RESUMO: INTRODUÇÃO: O PRESENTE ARTIGO ESTÁ SITUADO NA ÁREA DE ANÁLISE DO DISCURSO, ADOTANDO COMO OBJETO DE ESTUDO A ATUAÇÃO DO JORNALISMO NA APRESENTAÇÃO DO FESTIVAL REC N PLAY 2019. REALIZADO NA ÁREA MAIS TRADICIONAL E ANTIGA DO RECIFE (PE), O EVENTO É ORGANIZADO PELO PARQUE URBANO TECNOLÓGICO PORTO DIGITAL, COM UMA PROGRAMAÇÃO PAUTADA EM ATIVIDADES LIGADAS À ECONOMIA CRIATIVA E À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO. NA SUA ÚLTIMA EDIÇÃO, EM OUTUBRO DE 2019, CONTOU COM A INSCRIÇÃO DE MAIS DE 35 MIL PESSOAS, OFERTANDO 500 ATIVIDADES SIMULTÂNEAS, COM PARTICIPAÇÃO DE 700 PALESTRANTES. ALÉM DE SER APRESENTADO COMO UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA ESTUDANTES E TRABALHADORES, O FESTIVAL TORNOU-SE CONHECIDO COMO UMA ESPÉCIE DE CARNAVAL DO CONHECIMENTO. NAS PRODUÇÕES JORNALÍSTICAS, PEÇAS DE MARKETING E ENTREVISTAS DOS PRÓPRIOS GESTORES DO PORTO DIGITAL, SUAS ATIVIDADES FAZEM REFERÊNCIA À FESTA DE MOMO, NOMEADA COMO UMA DAS MAIORES CELEBRAÇÕES DO CALENDÁRIO PERNAMBUCANO. OBJETIVOS: COM BASE EM CONCEPÇÕES TEÓRICAS E ANALÍTICAS FUNDAMENTADAS PELO PESQUISADOR MICHEL PÊCHEUX, ATRAVÉS DA COMPREENSÃO A RESPEITO DAS FORMAÇÕES DISCURSIVAS, O TRABALHO SE DISPÔS A INVESTIGAR AS ETAPAS DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DE SENTIDOS NO DISCURSO DO NOVO, CAPAZES DE CRIAR E READAPTAR MEMÓRIAS MEDIANTE A REPETIÇÃO, VELOCIDADE E DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES E IMAGENS, RECURSOS TÍPICOS DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS CONTEMPORÂNEOS. METODOLOGIA: FOI UTILIZADO COMO APORTE CONCEITUAL A ANÁLISE DO DISCURSO PECHEUTINA (AD), TENDO EM VISTA QUE, CONFORME EXPLICA ORLANDI, A PALAVRA DISCURSO, ETIMOLOGICAMENTE, TEM EM SI A IDEIA DE CURSO, PERCURSO E MOVIMENTO. A PARTIR DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DESENVOLVIDOS POR COLLINOT & MAZIÈRE (1997), COM BASE NAS VARIAÇÕES DAS FORMAS LINGUÍSTICAS (SINTÁTICAS E ENUNCIATIVAS) DO ENUNCIADO, O TRABALHO REALIZOU UMA CURADORIA NOS TRÊS PRINCIPAIS JORNAIS PERNAMBUCANOS, SENDO ELES A FOLHA DE PERNAMBUCO, DIARIO DE PERNAMBUCO E JORNAL DO COMMERCIO, ESCOLHENDO SEUS PORTAIS ELETRÔNICOS COMO PLATAFORMA DE ANÁLISE. AO TODO, FORAM SELECIONADAS 3 NOTÍCIAS, TODAS PUBLICADAS NO DIA 2 DE OUTUBRO DE 2019, DATA EM QUE OCORREU A ABERTURA DO REC N PLAY. TAL RECORTE DE VEICULAÇÃO FOI ADOTADO, TENDO EM VISTA QUE, CONFORME EXPLICA ORLANDI (2012), A CONSTRUÇÃO DE UMA MEMÓRIA METÁLICA SE FORMA MEDIANTE A EDIÇÃO, ACÚMULO E REPETIÇÃO DE INFORMAÇÕES. AS REPORTAGENS ESCOLHIDAS CONSTITUEM UM CORPUS DE VARIAÇÕES FORMAIS, A PARTIR DE RELAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO, PARÁFRASE E POLISSEMIA. DESSE MODO, A CONSTRUÇÃO DE SEUS SENTIDOS SE DÁ DE ACORDO COM OS PERCURSOS TEMÁTICOS ADOTADOS NA ANÁLISE DO DISCURSO, TENDO EM VISTA QUE, NELA, CONFORME EXPLICA PÊCHEUX, AS PALAVRAS NÃO TÊM SENTIDO EM SI MESMAS, MAS SIM NO INTERIOR DAS FORMAÇÕES DISCURSIVAS (FD’S) ÀS QUAIS SE FILIAM. NESSE SENTIDO, É VÁLIDO RESSALTAR QUE O CORPUS ANALISADO APRESENTA DIFERENTES ESTADOS DE UM PROCESSO DISCURSIVO. EM CADA PUBLICAÇÃO, A PRINCÍPIO, É POSSÍVEL ENCONTRAR RELAÇÕES DE SUBSTITUIÇÕES