O FENÔMENO SOCIAL DA INTERAÇÃO VERBAL VAI MUITO ALÉM DA UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS E
ELEMENTOS DE UMA LÍNGUA. SOMENTE ESSES ELEMENTOS NÃO SÃO CAPAZES DE REPRESENTAR O ATO
IRREPETÍVEL, QUE SE ESTABELECE NAS ORAÇÕES, ALÉM DE QUE ESSAS SÃO ACOMPANHADAS DE VARIADOS
OUTROS ASPECTOS QUE AS TORNAM ÚNICAS, COMO POR EXEMPLO, ENTONAÇÃO, IDEOLOGIA, RELAÇÕES
DIALÓGICAS, SUBJETIVIDADE E ETC. A DIVERSIDADE DE ASPECTOS DESDE O MOMENTO EM QUE O
INDIVÍDUO INICIA O SEU PROJETO DISCURSIVO, FAZ DESTE UM ENUNCIADO MUITO MAIOR QUE APENAS
ESCOLHAS GRAMATICAIS, HAJA VISTA SERMOS SERES CONSTITUÍDOS SOCIALMENTE E O QUE GARANTE ESSA
COMPOSIÇÃO É A LINGUAGEM DENTRO DAS ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA DESDE QUANDO APRENDEMOS
A UTILIZAR A FALA. TENDO EM VISTA QUE O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA DO INDIVÍDUO ACONTECE POR
MEIO DE ENUNCIADOS, ESTES ESTÃO LIGADOS AO GÊNERO DO DISCURSO, UMA VEZ QUE A CONCRETUDE DO
MESMO, SE MOSTRA POR UM ENUNCIADO, LOGO, QUANDO APRENDEMOS A FALAR, APRENDEMOS OS
GÊNEROS DE FORMA INDISSOCIADA DO ENUNCIADO. NÃO APRENDEMOS REGRAS GRAMATICAIS PRIMEIRO,
PARA DEPOIS ASSOCIÁ-LAS SINTATICAMENTE COM O OBJETIVO DE COMUNICAÇÃO, ISSO SE DÁ DE FORMA
NATURAL E DINÂMICA, ASSIM COMO OS GÊNEROS DISCURSIVOS TAMBÉM NÃO SÃO ESTÁTICOS E
ENCONTRADOS UNICAMENTE NA MESMA COMPOSIÇÃO DENTRO DE SOMENTE UMA ESFERA DE ATIVIDADE
HUMANA, ELES SE MOVEM E SE TRANSFORMAM COM O AGIR HUMANO, PODENDO SER MODIFICADOS A
TODO TEMPO, POR ESTE MOTIVO QUE NÃO POSSUEM UM ASPECTO FIXO QUE OS DETERMINAM, ALÉM DE
QUE O CRUZAMENTO DOS DIVERSOS GÊNEROS TAMBÉM É POSSÍVEL EM VÁRIOS MOMENTOS DENTRO DAS
ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE OS GÊNEROS DISCURSIVOS SURGEM A
PARTIR DO MOMENTO DAS INTERAÇÕES VERBAIS EM QUALQUER ESFERA DA ATIVIDADE HUMANA E ESTÃO
TOTALMENTE LIGADOS COM AS CONSTRUÇÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS, IDEOLÓGICAS, AXIOLÓGICAS E CULTURAIS
DOS SUJEITOS, ALÉM DE QUE É IMPRESCINDÍVEL CREDITAR O ESPAÇO-TEMPO DO LÓCUS ENUNCIATIVO, UMA
VEZ QUE NOSSA IDENTIDADE TAMBÉM NÃO É ESTÁTICA, MAS VAI SE CONSTITUINDO ALICERÇADO EM NOSSAS
EXPERIÊNCIAS. O ENSINO DE LIBRAS TAMBÉM É UM GÊNERO DO DISCURSO, NESSE SENTIDO, TORNA-SE
INDUBITÁVEL A REFLEXÃO ACERCA DAS PRÁTICAS ENVOLVIDAS DENTRO DESSE GÊNERO DISCURSIVO, A FIM DE
SE OBTER RESULTADOS MAIS SIGNIFICATIVOS QUANTO A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA POR DISCENTES
OUVINTES. É POSSÍVEL ENCONTRAR AULAS DE LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES, E ATÉ MESMO AULAS
VOLTADAS EXCLUSIVAMENTE PARA SURDOS, DE FORMA MUITO DESCONTEXTUALIZADAS EM QUE O FOCO É A
MEMORIZAÇÃO E A REPETIÇÃO DE SINAIS ISOLADOS DE DETERMINADO REPERTÓRIO LEXICAL, RESULTANDO EM
UM APRENDIZADO ESTÁTICO NO QUAL O APRENDIZ SE APRESENTA MAIS COMO UM DICIONÁRIO HUMANO,
LOGO, O OBJETIVO AQUI É A BUSCA DA CONTRIBUIÇÃO DA PRÁXIS CENTRALIZADA NA CONCEPÇÃO TEÓRICA DE
BAKHTIN SOBRE GÊNEROS DISCURSIVOS, UMA VEZ QUE ESTES PODERÃO ESTAR PRESENTES A TODO INSTANTE
DENTRO DE UM ENSINO DE LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES DE FORMA CONTEXTUALIZADA E MAIS
SIGNIFICATIVA. DESSA MANEIRA, PROCURAMOS ANALISAR UM VÍDEO SELECIONADO DA PLATAFORMA DE
COMPARTILHAMENTOS DE VÍDEOS – YOUTUBE, ALOCADO EM UM CANAL DENOMINADO DE LIBRAS LIVRE
EM QUE ESTÃO DISPOSTOS VÁRIOS VÍDEOS RELACIONADOS AO ENSINO DE LIBRAS BÁSICO, OU SEJA, É UM
CANAL VOLTADO PARA APRENDIZES INICIANTES DA LÍNGUA. DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO ENCONTRADA NO
VÍDEO ANALISADO, O OBJETIVO DE TAL INTERAÇÃO DISCURSIVA É DESENVOLVER CONHECIMENTOS ACERCA
DOS PRONOMES INTERROGATIVOS ENCONTRADOS NA LIBRAS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O FATO DE HAVER
DIVERSOS MOMENTOS EM QUE SE ESTABELECE ENUNCIADOS INTERROGATIVOS. TODO O CENÁRIO FOI
PENSADO DE FORMA PROPOSITAL, A FIM DE QUE O APRENDIZADO ACONTEÇA DE MODO CONTEXTUALIZADO
EM CONCORDÂNCIA À SITUAÇÃO REAL DO USO DOS REFERIDOS PRONOMES. A ANÁLISE FOI MEDIADA PELO O
ARCABOUÇO TEÓRICO-METODOLÓGICO ENCONTRADO EM MARXISMO E FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE
VOLOCHINOV QUE INDICA TRÊS MOMENTOS ACERCA DO ESTUDO DA LÍNGUA. POR MEIO DO
ENTRECRUZAMENTO DE GÊNEROS DISCURSIVOS, FICA EVIDENTE A DINAMICIDADE ENVOLVIDA NOS NOSSOS
ENUNCIADOS QUE CONTRIBUEM SIGNIFICATIVAMENTE PARA UM ENSINO APRENDIZADO DE UMA SEGUNDA
LÍNGUA DE MANEIRA MAIS NATURAL.