ESTE TRABALHO OBJETIVA VERIFICAR E ANALISAR A ESTRUTURA E O CONTEÚDO DE ESPECÍFICOS CAPÍTULOS DO LIVRO DIDÁTICO (2004), DESTINADO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. APONTAREMOS COMO O LIVRO FOI ESTRUTURADO, A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS E AS FORMULAÇÕES DE ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS PARA SEU PÚBLICO, ISTO É, PARA OS DISCENTES. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DESTE MATERIAL COMO FERRAMENTA EXCLUSIVA EM SALA DE AULA E SE O MESMO SUPRI TODAS AS NECESSIDADES NECESSÁRIAS, NOSSA PREOCUPAÇÃO É TENTAR ENTENDER, A PARTIR DE NOSSA COMPREENSÃO ANCORADA ÀS DE ALGUNS TEÓRICOS, SE O LIVRO SUPRACITADO CONTRIBUI DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA A APRENDIZAGEM REFLEXIVA DO ALUNADO, E SE NÃO, O QUE PODERÍAMOS PENSAR E APONTAR PARA MELHORAR A ORGANIZAÇÃO DESSES MATERIAIS DIDÁTICOS E QUAL/QUAIS CAMINHOS O PROFESSOR PODE TOMAR PARA COMPLEMENTAR AS LACUNAS DEIXADAS PELO LIVRO DIDÁTICO. PARA AMPARO TEÓRICO, RECORREMOS AOS ESCRITOS DE BUNZEN (2006)/(2013), MENDONÇA (2006)/(2013) FRANCELINO (ORG.2011), HALMENSCHLAGER (2005); AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN, 1997) E MARCONI E LAKATOS (2003). PARTINDO DE NOSSAS ESCOLHAS E AMPAROS TEÓRICOS, BUSCAMOS SITUAR NOSSAS DEFESAS DE IDEIAS E CRÍTICAS, UMA VEZ QUE, A NÓS É CABÍVEL FAZER A MEDIAÇÃO E A LIGAÇÃO ENTRE OS ASSUNTOS ABORDADOS. ASSIM SENDO, É POSSÍVEL CONSIDERAR QUE APENAS A PROPOSTA DO MATERIAL APRESENTADO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A BASE TEÓRICA, NÃO ASSISTE DE FORMA TOTALITÁRIA PARA O APRENDIZADO DO ALUNO. DIANTE DO EXPOSTO, É NECESSÁRIO RESSALTAR QUE O LIVRO DEVE SER USADO COMO UM DOS RECURSOS EM SALA DE AULA, COMO UM AMPARO E NÃO COMO UM OBJETO EXCLUSIVO A SER SEGUIDO,. CONCLUÍMOS QUE AS DEFINIÇÕES DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS, TALVEZ, NÃO SEJAM SUFICIENTES PARA QUE O ALUNADO AS COMPREENDA E, NA PRÁTICA, VENHA A USÁ-LAS. PORTANTO, É FUNDAMENTAL, QUE O DOCENTE SAIBA SE UTILIZAR DE ELEMENTOS PEDAGÓGICOS PARA PREENCHER AS LACUNAS DO LIVRO DIDÁTICO, PARA QUE POSSA PROPORCIONAR O MELHOR ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POSSÍVEL.