A DISLEXIA É UM PROBLEMA SÉRIO E ESPECÍFICO NO APRENDIZADO DA LINGUAGEM ESCRITA, APRESENTANDO
SINTOMAS NO PROCESSAMENTO FONOLÓGICO COMO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, A MEMÓRIA VERBAL/FONOLÓGICA
DE CURTO PRAZO E A NOMEAÇÃO RÁPIDA DE FIGURAS, COM DIFICULDADES NA REPRESENTAÇÃO E ANÁLISE MENTAL DOS
PADRÕES DE SOM DA LÍNGUA. ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO APRESENTAR MÉTODOS UTILIZADOS POR ALGUNS AUTORES
PARA A VERIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA DE ESCOLARES COM DIAGNÓSTICOS DE DISLEXIA.
REALIZOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM OBRAS LITERÁRIAS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, DISPONÍVEIS EM BASE DE
DADOS SCIELO (SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE) E GOOGLE ACADÊMICO. FOI REALIZADA UMA REVISÃO
INTEGRATIVA UTILIZANDO ANÁLISE DE CONTEÚDO E CONSIDERADO TRABALHOS EMPÍRICOS. OS RESULTADOS MOSTRARAM
QUE ESCOLARES COM DISLEXIA APRESENTARAM MAIOR FREQUÊNCIA EM ERROS DO TIPO UNÍVOCO NA ESCRITA E
LEITURA. A ESCRITA ORTOGRÁFICA GERA ERROS MAIS GRAVES SE COMPARADA À LEITURA, DEVIDO À COMPLEXIDADE DE
ALGUNS FONEMAS E GRAFEMAS. A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS FONOLÓGICAS É EFICAZ NO DESENVOLVIMENTO DA
LEITURA. A TIPOGRAFIA DA LETRA, NÃO INFLUENCIA NA APRENDIZAGEM DA LEITURA. PARA UM MELHOR DESEMPENHO
NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE DISLEXIA, É NECESSÁRIO
QUE AS ESCOLAS TENHAM UM MELHOR SUPORTE PROFISSIONAL, AUMENTANDO A CONFIANÇA, OS TRATAMENTOS E
ESTRATÉGIAS QUE FACILITAM O APRENDIZADO.