AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA: A DISLEXIA E SUAS
INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2020-11-17 10:33:45" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72009 "edicao_id" => 144 "trabalho_id" => 191 "inscrito_id" => 167 "titulo" => """ AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA: A DISLEXIA E SUAS\r\n INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM """ "resumo" => """ A DISLEXIA É UM PROBLEMA SÉRIO E ESPECÍFICO NO APRENDIZADO DA LINGUAGEM ESCRITA, APRESENTANDO\r\n SINTOMAS NO PROCESSAMENTO FONOLÓGICO COMO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, A MEMÓRIA VERBAL/FONOLÓGICA\r\n DE CURTO PRAZO E A NOMEAÇÃO RÁPIDA DE FIGURAS, COM DIFICULDADES NA REPRESENTAÇÃO E ANÁLISE MENTAL DOS\r\n PADRÕES DE SOM DA LÍNGUA. ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO APRESENTAR MÉTODOS UTILIZADOS POR ALGUNS AUTORES\r\n PARA A VERIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA DE ESCOLARES COM DIAGNÓSTICOS DE DISLEXIA.\r\n REALIZOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM OBRAS LITERÁRIAS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, DISPONÍVEIS EM BASE DE\r\n DADOS SCIELO (SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE) E GOOGLE ACADÊMICO. FOI REALIZADA UMA REVISÃO\r\n INTEGRATIVA UTILIZANDO ANÁLISE DE CONTEÚDO E CONSIDERADO TRABALHOS EMPÍRICOS. OS RESULTADOS MOSTRARAM\r\n QUE ESCOLARES COM DISLEXIA APRESENTARAM MAIOR FREQUÊNCIA EM ERROS DO TIPO UNÍVOCO NA ESCRITA E\r\n LEITURA. A ESCRITA ORTOGRÁFICA GERA ERROS MAIS GRAVES SE COMPARADA À LEITURA, DEVIDO À COMPLEXIDADE DE\r\n ALGUNS FONEMAS E GRAFEMAS. A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS FONOLÓGICAS É EFICAZ NO DESENVOLVIMENTO DA\r\n LEITURA. A TIPOGRAFIA DA LETRA, NÃO INFLUENCIA NA APRENDIZAGEM DA LEITURA. PARA UM MELHOR DESEMPENHO\r\n NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE DISLEXIA, É NECESSÁRIO\r\n QUE AS ESCOLAS TENHAM UM MELHOR SUPORTE PROFISSIONAL, AUMENTANDO A CONFIANÇA, OS TRATAMENTOS E\r\n ESTRATÉGIAS QUE FACILITAM O APRENDIZADO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, ERROS DISLÉXICOS, LEITURA E ESCRITA, PROCESSOS COGNITIVOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA2_ID16724092020144829.pdf" "created_at" => "2020-11-17 15:29:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIVALDO BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSIVALDO BARBOSA" "autor_email" => "josivaldointegral@gmail.c" "autor_ies" => "UNINTER" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-coneil" "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL" "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72009 "edicao_id" => 144 "trabalho_id" => 191 "inscrito_id" => 167 "titulo" => """ AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA: A DISLEXIA E SUAS\r\n INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM """ "resumo" => """ A DISLEXIA É UM PROBLEMA SÉRIO E ESPECÍFICO NO APRENDIZADO DA LINGUAGEM ESCRITA, APRESENTANDO\r\n SINTOMAS NO PROCESSAMENTO FONOLÓGICO COMO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, A MEMÓRIA VERBAL/FONOLÓGICA\r\n DE CURTO PRAZO E A NOMEAÇÃO RÁPIDA DE FIGURAS, COM DIFICULDADES NA REPRESENTAÇÃO E ANÁLISE MENTAL DOS\r\n PADRÕES DE SOM DA LÍNGUA. ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO APRESENTAR MÉTODOS UTILIZADOS POR ALGUNS AUTORES\r\n PARA A VERIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA DE ESCOLARES COM DIAGNÓSTICOS DE DISLEXIA.\r\n REALIZOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM OBRAS LITERÁRIAS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, DISPONÍVEIS EM BASE DE\r\n DADOS SCIELO (SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE) E GOOGLE ACADÊMICO. FOI REALIZADA UMA REVISÃO\r\n INTEGRATIVA UTILIZANDO ANÁLISE DE CONTEÚDO E CONSIDERADO TRABALHOS EMPÍRICOS. OS RESULTADOS MOSTRARAM\r\n QUE ESCOLARES COM DISLEXIA APRESENTARAM MAIOR FREQUÊNCIA EM ERROS DO TIPO UNÍVOCO NA ESCRITA E\r\n LEITURA. A ESCRITA ORTOGRÁFICA GERA ERROS MAIS GRAVES SE COMPARADA À LEITURA, DEVIDO À COMPLEXIDADE DE\r\n ALGUNS FONEMAS E GRAFEMAS. A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS FONOLÓGICAS É EFICAZ NO DESENVOLVIMENTO DA\r\n LEITURA. A TIPOGRAFIA DA LETRA, NÃO INFLUENCIA NA APRENDIZAGEM DA LEITURA. PARA UM MELHOR DESEMPENHO\r\n NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE DISLEXIA, É NECESSÁRIO\r\n QUE AS ESCOLAS TENHAM UM MELHOR SUPORTE PROFISSIONAL, AUMENTANDO A CONFIANÇA, OS TRATAMENTOS E\r\n ESTRATÉGIAS QUE FACILITAM O APRENDIZADO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, ERROS DISLÉXICOS, LEITURA E ESCRITA, PROCESSOS COGNITIVOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA2_ID16724092020144829.pdf" "created_at" => "2020-11-17 15:29:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIVALDO BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSIVALDO BARBOSA" "autor_email" => "josivaldointegral@gmail.c" "autor_ies" => "UNINTER" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-coneil" "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL" "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }