Artigo Anais do I CONEIL

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-92-4

O GÊNERO DISCURSIVO DE BAKHTIN E O CÍRCULO COMO CONTRIBUINTE PARA O ENSINO DE LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES

Palavra-chaves: GÊNERO DISCURSIVO, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE LIBRAS, , Comunicação Oral (CO) AT 06: Sintaxe experimental: o processamento correferencial de pronomes e anáforas no PB
"2020-11-17 10:33:45" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72048
    "edicao_id" => 144
    "trabalho_id" => 181
    "inscrito_id" => 639
    "titulo" => "O GÊNERO DISCURSIVO DE BAKHTIN E O CÍRCULO COMO CONTRIBUINTE PARA O ENSINO DE LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES"
    "resumo" => """
      O FENÔMENO SOCIAL DA INTERAÇÃO VERBAL VAI MUITO ALÉM DA UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS E\r\n
      ELEMENTOS DE UMA LÍNGUA. SOMENTE ESSES ELEMENTOS NÃO SÃO CAPAZES DE REPRESENTAR O ATO\r\n
      IRREPETÍVEL, QUE SE ESTABELECE NAS ORAÇÕES, ALÉM DE QUE ESSAS SÃO ACOMPANHADAS DE VARIADOS\r\n
      OUTROS ASPECTOS QUE AS TORNAM ÚNICAS, COMO POR EXEMPLO, ENTONAÇÃO, IDEOLOGIA, RELAÇÕES\r\n
      DIALÓGICAS, SUBJETIVIDADE E ETC. A DIVERSIDADE DE ASPECTOS DESDE O MOMENTO EM QUE O\r\n
      INDIVÍDUO INICIA O SEU PROJETO DISCURSIVO, FAZ DESTE UM ENUNCIADO MUITO MAIOR QUE APENAS\r\n
      ESCOLHAS GRAMATICAIS, HAJA VISTA SERMOS SERES CONSTITUÍDOS SOCIALMENTE E O QUE GARANTE ESSA\r\n
      COMPOSIÇÃO É A LINGUAGEM DENTRO DAS ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA DESDE QUANDO APRENDEMOS\r\n
      A UTILIZAR A FALA. TENDO EM VISTA QUE O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA DO INDIVÍDUO ACONTECE POR\r\n
      MEIO DE ENUNCIADOS, ESTES ESTÃO LIGADOS AO GÊNERO DO DISCURSO, UMA VEZ QUE A CONCRETUDE DO\r\n
      MESMO, SE MOSTRA POR UM ENUNCIADO, LOGO, QUANDO APRENDEMOS A FALAR, APRENDEMOS OS\r\n
      GÊNEROS DE FORMA INDISSOCIADA DO ENUNCIADO. NÃO APRENDEMOS REGRAS GRAMATICAIS PRIMEIRO,\r\n
      PARA DEPOIS ASSOCIÁ-LAS SINTATICAMENTE COM O OBJETIVO DE COMUNICAÇÃO, ISSO SE DÁ DE FORMA\r\n
      NATURAL E DINÂMICA, ASSIM COMO OS GÊNEROS DISCURSIVOS TAMBÉM NÃO SÃO ESTÁTICOS E\r\n
      ENCONTRADOS UNICAMENTE NA MESMA COMPOSIÇÃO DENTRO DE SOMENTE UMA ESFERA DE ATIVIDADE\r\n
      HUMANA, ELES SE MOVEM E SE TRANSFORMAM COM O AGIR HUMANO, PODENDO SER MODIFICADOS A\r\n
      TODO TEMPO, POR ESTE MOTIVO QUE NÃO POSSUEM UM ASPECTO FIXO QUE OS DETERMINAM, ALÉM DE\r\n
      QUE O CRUZAMENTO DOS DIVERSOS GÊNEROS TAMBÉM É POSSÍVEL EM VÁRIOS MOMENTOS DENTRO DAS\r\n
      ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE OS GÊNEROS DISCURSIVOS SURGEM A\r\n
      PARTIR DO MOMENTO DAS INTERAÇÕES VERBAIS EM QUALQUER ESFERA DA ATIVIDADE HUMANA E ESTÃO\r\n
