PROCESSOS ALTERNATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO E O SILÊNCIO NA LINGUAGEM DO SUJEITO AFÁSICO AS
"2020-11-10 08:53:42" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 71980 "edicao_id" => 142 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 608 "titulo" => "PROCESSOS ALTERNATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO E O SILÊNCIO NA LINGUAGEM DO SUJEITO AFÁSICO AS" "resumo" => "ESTE ESTUDO BASEIA-SE NO ACOMPANHAMENTO LONGITUDINAL DE AS, 80 ANOS, QUE APRESENTA, SEGUNDO DIAGNÓSTICO MÉDICO, A AFASIA COMO SEQUELA DE UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO (AVCI), ALÉM DISSO, AS TEM HEMIPLEGIA À DIREITA. COM O INTUITO DE AVALIAR O FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM E INTERVIR NAS DIFICULDADES LINGUÍSTICAS APRESENTADAS EM SITUAÇÕES REAIS DE COMUNICAÇÃO, A PESQUISA APOIOU-SE NA NEUROLINGUÍSTICA DISCURSIVA QUE SERVIU COMO BÚSSOLA PARA O APROFUNDAMENTO DO TEMA. PORTANTO, NESTE TRABALHO, ESTARÃO EM DESTAQUE OS PROCESSOS ALTERNATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO. ENTENDE-SE POR PROCESSOS ALTERNATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO O USO DE SISTEMAS NÃO VERBAIS COM A FINALIDADE DE O SUJEITO SE FAZER ENTENDER. O SUJEITO DESTA PESQUISA APOIA-SE NA LINGUAGEM GESTUAL/CORPORAL, NA EXPRESSÃO FACIAL PARA SE MANTER NA LINGUAGEM. A HIPÓTESE APRESENTADA É QUE PROPORCIONAR A CONTEXTUALIZAÇÃO DA LINGUAGEM POR MEIO DO CONVÍVIO SOCIAL PODE POSSIBILITAR AO AFÁSICO A REORGANIZAÇÃO DO SEU DIZER, AINDA QUE POR UM SISTEMA ALTERNATIVO DE SIGNIFICAÇÃO. OBJETIVOS: ABORDAR AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROLINGUÍSTICA DISCURSIVA NA (RE)ORGANIZAÇÃO DA LINGUAGEM DE UM SUJEITO AFÁSICO, PESQUISANDO AS ALTERAÇÕES DA LINGUAGEM EM ACOMPANHAMENTO LONGITUDINAL, NOS ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS DESSE INDIVÍDUO, E IDENTIFICAR O SILÊNCIO COMO PARTE DO SISTEMA DE SIGNIFICAÇÃO NA LINGUAGEM DESSE AFÁSICO. METODOLOGIA: A METODOLOGIA UTILIZADA TANTO NOS ACOMPANHAMENTOS INDIVIDUAIS QUANTO NOS GRUPAIS FOI PAUTADA NA NEUROLINGUÍSTICA DISCURSIVA, OU SEJA, NO PRESSUPOSTO TEÓRICO-METODOLÓGICO E PRÁTICO EM QUE A LÍNGUA, O DISCURSO, O CÉREBRO E A MENTE SÃO CONSIDERADOS COMO CONSTRUCTOS HUMANOS QUE, AO SE RELACIONAREM E PERMEAREM A LINGUAGEM, PERMITEM O SUJEITO INSTITUIR-SE. A COLETA DE DADOS É BASEADA NA METODOLOGIA DE DADO-ACHADO. ESSA METODOLOGIA CONCEBE À PESQUISA UMA DINÂMICA PRÓPRIA POR BASEAR-SE EM INTERAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE SUJEITO E PESQUISADOR, CUJA PRÁTICA DISCURSIVA-ENUNCIATIVA É NORTEADA POR COORDENADAS ANTROPO-CULTURAIS, SÓCIO- HISTÓRICAS QUE CONTEXTUALIZAM AS AÇÕES E NÃO-AÇÕES QUE SE MANIFESTAM E POSTERIORMENTE COADUNADAS AO REFERENCIAL TEÓRICO PERTINENTE. RESULTADOS: NOS ACOMPANHAMENTOS REALIZADOS COM AS, FOI CONSTATADO QUE O SUJEITO POSSUI SEVERO COMPROMETIMENTO NA LINGUAGEM ORAL, DEVIDO A ISSO, FAZ USO CONSTANTE DOS PROCESSOS ALTERNATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO PARA SE FAZER ENTENDER. APESAR DE EXISTIR ESTE COMPROMETIMENTO, FOI CONSTATADO QUE SUAS FUNÇÕES COGNITIVAS NÃO FORAM AFETADAS, ESTANDO ESTAS EM PERFEITAS CONDIÇÕES. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O SILÊNCIO POSSIBILITA AO AFÁSICO RESSIGNIFICAR, PORTANTO COMPREENDE UM IMPORTANTE RECURSO NO PROCESSO ALTERNATIVO DE SIGNIFICAÇÃO. RECONHECER O SENTIDO QUE O AFÁSICO ATRIBUI AO SILÊNCIO MANIFESTO É UMA FORMA DE INTERVENÇÃO BEM MAIS EFICAZ QUE A “ATRIBUIÇÃO” DE PALAVRAS QUE ELE NÃO PODE DIZER, É POSSIBILITAR AO AFÁSICO, DIZER, SIGNIFICAR, REVELAR-SE. A NEUROLINGUÍSTICA DISCURSIVA (ND) TEM CONTRIBUÍDO PARA UM OLHAR DIFERENCIADO PARA OS QUADROS DE AFASIA AO RECONHECER O SISTEMA DE SIGNIFICAÇÃO DE LINGUAGEM DO SUJEITO E AQUI IDENTIFICAMOS O SILÊNCIO