEMPLO DE TRABALHOS DE DEL RÉ (2002, 2003, 2005) E\r\n
      (LIMA, 2016). DIANTE DISSO, NESTE TRABALHO, OBSERVAREMOS A CONSTITUIÇÃO DO RISO EM CENAS INTERATIVAS\r\n
      ENTRE OS SUJEITOS ANALISADOS, UMA VEZ QUE, PARTIMOS DO PRESSUPOSTO DE QUE ESSE RECURSO É RELEVANTE PARA\r\n
      CONSOLIDAÇÃO DA LINGUAGEM INFANTIL. COMO APORTE TEÓRICO PARA ESTE TRABALHO, UTILIZAMOS TEORIAS\r\n
      REFERENTES AO RISO (DEL RÉ, 2002, 2003, 2005; LIMA, 2016) E À MULTIMODALIDADE EM AQUISIÇÃO DA\r\n
      LINGUAGEM (MCNEILL, 1985, 2000; GOLDIN-MEADOW, 1999; KENDON, 2000; FONTE, 2011).\r\n
      PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, REALIZAMOS UM ESTUDO LONGITUDINAL, CUJO CORPUS FOI COMPOSTO\r\n
      POR FILMAGENS DE INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ, EM CONTEXTOS NATURALÍSTICOS, COM INFANS NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 16 E\r\n
      24 MESES. PARTIMOS DA HIPÓTESE DE QUE AS ROTINAS ENVOLVENDO O RISO VÃO SE CONSTITUINDO ATRAVÉS DA\r\n
      MULTIMODALIDADE, GUIADAS PELO MOVIMENTO DIALÓGICO ENTRE OS INTERACTANTES. NOSSOS RESULTADOS APONTAM\r\n
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Publicado em 17 de novembro de 2020

Resumo

A MULTIMODALIDADE EM AQUISIÇÃO É UMA ABORDAGEM QUE SENDO CADA VEZ MAIS DISCUTIDA ENTRE AQUELES QUE SE INTERESSAM PELO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. ESSA PERSPECTIVA TEÓRICA CONSIDERA LINGUÍSTICOS OS DIVERSOS COMPORTAMENTOS INTERATIVOS REALIZADOS PELOS BEBÊS, A EXEMPLO DOS GESTOS, DA EXPRESSÃO FACIAL, DO OLHAR, DO RISO. NESTE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO PRETENDE DISCUTIR E ANALISAR A MULTIMODALIDADE NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, ENFATIZANDO A EMERGÊNCIA DO RISO EM DIFERENTES CONTEXTOS DE INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ. OS ESTUDOS SOBRE O RISO DA CRIANÇA AINDA SÃO ESCASSOS, POUCOS AUTORES EXPLORAM ESSE UNIVERSO DA LINGUAGEM INFANTIL, A EXEMPLO DE TRABALHOS DE DEL RÉ (2002, 2003, 2005) E (LIMA, 2016). DIANTE DISSO, NESTE TRABALHO, OBSERVAREMOS A CONSTITUIÇÃO DO RISO EM CENAS INTERATIVAS ENTRE OS SUJEITOS ANALISADOS, UMA VEZ QUE, PARTIMOS DO PRESSUPOSTO DE QUE ESSE RECURSO É RELEVANTE PARA CONSOLIDAÇÃO DA LINGUAGEM INFANTIL. COMO APORTE TEÓRICO PARA ESTE TRABALHO, UTILIZAMOS TEORIAS REFERENTES AO RISO (DEL RÉ, 2002, 2003, 2005; LIMA, 2016) E À MULTIMODALIDADE EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM (MCNEILL, 1985, 2000; GOLDIN-MEADOW, 1999; KENDON, 2000; FONTE, 2011). PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, REALIZAMOS UM ESTUDO LONGITUDINAL, CUJO CORPUS FOI COMPOSTO POR FILMAGENS DE INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ, EM CONTEXTOS NATURALÍSTICOS, COM INFANS NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 16 E 24 MESES. PARTIMOS DA HIPÓTESE DE QUE AS ROTINAS ENVOLVENDO O RISO VÃO SE CONSTITUINDO ATRAVÉS DA MULTIMODALIDADE, GUIADAS PELO MOVIMENTO DIALÓGICO ENTRE OS INTERACTANTES. NOSSOS RESULTADOS APONTAM PARA A TESE DE QUE A CRIANÇA UTILIZA O RISO COMO ELEMENTO MULTIMODAL PARA ESTABELECER INTERAÇÃO COM OS QUE A CERCAM.

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