      TOTALMENTE LIGADOS COM AS CONSTRUÇÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS, IDEOLÓGICAS, AXIOLÓGICAS E CULTURAIS\r\n
      DOS SUJEITOS, ALÉM DE QUE É IMPRESCINDÍVEL CREDITAR O ESPAÇO-TEMPO DO LÓCUS ENUNCIATIVO, UMA\r\n
      VEZ QUE NOSSA IDENTIDADE TAMBÉM NÃO É ESTÁTICA, MAS VAI SE CONSTITUINDO ALICERÇADO EM NOSSAS\r\n
      EXPERIÊNCIAS. O ENSINO DE LIBRAS TAMBÉM É UM GÊNERO DO DISCURSO, NESSE SENTIDO, TORNA-SE\r\n
      INDUBITÁVEL A REFLEXÃO ACERCA DAS PRÁTICAS ENVOLVIDAS DENTRO DESSE GÊNERO DISCURSIVO, A FIM DE\r\n
      SE OBTER RESULTADOS MAIS SIGNIFICATIVOS QUANTO A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA POR DISCENTES\r\n
      OUVINTES. É POSSÍVEL ENCONTRAR AULAS DE LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES, E ATÉ MESMO AULAS\r\n
      VOLTADAS EXCLUSIVAMENTE PARA SURDOS, DE FORMA MUITO DESCONTEXTUALIZADAS EM QUE O FOCO É A\r\n
      MEMORIZAÇÃO E A REPETIÇÃO DE SINAIS ISOLADOS DE DETERMINADO REPERTÓRIO LEXICAL, RESULTANDO EM\r\n
      UM APRENDIZADO ESTÁTICO NO QUAL O APRENDIZ SE APRESENTA MAIS COMO UM DICIONÁRIO HUMANO,\r\n
      LOGO, O OBJETIVO AQUI É A BUSCA DA CONTRIBUIÇÃO DA PRÁXIS CENTRALIZADA NA CONCEPÇÃO TEÓRICA DE\r\n
      BAKHTIN SOBRE GÊNEROS DISCURSIVOS, UMA VEZ QUE ESTES PODERÃO ESTAR PRESENTES A TODO INSTANTE\r\n
      DENTRO DE UM ENSINO DE LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES DE FORMA CONTEXTUALIZADA E MAIS\r\n
      SIGNIFICATIVA. DESSA MANEIRA, PROCURAMOS ANALISAR UM VÍDEO SELECIONADO DA PLATAFORMA DE\r\n
      COMPARTILHAMENTOS DE VÍDEOS – YOUTUBE, ALOCADO EM UM CANAL DENOMINADO DE LIBRAS LIVRE\r\n
      EM QUE ESTÃO DISPOSTOS VÁRIOS VÍDEOS RELACIONADOS AO ENSINO DE LIBRAS BÁSICO, OU SEJA, É UM\r\n
      CANAL VOLTADO PARA APRENDIZES INICIANTES DA LÍNGUA. DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO ENCONTRADA NO\r\n
      VÍDEO ANALISADO, O OBJETIVO DE TAL INTERAÇÃO DISCURSIVA É DESENVOLVER CONHECIMENTOS ACERCA\r\n
      DOS PRONOMES INTERROGATIVOS ENCONTRADOS NA LIBRAS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O FATO DE HAVER\r\n
      DIVERSOS MOMENTOS EM QUE SE ESTABELECE ENUNCIADOS INTERROGATIVOS. TODO O CENÁRIO FOI\r\n
      PENSADO DE FORMA PROPOSITAL, A FIM DE QUE O APRENDIZADO ACONTEÇA DE MODO CONTEXTUALIZADO\r\n
      EM CONCORDÂNCIA À SITUAÇÃO REAL DO USO DOS REFERIDOS PRONOMES. A ANÁLISE FOI MEDIADA PELO O \r\n
      ARCABOUÇO TEÓRICO-METODOLÓGICO ENCONTRADO EM MARXISMO E FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE\r\n
      VOLOCHINOV QUE INDICA TRÊS MOMENTOS ACERCA DO ESTUDO DA LÍNGUA. POR MEIO DO\r\n
      ENTRECRUZAMENTO DE GÊNEROS DISCURSIVOS, FICA EVIDENTE A DINAMICIDADE ENVOLVIDA NOS NOSSOS\r\n
      ENUNCIADOS QUE CONTRIBUEM SIGNIFICATIVAMENTE PARA UM ENSINO APRENDIZADO DE UMA SEGUNDA\r\n
