ENTRE O BARROCO E O CIBORGUE: A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO TRANS
"2020-11-17 10:33:45" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72023 "edicao_id" => 144 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 79 "titulo" => "ENTRE O BARROCO E O CIBORGUE: A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO TRANS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ALMEJA ANALISAR A RELAÇÃO DO CORPO ENQUANTO MARCA IDENTITÁRIA E SUA RELAÇÃO COM O NATURAL E O NÃO NATURAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO TRANS, PROPONDO REFLEXÕES SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO, DE SEXUALIDADE E TECNOCIÊNCIA, PARTICULARMENTE, AS INTERVENÇÕES E MODIFICAÇÕES CORPORAIS NAS EXPERIÊNCIAS TRANS (TRANSEXUAL, TRAVESTI E TRANSGÊNERO). NESTA DIREÇÃO, O CONCEITO DO CIBORGUE É RELEVANTE PARA PENSAR O USO DO CORPO, CORPO ESTE QUE, NA VISÃO DE HARAWAY, MISTURA CADA VEZ MAIS OS HUMANOS E AS MÁQUINAS. PARA ISSO, TOMAREMOS COMO PRINCIPAL BASE TEÓRICA DONNA J. HARAWAY QUE ANALISA A RELAÇÃO ENTRE HUMANO E MÁQUINA E COMO O CORPO, UM CORPO CIBORGUE, TEM FUNÇÃO DETERMINANTE NA CONSTRUÇÃO DESSA NOVA IDENTIDADE. TAMBÉM RECORREMOS A MANUEL ROBERTO ESCOBAR C. QUE DEFENDE QUE O CORPO TRANS É BARROCO, CARACTERIZANDO A ESTÉTICA COMO UMA RECOMPOSIÇÃO SOCIAL DE SOBREVIVENTES, DA QUAL A CORPORALIDADE TRANS É UM EXEMPLO. DESSA FORMA, AO DISCUTIR O USO DO CORPO COMO POTÊNCIA SUBVERSIVA, COMO É O CASO DAS PESSOAS TRANSGÊNERAS, ATÉ ENTÃO SILENCIADAS, PROBLEMATIZAMOS A TRAJETÓRIA DE PRODUÇÃO DO CORPO TRANS,QUE SUBSISTEM DENTRO DE UMA CULTURA QUE TENDE A DISCIPLINAR E NORMATIZAR O QUE É MASCULINO E O QUE É FEMININO. POR FIM, EM UMA SOCIEDADE DE MULTIPLICIDADES E EM CONSTANTE MUDANÇA, PRECISAMOS CADA VEZ MAIS PRODUZIR ALTERNATIVAS ÀS TRADICIONAIS CONCEPÇÕES DE CORPOS E MODOS DE VIDA QUESTIONANDO O OLHAR PATOLOGIZANTE SOBRE AS ALTERAÇÕES CORPORAIS QUANDO EM NARRATIVAS DE TRANSGENERIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03: Linguagem, gênero e sexualidade: pensamento contemporâneo" "palavra_chave" => "TEORIA QUEER, CIBORGUE, BARROCO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA3_ID7909102020113506.pdf" "created_at" => "2020-11-17 15:29:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA MOURA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "ROBERTA CAVALCANTI" "autor_email" => "amarela.cavalcanti@gmail." "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-coneil" "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL" "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72023 "edicao_id" => 144 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 79 "titulo" => "ENTRE O BARROCO E O CIBORGUE: A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO TRANS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ALMEJA ANALISAR A RELAÇÃO DO CORPO ENQUANTO MARCA IDENTITÁRIA E SUA RELAÇÃO COM O NATURAL E O NÃO NATURAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO TRANS, PROPONDO REFLEXÕES SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO, DE SEXUALIDADE E TECNOCIÊNCIA, PARTICULARMENTE, AS INTERVENÇÕES E MODIFICAÇÕES CORPORAIS NAS EXPERIÊNCIAS TRANS (TRANSEXUAL, TRAVESTI E TRANSGÊNERO). NESTA DIREÇÃO, O CONCEITO DO CIBORGUE É RELEVANTE PARA PENSAR O USO DO CORPO, CORPO ESTE QUE, NA VISÃO DE HARAWAY, MISTURA CADA VEZ MAIS OS HUMANOS E AS MÁQUINAS. PARA ISSO, TOMAREMOS COMO PRINCIPAL BASE TEÓRICA DONNA J. HARAWAY QUE ANALISA A RELAÇÃO ENTRE HUMANO E MÁQUINA E COMO O CORPO, UM CORPO CIBORGUE, TEM FUNÇÃO DETERMINANTE NA CONSTRUÇÃO DESSA NOVA IDENTIDADE. TAMBÉM RECORREMOS A MANUEL ROBERTO ESCOBAR C. QUE DEFENDE QUE O CORPO TRANS É BARROCO, CARACTERIZANDO A ESTÉTICA COMO UMA RECOMPOSIÇÃO SOCIAL DE SOBREVIVENTES, DA QUAL A CORPORALIDADE TRANS É UM EXEMPLO. DESSA FORMA, AO DISCUTIR O USO DO CORPO COMO POTÊNCIA SUBVERSIVA, COMO É O CASO DAS PESSOAS TRANSGÊNERAS, ATÉ ENTÃO SILENCIADAS, PROBLEMATIZAMOS A TRAJETÓRIA DE PRODUÇÃO DO CORPO TRANS,QUE SUBSISTEM DENTRO DE UMA CULTURA QUE TENDE A DISCIPLINAR E NORMATIZAR O QUE É MASCULINO E O QUE É FEMININO. POR FIM, EM UMA SOCIEDADE DE MULTIPLICIDADES E EM CONSTANTE MUDANÇA, PRECISAMOS CADA VEZ MAIS PRODUZIR ALTERNATIVAS ÀS TRADICIONAIS CONCEPÇÕES DE CORPOS E MODOS DE VIDA QUESTIONANDO O OLHAR PATOLOGIZANTE SOBRE AS ALTERAÇÕES CORPORAIS QUANDO EM NARRATIVAS DE TRANSGENERIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03: Linguagem, gênero e sexualidade: pensamento contemporâneo" "palavra_chave" => "TEORIA QUEER, CIBORGUE, BARROCO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA3_ID7909102020113506.pdf" "created_at" => "2020-11-17 15:29:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA MOURA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "ROBERTA CAVALCANTI" "autor_email" => "amarela.cavalcanti@gmail." "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-coneil" "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL" "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }