SILVA, Josivaldo Barbosa Da. Os mecanismos linguisticos-cognitivos na produção escrita. Anais do I CONEIL... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72042>. Acesso em: 21/11/2024 10:53
A ESCRITA ENVOLVE ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E CULTURAIS, LINGUÍSTICOS, PRAGMÁTICOS E COGNITIVOS, SE TORNANDO UM TRABALHO COMPLEXO, POIS EXIGE DO ESCRITOR ORGANIZAÇÃO DE IDEIAS E DE CONTEÚDO, ESTRUTURAÇÃO, ATENÇÃO A REGRAS GRAMATICAIS, LEITURA E REFLEXÃO, CLAREZA, DE FORMA QUE O LEITOR COMPREENDA AS INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS. ESTE ESTUDO OBJETIVOU-SE IDENTIFICAR OS PRESSUPOSTOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS-COGNITIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE UM ESTUDANTE DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BARREIROS- PE. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA ANÁLISE DOS PRESSUPOSTOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS-COGNITIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE UM ESTUDANTE DE 11 ANOS DE IDADE, DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BARREIROS- PE. FOI SOLICITADA AO DISCENTE A PRODUÇÃO DE UMA REDAÇÃO OBEDECENDO AO TEMA “A ENCHENTE OCORRIDA EM BARREIROS NO ANO DE 2010”. NÃO FOI DETERMINADO O NÚMERO DE LINHAS E ATRIBUIÇÃO DE NOTA. PERCEBEU-SE NA ESCRITA DO TEXTO A INCIDÊNCIA DE PALAVRAS REPETIDAS, ORAÇÕES COORDENADAS FRAGMENTADAS SEM COESÃO E COERÊNCIA, SEGMENTAÇÃO INDEVIDA E AUSÊNCIA DE SEGMENTAÇÃO, IRREGULARIZAÇÃO ORTOGRÁFICA, AUSÊNCIA DE PONTUAÇÃO, DE LETRA MAIÚSCULA, PARÁGRAFOS, AUSÊNCIA DE ACENTUAÇÃO, TROCA DE LETRAS E, ORALIZAÇÃO DA ESCRITA. TORNA-SE NECESSÁRIO O DIÁLOGO SOBRE O TEXTO, COMO FORMA DE INCENTIVAR A UM MELHOR DESEMPENHO DISCURSIVO, PARA QUE ESTE DISCENTE SAIBA SE EXPRESSAR E COMUNICAR COM A SOCIEDADE.