      LÍNGUA DE MANEIRA MAIS NATURAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Sintaxe experimental: o processamento correferencial de pronomes e anáforas no PB"
    "palavra_chave" => "GÊNERO DISCURSIVO, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE LIBRAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA6_ID63924102020191035.pdf"
    "created_at" => "2020-11-17 15:29:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELE DE JESUS FERREIRA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELE LEITE"
    "autor_email" => "francieleleitejf@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-coneil"
    "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45"
    "publicacao_id" => 70
    "publicacao_nome" => "Revista CONEIL"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72048
    "edicao_id" => 144
    "trabalho_id" => 181
    "inscrito_id" => 639
    "titulo" => "O GÊNERO DISCURSIVO DE BAKHTIN E O CÍRCULO COMO CONTRIBUINTE PARA O ENSINO DE LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES"
    "resumo" => """
      O FENÔMENO SOCIAL DA INTERAÇÃO VERBAL VAI MUITO ALÉM DA UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS E\r\n
      ELEMENTOS DE UMA LÍNGUA. SOMENTE ESSES ELEMENTOS NÃO SÃO CAPAZES DE REPRESENTAR O ATO\r\n
      IRREPETÍVEL, QUE SE ESTABELECE NAS ORAÇÕES, ALÉM DE QUE ESSAS SÃO ACOMPANHADAS DE VARIADOS\r\n
      OUTROS ASPECTOS QUE AS TORNAM ÚNICAS, COMO POR EXEMPLO, ENTONAÇÃO, IDEOLOGIA, RELAÇÕES\r\n
      DIALÓGICAS, SUBJETIVIDADE E ETC. A DIVERSIDADE DE ASPECTOS DESDE O MOMENTO EM QUE O\r\n
      INDIVÍDUO INICIA O SEU PROJETO DISCURSIVO, FAZ DESTE UM ENUNCIADO MUITO MAIOR QUE APENAS\r\n
      ESCOLHAS GRAMATICAIS, HAJA VISTA SERMOS SERES CONSTITUÍDOS SOCIALMENTE E O QUE GARANTE ESSA\r\n
      COMPOSIÇÃO É A LINGUAGEM DENTRO DAS ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA DESDE QUANDO APRENDEMOS\r\n
      A UTILIZAR A FALA. TENDO EM VISTA QUE O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA DO INDIVÍDUO ACONTECE POR\r\n
      MEIO DE ENUNCIADOS, ESTES ESTÃO LIGADOS AO GÊNERO DO DISCURSO, UMA VEZ QUE A CONCRETUDE DO\r\n
      MESMO, SE MOSTRA POR UM ENUNCIADO, LOGO, QUANDO APRENDEMOS A FALAR, APRENDEMOS OS\r\n
      GÊNEROS DE FORMA INDISSOCIADA DO ENUNCIADO. NÃO APRENDEMOS REGRAS GRAMATICAIS PRIMEIRO,\r\n
      PARA DEPOIS ASSOCIÁ-LAS SINTATICAMENTE COM O OBJETIVO DE COMUNICAÇÃO, ISSO SE DÁ DE FORMA\r\n
      NATURAL E DINÂMICA, ASSIM COMO OS GÊNEROS DISCURSIVOS TAMBÉM NÃO SÃO ESTÁTICOS E\r\n
      ENCONTRADOS UNICAMENTE NA MESMA COMPOSIÇÃO DENTRO DE SOMENTE UMA ESFERA DE ATIVIDADE\r\n
      HUMANA, ELES SE MOVEM E SE TRANSFORMAM COM O AGIR HUMANO, PODENDO SER MODIFICADOS A\r\n
      TODO TEMPO, POR ESTE MOTIVO QUE NÃO POSSUEM UM ASPECTO FIXO QUE OS DETERMINAM, ALÉM DE\r\n
      QUE O CRUZAMENTO DOS DIVERSOS GÊNEROS TAMBÉM É POSSÍVEL EM VÁRIOS MOMENTOS DENTRO DAS\r\n
      ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE OS GÊNEROS DISCURSIVOS SURGEM A\r\n
      PARTIR DO MOMENTO DAS INTERAÇÕES VERBAIS EM QUALQUER ESFERA DA ATIVIDADE HUMANA E ESTÃO\r\n
      TOTALMENTE LIGADOS COM AS CONSTRUÇÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS, IDEOLÓGICAS, AXIOLÓGICAS E CULTURAIS\r\n
      DOS SUJEITOS, ALÉM DE QUE É IMPRESCINDÍVEL CREDITAR O ESPAÇO-TEMPO DO LÓCUS ENUNCIATIVO, UMA\r\n
      VEZ QUE NOSSA IDENTIDADE TAMBÉM NÃO É ESTÁTICA, MAS VAI SE CONSTITUINDO ALICERÇADO EM NOSSAS\r\n
      EXPERIÊNCIAS. O ENSINO DE LIBRAS TAMBÉM É UM GÊNERO DO DISCURSO, NESSE SENTIDO, TORNA-SE\r\n
      INDUBITÁVEL A REFLEXÃO ACERCA DAS PRÁTICAS ENVOLVIDAS DENTRO DESSE GÊNERO DISCURSIVO, A FIM DE\r\n
      SE OBTER RESULTADOS MAIS SIGNIFICATIVOS QUANTO A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA POR DISCENTES\r\n
      OUVINTES. É POSSÍVEL ENCONTRAR AULAS DE LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES, E ATÉ MESMO AULAS\r\n
      VOLTADAS EXCLUSIVAMENTE PARA SURDOS, DE FORMA MUITO DESCONTEXTUALIZADAS EM QUE O FOCO É A\r\n
      MEMORIZAÇÃO E A REPETIÇÃO DE SINAIS ISOLADOS DE DETERMINADO REPERTÓRIO LEXICAL, RESULTANDO EM\r\n
      UM APRENDIZADO ESTÁTICO NO QUAL O APRENDIZ SE APRESENTA MAIS COMO UM DICIONÁRIO HUMANO,\r\n
      LOGO, O OBJETIVO AQUI É A BUSCA DA CONTRIBUIÇÃO DA PRÁXIS CENTRALIZADA NA CONCEPÇÃO TEÓRICA DE\r\n
      BAKHTIN SOBRE GÊNEROS DISCURSIVOS, UMA VEZ QUE ESTES PODERÃO ESTAR PRESENTES A TODO INSTANTE\r\n
      DENTRO DE UM ENSINO DE LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES DE FORMA CONTEXTUALIZADA E MAIS\r\n
      SIGNIFICATIVA. DESSA MANEIRA, PROCURAMOS ANALISAR UM VÍDEO SELECIONADO DA PLATAFORMA DE\r\n
      COMPARTILHAMENTOS DE VÍDEOS – YOUTUBE, ALOCADO EM UM CANAL DENOMINADO DE LIBRAS LIVRE\r\n
      EM QUE ESTÃO DISPOSTOS VÁRIOS VÍDEOS RELACIONADOS AO ENSINO DE LIBRAS BÁSICO, OU SEJA, É UM\r\n
      CANAL VOLTADO PARA APRENDIZES INICIANTES DA LÍNGUA. DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO ENCONTRADA NO\r\n
      VÍDEO ANALISADO, O OBJETIVO DE TAL INTERAÇÃO DISCURSIVA É DESENVOLVER CONHECIMENTOS ACERCA\r\n
      DOS PRONOMES INTERROGATIVOS ENCONTRADOS NA LIBRAS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O FATO DE HAVER\r\n
      DIVERSOS MOMENTOS EM QUE SE ESTABELECE ENUNCIADOS INTERROGATIVOS. TODO O CENÁRIO FOI\r\n
      PENSADO DE FORMA PROPOSITAL, A FIM DE QUE O APRENDIZADO ACONTEÇA DE MODO CONTEXTUALIZADO\r\n
      EM CONCORDÂNCIA À SITUAÇÃO REAL DO USO DOS REFERIDOS PRONOMES. A ANÁLISE FOI MEDIADA PELO O \r\n
      ARCABOUÇO TEÓRICO-METODOLÓGICO ENCONTRADO EM MARXISMO E FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE\r\n
      VOLOCHINOV QUE INDICA TRÊS MOMENTOS ACERCA DO ESTUDO DA LÍNGUA. POR MEIO DO\r\n
      ENTRECRUZAMENTO DE GÊNEROS DISCURSIVOS, FICA EVIDENTE A DINAMICIDADE ENVOLVIDA NOS NOSSOS\r\n
      ENUNCIADOS QUE CONTRIBUEM SIGNIFICATIVAMENTE PARA UM ENSINO APRENDIZADO DE UMA SEGUNDA\r\n
      LÍNGUA DE MANEIRA MAIS NATURAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Sintaxe experimental: o processamento correferencial de pronomes e anáforas no PB"
    "palavra_chave" => "GÊNERO DISCURSIVO, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE LIBRAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA6_ID63924102020191035.pdf"
    "created_at" => "2020-11-17 15:29:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELE DE JESUS FERREIRA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELE LEITE"
    "autor_email" => "francieleleitejf@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-coneil"
    "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45"
    "publicacao_id" => 70
    "publicacao_nome" => "Revista CONEIL"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de novembro de 2020

Resumo

O FENÔMENO SOCIAL DA INTERAÇÃO VERBAL VAI MUITO ALÉM DA UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS E ELEMENTOS DE UMA LÍNGUA. SOMENTE ESSES ELEMENTOS NÃO SÃO CAPAZES DE REPRESENTAR O ATO IRREPETÍVEL, QUE SE ESTABELECE NAS ORAÇÕES, ALÉM DE QUE ESSAS SÃO ACOMPANHADAS DE VARIADOS OUTROS ASPECTOS QUE AS TORNAM ÚNICAS, COMO POR EXEMPLO, ENTONAÇÃO, IDEOLOGIA, RELAÇÕES DIALÓGICAS, SUBJETIVIDADE E ETC. A DIVERSIDADE DE ASPECTOS DESDE O MOMENTO EM QUE O INDIVÍDUO INICIA O SEU PROJETO DISCURSIVO, FAZ DESTE UM ENUNCIADO MUITO MAIOR QUE APENAS ESCOLHAS GRAMATICAIS, HAJA VISTA SERMOS SERES CONSTITUÍDOS SOCIALMENTE E O QUE GARANTE ESSA COMPOSIÇÃO É A LINGUAGEM DENTRO DAS ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA DESDE QUANDO APRENDEMOS A UTILIZAR A FALA. TENDO EM VISTA QUE O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA DO INDIVÍDUO ACONTECE POR MEIO DE ENUNCIADOS, ESTES ESTÃO LIGADOS AO GÊNERO DO DISCURSO, UMA VEZ QUE A CONCRETUDE DO MESMO, SE MOSTRA POR UM ENUNCIADO, LOGO, QUANDO APRENDEMOS A FALAR, APRENDEMOS OS GÊNEROS DE FORMA INDISSOCIADA DO ENUNCIADO. NÃO APRENDEMOS REGRAS GRAMATICAIS PRIMEIRO, PARA DEPOIS ASSOCIÁ-LAS SINTATICAMENTE COM O OBJETIVO DE COMUNICAÇÃO, ISSO SE DÁ DE FORMA NATURAL E DINÂMICA, ASSIM COMO OS GÊNEROS DISCURSIVOS TAMBÉM NÃO SÃO ESTÁTICOS E ENCONTRADOS UNICAMENTE NA MESMA COMPOSIÇÃO DENTRO DE SOMENTE UMA ESFERA DE ATIVIDADE HUMANA, ELES SE MOVEM E SE TRANSFORMAM COM O AGIR HUMANO, PODENDO SER MODIFICADOS A TODO TEMPO, POR ESTE MOTIVO QUE NÃO POSSUEM UM ASPECTO FIXO QUE OS DETERMINAM, ALÉM DE QUE O CRUZAMENTO DOS DIVERSOS GÊNEROS TAMBÉM É POSSÍVEL EM VÁRIOS MOMENTOS DENTRO DAS ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE OS GÊNEROS DISCURSIVOS SURGEM A PARTIR DO MOMENTO DAS INTERAÇÕES VERBAIS EM QUALQUER ESFERA DA ATIVIDADE HUMANA E ESTÃO TOTALMENTE LIGADOS COM AS CONSTRUÇÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS, IDEOLÓGICAS, AXIOLÓGICAS E CULTURAIS DOS SUJEITOS, ALÉM DE QUE É IMPRESCINDÍVEL CREDITAR O ESPAÇO-TEMPO DO LÓCUS ENUNCIATIVO, UMA VEZ QUE NOSSA IDENTIDADE TAMBÉM NÃO É ESTÁTICA, MAS VAI SE CONSTITUINDO ALICERÇADO EM NOSSAS EXPERIÊNCIAS. O ENSINO DE LIBRAS TAMBÉM É UM GÊNERO DO DISCURSO, NESSE SENTIDO, TORNA-SE INDUBITÁVEL A REFLEXÃO ACERCA DAS PRÁTICAS ENVOLVIDAS DENTRO DESSE GÊNERO DISCURSIVO, A FIM DE SE OBTER RESULTADOS MAIS SIGNIFICATIVOS QUANTO A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA POR DISCENTES OUVINTES. É POSSÍVEL ENCONTRAR AULAS DE LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES, E ATÉ MESMO AULAS VOLTADAS EXCLUSIVAMENTE PARA SURDOS, DE FORMA MUITO DESCONTEXTUALIZADAS EM QUE O FOCO É A MEMORIZAÇÃO E A REPETIÇÃO DE SINAIS ISOLADOS DE DETERMINADO REPERTÓRIO LEXICAL, RESULTANDO EM UM APRENDIZADO ESTÁTICO NO QUAL O APRENDIZ SE APRESENTA MAIS COMO UM DICIONÁRIO HUMANO, LOGO, O OBJETIVO AQUI É A BUSCA DA CONTRIBUIÇÃO DA PRÁXIS CENTRALIZADA NA CONCEPÇÃO TEÓRICA DE BAKHTIN SOBRE GÊNEROS DISCURSIVOS, UMA VEZ QUE ESTES PODERÃO ESTAR PRESENTES A TODO INSTANTE DENTRO DE UM ENSINO DE LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES DE FORMA CONTEXTUALIZADA E MAIS SIGNIFICATIVA. DESSA MANEIRA, PROCURAMOS ANALISAR UM VÍDEO SELECIONADO DA PLATAFORMA DE COMPARTILHAMENTOS DE VÍDEOS – YOUTUBE, ALOCADO EM UM CANAL DENOMINADO DE LIBRAS LIVRE EM QUE ESTÃO DISPOSTOS VÁRIOS VÍDEOS RELACIONADOS AO ENSINO DE LIBRAS BÁSICO, OU SEJA, É UM CANAL VOLTADO PARA APRENDIZES INICIANTES DA LÍNGUA. DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO ENCONTRADA NO VÍDEO ANALISADO, O OBJETIVO DE TAL INTERAÇÃO DISCURSIVA É DESENVOLVER CONHECIMENTOS ACERCA DOS PRONOMES INTERROGATIVOS ENCONTRADOS NA LIBRAS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O FATO DE HAVER DIVERSOS MOMENTOS EM QUE SE ESTABELECE ENUNCIADOS INTERROGATIVOS. TODO O CENÁRIO FOI PENSADO DE FORMA PROPOSITAL, A FIM DE QUE O APRENDIZADO ACONTEÇA DE MODO CONTEXTUALIZADO EM CONCORDÂNCIA À SITUAÇÃO REAL DO USO DOS REFERIDOS PRONOMES. A ANÁLISE FOI MEDIADA PELO O ARCABOUÇO TEÓRICO-METODOLÓGICO ENCONTRADO EM MARXISMO E FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE VOLOCHINOV QUE INDICA TRÊS MOMENTOS ACERCA DO ESTUDO DA LÍNGUA. POR MEIO DO ENTRECRUZAMENTO DE GÊNEROS DISCURSIVOS, FICA EVIDENTE A DINAMICIDADE ENVOLVIDA NOS NOSSOS ENUNCIADOS QUE CONTRIBUEM SIGNIFICATIVAMENTE PARA UM ENSINO APRENDIZADO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA DE MANEIRA MAIS NATURAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.