A ASCENS?O DO ROMANCE NA INGLATERRA DO S?CULO XVIII N?O SE DEU DE FORMA TRANQUILA, UMA VEZ QUE ELE N?O FOI BEM ACEITO PELA CR?TICA, VISTO QUE ELA DEFENDIA A PERMAN?NCIA DOS TEXTOS CL?SSICOS, ALEGANDO QUE ESTES TINHAM TRADI??O, HIST?RIA, E ERAM RESPONS?VEIS PELA FORMA??O DAS PESSOAS. TODAVIA, O G?NERO SE POPULARIZOU ENTRE OS LEITORES E OS ESCRITORES, ESTES ?LTIMOS PRODUZIRAM MUITOS TEXTOS QUE FICARAM PERDIDOS NESSE PERCURSO HIST?RICO E QUE PRECISAM SER REVISTOS, POIS ELES CARREGAM PENSAMENTOS E DISCUSS?ES SOBRE O G?NERO EM ASCENS?O E AS MUDAN?AS SOCIAIS, ASPECTO QUE JUSTIFICA A PROPOSTA DO PRESENTE TRABALHO, POIS DAR VOZ A ESSAS PRODU??ES ? REVER QUEST?ES QUE NECESSITAM DE ATEN??O, COMO ? O CASO DO ROMANCE THE CASTLE OF OTRANTO (1764 E 1765), DO ESCRITOR HORACE WALPOLE QUE, NOS PREF?CIOS INTRODUT?RIOS DAS DUAS PUBLICA??ES, TECEU DISCUSS?ES SOBRE ESSE G?NERO EM FORMA??O. PENSANDO NESSAS QUEST?ES, O PROP?SITO DESTE TRABALHO ? REFLETIR SOBRE A FORMA??O E O PERFIL DO P?BLICO LEITOR DE ROMANCE NA INGLATERRA DO S?CULO XVIII. COMO RECORTE, ESCOLHEMOS O SEGUNDO PREF?CIO DO ROMANCE CITADO, POR TER SIDO NELE ONDE WALPOLE ESTABELECEU DI?LOGO DIRETO COM OS LEITORES. PARA A REALIZA??O DO PRESENTE ESTUDO, PROPOMOS UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA COM LEVANTAMENTO DAS OBRAS TE?RICAS, CR?TICAS E DE HIST?RIA LITER?RIA QUE POSSIBILITEM A VERTICALIDADE DAS DISCUSS?ES, AS QUAIS ENCONTRARAM RESPALDO TE?RICO EM GEORG LUK?CS (2000), MARIA CONCEI??O MONTEIRO (2004), ANTONIO CANDIDO (2006), SANDRA GUARDINI TEIXEIRA VASCONCELOS (2007), MIKHAIL BAKHTIN (2010) E IAN WATT (2010).