O PRESENTE ARTIGO BUSCA ANALISAR OS DADOS DA LÍNGUA FALADA DO PORTUGUÊS MOÇAMBICANO (PM)
PRODUZIDOS POR ALUNOS DA UNIVERSIDADE DE INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
(UNILAB) LOCALIZADA NO CEARÁ, A FIM DE MAPEAR A DISTRIBUIÇÃO DE SUJEITOS NULOS E PLENOS DESSES
DADOS, SENDO O CORPUS COMPOSTO DE 188 FRASES CONTENDO SUJEITOS NULOS E PLENOS. A PARTIR DESSE
CORPUS, FOI POSSÍVEL COMPARAR OS DADOS DE FALA OBTIDOS COM OS DADOS DA LÍNGUA ESCRITA DO PORTUGUÊS
BRASILEIRO (PB) (EM PARTICULAR, DE REDAÇÕES PRODUZIDAS POR ALUNOS RECIFENSES PARA SEU INGRESSO NO
ENSINO SUPERIOR) ANALISADOS POR JUNIOR (2018). ALÉM DISSO, O TRABALHO TAMBÉM OBJETIVA ANALISAR A
NATUREZA DE FLEXÃO VERBAL NOS DADOS DAS DUAS VARIEDADES DO PORTUGUÊS EM ANÁLISE E SUAS POSSÍVEIS
IMPLICAÇÕES PARA O USO DE SUJEITOS NULOS, BEM COMO DISCUTIR SE HÁ EVIDÊNCIAS DA INFLUÊNCIA DO PB, POR
EXEMPLO, NOS DADOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES MOÇAMBICANOS QUE ESTÃO COM MAIOR TEMPO DE
PERMANÊNCIA NO BRASIL. PARA TANTO, ESTE ESTUDO BASEIA-SE NA TEORIA DE PRINCÍPIOS E PARÂMETROS
(CHOMSKY, 1981) NO QUE CONCERNE ESPECIFICAMENTE AO PARÂMETRO DO SUJEITO NULO QUE TEM A VER
COM AS ESTRATÉGIAS DE PREENCHIMENTO DA POSIÇÃO SUJEITO NAS LÍNGUAS NATURAIS (SE CATEGORIA PLENA OU
CATEGORIA NULA). EM GERAL, OS DADOS, ATÉ ENTÃO ANALISADOS, MOSTRAM QUE O PM ESTÁ APRESENTANDO UM
GRANDE NÚMERO DE SUJEITOS PLENOS, À SEMELHANÇA DO PB, O QUE PARECE INDICAR UM COMPORTAMENTO
DISTINTO DE LÍNGUAS DE SUJEITO NULO CONSISTENTES COMO O ESPANHOL, O ITALIANO E O PORTUGUÊS EUROPEU. NO
ENTANTO, NÃO É POSSÍVEL AFIRMAR QUE A VARIEDADE MOÇAMBICANA DO PORTUGUÊS ESTEJA PASSANDO POR UM
PROCESSO DE ENFRAQUECIMENTO DA MORFOLOGIA DE FLEXÃO VERBAL, VISTO QUE NOS DADOS ANALISADOS É
POSSÍVEL OBSERVAR QUE HÁ BASTANTE CONCORDÂNCIA VERBAL ESTABELECIDA ENTRE OS SUJEITOS E A FLEXÃO VERBAL.
AINDA, OBSERVA-SE QUE OS ALUNOS MOÇAMBICANOS QUE ESTÃO A MAIS TEMPO NO BRASIL TENDEM A USAR MAIS
SUJEITOS PLENOS, EM CONTRAPARTIDA AOS QUE ESTÃO A MENOS TEMPO, O QUE VAI NA DIREÇÃO DA HIPÓTESE DE
QUE O PB POSSA ESTAR EXERCENDO INFLUÊNCIA NO PM, POIS NAQUELA LÍNGUA SUJEITOS PLENOS SÃO MUITO
PRODUTIVOS TANTO NA LÍNGUA FALADA (DUARTE 1995, 2000) QUANTO NA LÍNGUA ESCRITA (JUNIOR, 2018).