Artigo Anais do I CONEIL

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-92-4

OS MECANISMOS LINGUISTICOS-COGNITIVOS NA PRODUÇÃO ESCRITA

Palavra-chaves: ESCRITA, PRODUÇÃO TEXTUAL, ENSINO FUNDAMENTAL, INTERVENÇÃO., Comunicação Oral (CO) AT 05: Linguagem e cognição: diálogos em perspectivas
"2020-11-17 10:33:45" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72042
    "edicao_id" => 144
    "trabalho_id" => 192
    "inscrito_id" => 167
    "titulo" => """
      OS MECANISMOS LINGUISTICOS-COGNITIVOS NA PRODUÇÃO\r\n
      \r\n
      ESCRITA
      """
    "resumo" => """
      A ESCRITA ENVOLVE ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E CULTURAIS, LINGUÍSTICOS, PRAGMÁTICOS E COGNITIVOS, SE\r\n
      TORNANDO UM TRABALHO COMPLEXO, POIS EXIGE DO ESCRITOR ORGANIZAÇÃO DE IDEIAS E DE CONTEÚDO,\r\n
      ESTRUTURAÇÃO, ATENÇÃO A REGRAS GRAMATICAIS, LEITURA E REFLEXÃO, CLAREZA, DE FORMA QUE O LEITOR\r\n
      COMPREENDA AS INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS. ESTE ESTUDO OBJETIVOU-SE IDENTIFICAR OS PRESSUPOSTOS\r\n
      MECANISMOS LINGUÍSTICOS-COGNITIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE UM ESTUDANTE DO 6º ANO DO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BARREIROS- PE. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA ANÁLISE\r\n
      DOS PRESSUPOSTOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS-COGNITIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE UM ESTUDANTE DE 11 ANOS\r\n
      DE IDADE, DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BARREIROS- PE. FOI\r\n
      SOLICITADA AO DISCENTE A PRODUÇÃO DE UMA REDAÇÃO OBEDECENDO AO TEMA “A ENCHENTE OCORRIDA EM\r\n
      BARREIROS NO ANO DE 2010”. NÃO FOI DETERMINADO O NÚMERO DE LINHAS E ATRIBUIÇÃO DE NOTA. PERCEBEU-SE\r\n
      NA ESCRITA DO TEXTO A INCIDÊNCIA DE PALAVRAS REPETIDAS, ORAÇÕES COORDENADAS FRAGMENTADAS SEM COESÃO E\r\n
      COERÊNCIA, SEGMENTAÇÃO INDEVIDA E AUSÊNCIA DE SEGMENTAÇÃO, IRREGULARIZAÇÃO ORTOGRÁFICA, AUSÊNCIA DE\r\n
      PONTUAÇÃO, DE LETRA MAIÚSCULA, PARÁGRAFOS, AUSÊNCIA DE ACENTUAÇÃO, TROCA DE LETRAS E, ORALIZAÇÃO DA\r\n
      ESCRITA. TORNA-SE NECESSÁRIO O DIÁLOGO SOBRE O TEXTO, COMO FORMA DE INCENTIVAR A UM MELHOR\r\n
      DESEMPENHO DISCURSIVO, PARA QUE ESTE DISCENTE SAIBA SE EXPRESSAR E COMUNICAR COM A SOCIEDADE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 05: Linguagem e cognição: diálogos em perspectivas"
    "palavra_chave" => "ESCRITA, PRODUÇÃO TEXTUAL, ENSINO FUNDAMENTAL, INTERVENÇÃO., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA5_ID16721092020090055.pdf"
    "created_at" => "2020-11-17 15:29:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIVALDO BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIVALDO BARBOSA"
    "autor_email" => "josivaldointegral@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNINTER"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-coneil"
    "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45"
    "publicacao_id" => 70
    "publicacao_nome" => "Revista CONEIL"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72042
    "edicao_id" => 144
    "trabalho_id" => 192
    "inscrito_id" => 167
    "titulo" => """
      OS MECANISMOS LINGUISTICOS-COGNITIVOS NA PRODUÇÃO\r\n
      \r\n
      ESCRITA
      """
    "resumo" => """
      A ESCRITA ENVOLVE ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E CULTURAIS, LINGUÍSTICOS, PRAGMÁTICOS E COGNITIVOS, SE\r\n
      TORNANDO UM TRABALHO COMPLEXO, POIS EXIGE DO ESCRITOR ORGANIZAÇÃO DE IDEIAS E DE CONTEÚDO,\r\n
      ESTRUTURAÇÃO, ATENÇÃO A REGRAS GRAMATICAIS, LEITURA E REFLEXÃO, CLAREZA, DE FORMA QUE O LEITOR\r\n
      COMPREENDA AS INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS. ESTE ESTUDO OBJETIVOU-SE IDENTIFICAR OS PRESSUPOSTOS\r\n
      MECANISMOS LINGUÍSTICOS-COGNITIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE UM ESTUDANTE DO 6º ANO DO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BARREIROS- PE. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA ANÁLISE\r\n
      DOS PRESSUPOSTOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS-COGNITIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE UM ESTUDANTE DE 11 ANOS\r\n
      DE IDADE, DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BARREIROS- PE. FOI\r\n
      SOLICITADA AO DISCENTE A PRODUÇÃO DE UMA REDAÇÃO OBEDECENDO AO TEMA “A ENCHENTE OCORRIDA EM\r\n
      BARREIROS NO ANO DE 2010”. NÃO FOI DETERMINADO O NÚMERO DE LINHAS E ATRIBUIÇÃO DE NOTA. PERCEBEU-SE\r\n
      NA ESCRITA DO TEXTO A INCIDÊNCIA DE PALAVRAS REPETIDAS, ORAÇÕES COORDENADAS FRAGMENTADAS SEM COESÃO E\r\n
      COERÊNCIA, SEGMENTAÇÃO INDEVIDA E AUSÊNCIA DE SEGMENTAÇÃO, IRREGULARIZAÇÃO ORTOGRÁFICA, AUSÊNCIA DE\r\n
      PONTUAÇÃO, DE LETRA MAIÚSCULA, PARÁGRAFOS, AUSÊNCIA DE ACENTUAÇÃO, TROCA DE LETRAS E, ORALIZAÇÃO DA\r\n
      ESCRITA. TORNA-SE NECESSÁRIO O DIÁLOGO SOBRE O TEXTO, COMO FORMA DE INCENTIVAR A UM MELHOR\r\n
      DESEMPENHO DISCURSIVO, PARA QUE ESTE DISCENTE SAIBA SE EXPRESSAR E COMUNICAR COM A SOCIEDADE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 05: Linguagem e cognição: diálogos em perspectivas"
    "palavra_chave" => "ESCRITA, PRODUÇÃO TEXTUAL, ENSINO FUNDAMENTAL, INTERVENÇÃO., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA5_ID16721092020090055.pdf"
    "created_at" => "2020-11-17 15:29:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIVALDO BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIVALDO BARBOSA"
    "autor_email" => "josivaldointegral@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNINTER"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-coneil"
    "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45"
    "publicacao_id" => 70
    "publicacao_nome" => "Revista CONEIL"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de novembro de 2020

Resumo

A ESCRITA ENVOLVE ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E CULTURAIS, LINGUÍSTICOS, PRAGMÁTICOS E COGNITIVOS, SE TORNANDO UM TRABALHO COMPLEXO, POIS EXIGE DO ESCRITOR ORGANIZAÇÃO DE IDEIAS E DE CONTEÚDO, ESTRUTURAÇÃO, ATENÇÃO A REGRAS GRAMATICAIS, LEITURA E REFLEXÃO, CLAREZA, DE FORMA QUE O LEITOR COMPREENDA AS INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS. ESTE ESTUDO OBJETIVOU-SE IDENTIFICAR OS PRESSUPOSTOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS-COGNITIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE UM ESTUDANTE DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BARREIROS- PE. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA ANÁLISE DOS PRESSUPOSTOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS-COGNITIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE UM ESTUDANTE DE 11 ANOS DE IDADE, DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BARREIROS- PE. FOI SOLICITADA AO DISCENTE A PRODUÇÃO DE UMA REDAÇÃO OBEDECENDO AO TEMA “A ENCHENTE OCORRIDA EM BARREIROS NO ANO DE 2010”. NÃO FOI DETERMINADO O NÚMERO DE LINHAS E ATRIBUIÇÃO DE NOTA. PERCEBEU-SE NA ESCRITA DO TEXTO A INCIDÊNCIA DE PALAVRAS REPETIDAS, ORAÇÕES COORDENADAS FRAGMENTADAS SEM COESÃO E COERÊNCIA, SEGMENTAÇÃO INDEVIDA E AUSÊNCIA DE SEGMENTAÇÃO, IRREGULARIZAÇÃO ORTOGRÁFICA, AUSÊNCIA DE PONTUAÇÃO, DE LETRA MAIÚSCULA, PARÁGRAFOS, AUSÊNCIA DE ACENTUAÇÃO, TROCA DE LETRAS E, ORALIZAÇÃO DA ESCRITA. TORNA-SE NECESSÁRIO O DIÁLOGO SOBRE O TEXTO, COMO FORMA DE INCENTIVAR A UM MELHOR DESEMPENHO DISCURSIVO, PARA QUE ESTE DISCENTE SAIBA SE EXPRESSAR E COMUNICAR COM A SOCIEDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.