QUE SE COLOCAM DE MODO ESPECÍFICO MEDIANTE A PRESENÇA DE UMA OU OUTRA FORMAÇÃO DISCURSIVA. PARA PODER COMPREENDER AS CONSTRUÇÕES DE SENTIDOS DOS TEXTOS, A PARÁFRASE FOI EXAMINADA A PARTIR DA ASSOCIAÇÃO DOS ENUNCIADOS. A ANÁLISE VISOU IDENTIFICAR, DENTRO DO CORPUS, ONDE ESTÃO FEITAS AS SUBSTITUIÇÕES DO ‘SIGNIFICADO’ A FIM DE CRIAR UM DESCOLAMENTO DE SENTIDO, A PARTIR DA PRESENÇA DE UMA OUTRA FD, NA MUDANÇA DE SEU PROCESSO DISCURSIVO. POR FIM, CIENTES DE QUE AS ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DO TEXTO JORNALÍSTICO TAMBÉM SÃO PAUTADAS POR MEIO DA PUBLICIDADE, TAMBÉM FOI FEITA UMA ANÁLISE, COM O MESMO VIÉS TEÓRICO METODOLÓGICO, NO RELEASE OFICIAL DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO PORTO DIGITAL, UTILIZADO PARA APRESENTAR A TERCEIRA EDIÇÃO DO EVENTO. RESULTADOS: COMO RESULTADO, OBSERVOU-SE QUE A APRESENTAÇÃO DO REC N PLAY, ENQUANTO CARNAVAL DO CONHECIMENTO, SE DÁ POR MEIO DE PROCESSOS INTERDISCURSIVOS, UMA VEZ QUE USA DE TERMOS LIGADOS A FESTA DE MOMO PARA FAZER UMA CONEXÃO ENTRE AMBOS OS EVENTOS. É POR MEIO DA MEMÓRIA DISCURSIVA DOS JORNALISTAS E LEITORES QUE OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO ANALISADOS REALIZAM A ASSOCIAÇÃO ENTRE OS CALENDÁRIOS, FAZENDO COM QUE SURJA, ASSIM, UMA NOVA MEMÓRIA SOCIAL PARA AS ATIVIDADES REALIZADAS NO BAIRRO DO RECIFE. TENDO EM VISTA QUE AMBOS OS EVENTOS TÊM COMO PRINCIPAL CARACTERÍSTICA INCOMUM A OCUPAÇÃO EM RUAS DA MESMA REGIÃO, IDENTIFICA-SE, DESSA FORMA, A EXISTÊNCIA DE UMA BUSCA AO SUBCONSCIENTE DOS LEITORES, QUE NA ANÁLISE DO DISCURSO DIZ RESPEITO AOS EFEITOS DAS FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS. POR MEIO DOS MECANISMOS DE ANTECIPAÇÃO, INFLUENCIADOS POR SUAS FORMAÇÕES IDEOLÓGICAS, OS SUJEITOS FAZEM ESSA CONEXÃO ENTRE O CARNAVAL E O REC N PLAY. O MESMO SE APLICA AOS JORNALISTAS QUE, ENQUANTO PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO RESPONSÁVEIS POR APRESENTAR OS ACONTECIMENTOS DA CIDADE, PAUTAM SEUS TEXTOS TAMBÉM DE ACORDO COM A REGIONALIDADE DOS CALENDÁRIOS, ESTANDO SEUS PORTAIS ELETRÔNICOS INSERIDOS DENTRO DESSE MESMO CENÁRIO CULTURAL. CONSIDERAÇÕES FINAIS: NO QUE DIZ RESPEITO AO DISCURSO DO NOVO, AS ANÁLISES PUDERAM PERCEBER QUE, MESMO FAZENDO UMA ASSOCIAÇÃO COM UMA FESTA TRADICIONAL DO RECIFE, A PROGRAMAÇÃO DO REC N PLAY É COMPOSTA POR ATIVIDADES QUE TÊM COMO BASE A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO. DESSA FORMA, PODERIA SE AFIRMAR QUE A CONEXÃO ENTRE O CARNAVAL E O FESTIVAL ESTÁ FUNDAMENTADA EM UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA FIXAR O EVENTO NO CALENDÁRIO DA CIDADE E TORNÁ-LO ANUALMENTE MAIS RELEVANTE PARA O LEITOR. É ATRAVÉS DA VELOCIDADE E REPETIÇÃO, OFERECIDOS PELOS PORTAIS ELETRÔNICOS, QUE ELE CONSEGUE SER APLICADO NA REALIDADE DOS CONSUMIDORES, DE MODO QUE FAÇA COM QUE OS MESMOS CRIEM UM SENTIMENTO MOVIDOS PELA IDENTIFICAÇÃO OU NECESSIDADE DE APLICAR-SE NESSE ‘NOVO MUNDO’. A RAPIDEZ COMO ESSES DISCURSOS SÃO FORMULADOS E PROPAGADOS FAZ PARTE DE UMA PRÁTICA MERCADOLÓGICA QUE ENCONTRA UM ECOSSISTEMA FAVORÁVEL PARA SE EXPANDIR NA CONTEMPORANEIDADE EM RAZÃO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO.