Artigo Anais do I CONEIL

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-92-4

AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA: A DISLEXIA E SUAS INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, ERROS DISLÉXICOS, LEITURA E ESCRITA, PROCESSOS COGNITIVOS, Comunicação Oral (CO) AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem
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      DE CURTO PRAZO E A NOMEAÇÃO RÁPIDA DE FIGURAS, COM DIFICULDADES NA REPRESENTAÇÃO E ANÁLISE MENTAL DOS\r\n
      PADRÕES DE SOM DA LÍNGUA. ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO APRESENTAR MÉTODOS UTILIZADOS POR ALGUNS AUTORES\r\n
      PARA A VERIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA DE ESCOLARES COM DIAGNÓSTICOS DE DISLEXIA.\r\n
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      INTEGRATIVA UTILIZANDO ANÁLISE DE CONTEÚDO E CONSIDERADO TRABALHOS EMPÍRICOS. OS RESULTADOS MOSTRARAM\r\n
      QUE ESCOLARES COM DISLEXIA APRESENTARAM MAIOR FREQUÊNCIA EM ERROS DO TIPO UNÍVOCO NA ESCRITA E\r\n
      LEITURA. A ESCRITA ORTOGRÁFICA GERA ERROS MAIS GRAVES SE COMPARADA À LEITURA, DEVIDO À COMPLEXIDADE DE\r\n
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      LEITURA. A TIPOGRAFIA DA LETRA, NÃO INFLUENCIA NA APRENDIZAGEM DA LEITURA. PARA UM MELHOR DESEMPENHO\r\n
      NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE DISLEXIA, É NECESSÁRIO\r\n
      QUE AS ESCOLAS TENHAM UM MELHOR SUPORTE PROFISSIONAL, AUMENTANDO A CONFIANÇA, OS TRATAMENTOS E\r\n
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Publicado em 17 de novembro de 2020

Resumo

A DISLEXIA É UM PROBLEMA SÉRIO E ESPECÍFICO NO APRENDIZADO DA LINGUAGEM ESCRITA, APRESENTANDO SINTOMAS NO PROCESSAMENTO FONOLÓGICO COMO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, A MEMÓRIA VERBAL/FONOLÓGICA DE CURTO PRAZO E A NOMEAÇÃO RÁPIDA DE FIGURAS, COM DIFICULDADES NA REPRESENTAÇÃO E ANÁLISE MENTAL DOS PADRÕES DE SOM DA LÍNGUA. ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO APRESENTAR MÉTODOS UTILIZADOS POR ALGUNS AUTORES PARA A VERIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA DE ESCOLARES COM DIAGNÓSTICOS DE DISLEXIA. REALIZOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM OBRAS LITERÁRIAS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, DISPONÍVEIS EM BASE DE DADOS SCIELO (SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE) E GOOGLE ACADÊMICO. FOI REALIZADA UMA REVISÃO INTEGRATIVA UTILIZANDO ANÁLISE DE CONTEÚDO E CONSIDERADO TRABALHOS EMPÍRICOS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE ESCOLARES COM DISLEXIA APRESENTARAM MAIOR FREQUÊNCIA EM ERROS DO TIPO UNÍVOCO NA ESCRITA E LEITURA. A ESCRITA ORTOGRÁFICA GERA ERROS MAIS GRAVES SE COMPARADA À LEITURA, DEVIDO À COMPLEXIDADE DE ALGUNS FONEMAS E GRAFEMAS. A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS FONOLÓGICAS É EFICAZ NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA. A TIPOGRAFIA DA LETRA, NÃO INFLUENCIA NA APRENDIZAGEM DA LEITURA. PARA UM MELHOR DESEMPENHO NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE DISLEXIA, É NECESSÁRIO QUE AS ESCOLAS TENHAM UM MELHOR SUPORTE PROFISSIONAL, AUMENTANDO A CONFIANÇA, OS TRATAMENTOS E ESTRATÉGIAS QUE FACILITAM O APRENDIZADO.

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