Artigo Anais do I CONEIL

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-92-4

ESTRATÉGIAS MULTIMODAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DE UMA CRIANÇA COM SURDEZ

Palavra-chaves: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, MULTIMODALIDADE, GESTO DE TOCAR, ATENÇÃO CONJUNTA, Comunicação Oral (CO) AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem
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Publicado em 17 de novembro de 2020

Resumo

AS INVESTIGAÇÕES SOBRE O USO DA LÍNGUA, EM ESPECIAL NOS MOMENTOS INTERACIONAIS, DEMONSTRAM UM CRESCENTE NÚMERO DE ESTUDOS QUE SE PROPÕEM OBSERVAR O ASPECTO GESTUO-VOCAL DA MULTIMODALIDADE NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM INFANTIL. A INTERAÇÃO É ASSIM ENTENDIDA COMO UM PRODUTO RESULTANTE DAS PRODUÇÕES VOCAIS E DAS PRODUÇÕES E/OU AÇÕES CORPORAIS DOS PARTICIPANTES, QUE SE COORDENAM ENTRE SI, DE ACORDO COM AS SUAS INTENÇÕES COMUNICATIVAS. NOS MOMENTOS INTERATIVOS DE CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM, ENVOLVENDO A ATENÇÃO CONJUNTA, AMBOS OS PARTICIPANTES COOPERAM NA CRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS CONFORME AS SUAS INTENÇÕES COMUNICATIVAS. A CONSOLIDAÇÃO DESTAS INTENÇÕES É OBTIDA NÃO SÓ ATRAVÉS DAS PRODUÇÕES GESTUAIS OU DA VERBALIZAÇÃO DE PALAVRAS, ENUNCIADOS, MAS TAMBÉM DO FACE A FACE, DAS EXPRESSÕES FACIAIS, DOS MOVIMENTOS CORPORAIS, DO GESTO DE TOCAR E ATÉ MESMO DO OLHAR. ESTUDOS QUE ENVOLVEM AS DIVERSAS MODALIDADES GESTUAIS, O DIRECIONAMENTO DO OLHAR, OS MOVIMENTOS CORPORAIS E AS EXPRESSÕES FACIAIS SÃO BEM DISCUTIDOS, COMO PODEMOS ENCONTRAR NOS TRABALHOS DE MCNEILL (1985, 2000), KENDON (1980, 1990), CAVALCANTE (2009, 2010, 2015), GOLDIN-MEADOW (2003, 2013, 2014), GALHANO RODRIGUES (2003, 2007, 2012), SOARES (2014, 2015, 2018), TOMASELLO (2003), E COSTA FILHO (2011, 2016). TAIS TRABALHOS TÊM CONTRIBUÍDO, SIGNIFICATIVAMENTE, PARA A AMPLIAÇÃO DAS DISCUSSÕES SOBRE O TEMA NO CAMPO DA LINGUÍSTICA, POR EXEMPLO. TOMANDO COMO BASE O APARATO TEÓRICO REFERENCIADO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É COMPREENDER E APRESENTAR ESTRATÉGIAS MULTIMODAIS, A PARTIR DO USO GESTUO-VOCAL, DESENVOLVIDAS POR UMA MÃE EM INTERAÇÃO COM UM BEBÊ SURDO. PARA ISSO, SERÃO ANALISADOS DOIS MOMENTOS DE INTERAÇÃO ENTRE MÃE E CRIANÇA SURDA, MANTIDAS EM SITUAÇÕES NATURALÍSTICAS. OS MOMENTOS DE INTERAÇÃO CORRESPONDEM À FAIXA ETÁRIA DA CRIANÇA ENTRE OS OITO E TRINTA E SEIS MESES DE VIDA. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE OS EXTRATOS SERÃO APRESENTADOS EM DUAS FASES DAS CONDIÇÕES AUDITIVAS: SEM APARELHO AUDITIVO E COM IMPLANTE COCLEAR. A ANÁLISE DOS REGISTROS FOI ELABORADA COM O APOIO DO SOFTWARE ELAN, O QUAL VIABILIZA APRESENTAR, DE MANEIRA PONTUAL, A OCORRÊNCIA E O ENTRELACE ENTRE MODALIDADES. POR FIM, OS RESULTADOS PARCIAIS JÁ ENCONTRADOS, INDICAM QUE A MÃE CRIA ESTRATÉGIAS A PARTIR DO OLHAR, DA ATENÇÃO CONJUNTA E DO GESTO DE TOCAR PARA ESTABELECER EFETIVAMENTE AS TROCAS INTERATIVAS COMUNICATIVAS COM A CRIANÇA SURDA, CONSTRUINDO ASSIM O SEU CAMINHO PARA CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA COM SURDEZ.

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