COMO PARTE DESSA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "LINGUAGEM, NEUROLINGUÍSTICA DISCURSIVA, AFASIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD2_SA100_ID60825102020112221.pdf" "created_at" => "2020-11-10 09:58:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMILES PAIVA NOVAES" "autor_nome_curto" => "TAMILES PAIVA" "autor_email" => "novaes.tamilespaiva@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-02" "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:53:42" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 71980 "edicao_id" => 142 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 608 "titulo" => "PROCESSOS ALTERNATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO E O SILÊNCIO NA LINGUAGEM DO SUJEITO AFÁSICO AS" "resumo" => "ESTE ESTUDO BASEIA-SE NO ACOMPANHAMENTO LONGITUDINAL DE AS, 80 ANOS, QUE APRESENTA, SEGUNDO DIAGNÓSTICO MÉDICO, A AFASIA COMO SEQUELA DE UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO (AVCI), ALÉM DISSO, AS TEM HEMIPLEGIA À DIREITA. COM O INTUITO DE AVALIAR O FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM E INTERVIR NAS DIFICULDADES LINGUÍSTICAS APRESENTADAS EM SITUAÇÕES REAIS DE COMUNICAÇÃO, A PESQUISA APOIOU-SE NA NEUROLINGUÍSTICA DISCURSIVA QUE SERVIU COMO BÚSSOLA PARA O APROFUNDAMENTO DO TEMA. PORTANTO, NESTE TRABALHO, ESTARÃO EM DESTAQUE OS PROCESSOS ALTERNATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO. ENTENDE-SE POR PROCESSOS ALTERNATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO O USO DE SISTEMAS NÃO VERBAIS COM A FINALIDADE DE O SUJEITO SE FAZER ENTENDER. O SUJEITO DESTA PESQUISA APOIA-SE NA LINGUAGEM GESTUAL/CORPORAL, NA EXPRESSÃO FACIAL PARA SE MANTER NA LINGUAGEM. A HIPÓTESE APRESENTADA É QUE PROPORCIONAR A CONTEXTUALIZAÇÃO DA LINGUAGEM POR MEIO DO CONVÍVIO SOCIAL PODE POSSIBILITAR AO AFÁSICO A REORGANIZAÇÃO DO SEU DIZER, AINDA QUE POR UM SISTEMA ALTERNATIVO DE SIGNIFICAÇÃO. OBJETIVOS: ABORDAR AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROLINGUÍSTICA DISCURSIVA NA (RE)ORGANIZAÇÃO DA LINGUAGEM DE UM SUJEITO AFÁSICO, PESQUISANDO AS ALTERAÇÕES DA LINGUAGEM EM ACOMPANHAMENTO LONGITUDINAL, NOS ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS DESSE INDIVÍDUO, E IDENTIFICAR O SILÊNCIO COMO PARTE DO SISTEMA DE SIGNIFICAÇÃO NA LINGUAGEM DESSE AFÁSICO. METODOLOGIA: A METODOLOGIA UTILIZADA TANTO NOS ACOMPANHAMENTOS INDIVIDUAIS QUANTO NOS GRUPAIS FOI PAUTADA NA NEUROLINGUÍSTICA DISCURSIVA, OU SEJA, NO PRESSUPOSTO TEÓRICO-METODOLÓGICO E PRÁTICO EM QUE A LÍNGUA, O DISCURSO, O CÉREBRO E A MENTE SÃO CONSIDERADOS COMO CONSTRUCTOS HUMANOS QUE, AO SE RELACIONAREM E PERMEAREM A LINGUAGEM, PERMITEM O SUJEITO INSTITUIR-SE. A COLETA DE DADOS É BASEADA NA METODOLOGIA DE DADO-ACHADO. ESSA METODOLOGIA CONCEBE À PESQUISA UMA DINÂMICA PRÓPRIA POR BASEAR-SE EM INTERAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE SUJEITO E PESQUISADOR, CUJA PRÁTICA DISCURSIVA-ENUNCIATIVA É NORTEADA POR COORDENADAS ANTROPO-CULTURAIS, SÓCIO- HISTÓRICAS QUE CONTEXTUALIZAM AS AÇÕES E NÃO-AÇÕES QUE SE MANIFESTAM E POSTERIORMENTE COADUNADAS AO REFERENCIAL TEÓRICO PERTINENTE. RESULTADOS: NOS ACOMPANHAMENTOS REALIZADOS COM AS, FOI CONSTATADO QUE O SUJEITO POSSUI SEVERO COMPROMETIMENTO NA LINGUAGEM ORAL, DEVIDO A ISSO, FAZ USO CONSTANTE DOS PROCESSOS ALTERNATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO PARA SE FAZER ENTENDER. APESAR DE EXISTIR ESTE COMPROMETIMENTO, FOI CONSTATADO QUE SUAS FUNÇÕES COGNITIVAS NÃO FORAM AFETADAS, ESTANDO ESTAS EM PERFEITAS CONDIÇÕES. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O SILÊNCIO POSSIBILITA AO AFÁSICO RESSIGNIFICAR, PORTANTO COMPREENDE UM IMPORTANTE RECURSO NO PROCESSO ALTERNATIVO DE SIGNIFICAÇÃO. RECONHECER O SENTIDO QUE O AFÁSICO ATRIBUI AO SILÊNCIO MANIFESTO É UMA FORMA DE INTERVENÇÃO BEM MAIS EFICAZ QUE A “ATRIBUIÇÃO” DE PALAVRAS QUE ELE NÃO PODE DIZER, É POSSIBILITAR AO AFÁSICO, DIZER, SIGNIFICAR, REVELAR-SE. A NEUROLINGUÍSTICA DISCURSIVA (ND) TEM CONTRIBUÍDO PARA UM OLHAR DIFERENCIADO PARA OS QUADROS DE AFASIA AO RECONHECER O SISTEMA DE SIGNIFICAÇÃO DE LINGUAGEM DO SUJEITO E AQUI IDENTIFICAMOS O SILÊNCIO COMO PARTE DESSA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "LINGUAGEM, NEUROLINGUÍSTICA DISCURSIVA, AFASIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD2_SA100_ID60825102020112221.pdf" "created_at" => "2020-11-10 09:58:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMILES PAIVA NOVAES" "autor_nome_curto" => "TAMILES PAIVA" "autor_email" => "novaes.tamilespaiva@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-02" "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:53:42" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 142 "publicacao_id" => 71 "volume" => 2 "numero" => 1 "url" => "e-book-i-coneil---vol-02" "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => "O I Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem (I CONEIL) coaduna-se com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas. Destaca-se também a urgência de promover a descentralização dos grandes centros urbanos e, assim, fortalecer o desenvolvimento e a divulgação das pesquisas em um evento situado na Região Nordeste. A idealização do evento pauta-se na possibilidade de mobilizar diálogos sobre as experiências interdisciplinares, que discutam de um modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando aos participantes um espaço para o intercâmbio de novas possibilidades para seus campos de atuação. Tal espaço, para derivar as discussões em torno da formação docente, é viabilizado pela organização de eventos que possam estabelecer parcerias e aproximar profissionais que atuam em diferentes segmentos. O evento ocorrerá de forma online de 23 a 25 de setembro de 2020" "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1" "logo" => null "capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-09-23" "final_evento" => "2020-09-25" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-11-10 08:53:42" "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 142 "publicacao_id" => 71 "volume" => 2 "numero" => 1 "url" => "e-book-i-coneil---vol-02" "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => "O I Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem (I CONEIL) coaduna-se com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas. Destaca-se também a urgência de promover a descentralização dos grandes centros urbanos e, assim, fortalecer o desenvolvimento e a divulgação das pesquisas em um evento situado na Região Nordeste. A idealização do evento pauta-se na possibilidade de mobilizar diálogos sobre as experiências interdisciplinares, que discutam de um modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando aos participantes um espaço para o intercâmbio de novas possibilidades para seus campos de atuação. Tal espaço, para derivar as discussões em torno da formação docente, é viabilizado pela organização de eventos que possam estabelecer parcerias e aproximar profissionais que atuam em diferentes segmentos. O evento ocorrerá de forma online de 23 a 25 de setembro de 2020" "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1" "logo" => null "capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-09-23" "final_evento" => "2020-09-25" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-11-10 08:53:42" "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 63 "edicao_id" => 142 "codigo" => "978-65-86901-14-6" "capa" => "5fd1299791e76_09122020164631.jpg" "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "prefacio" => """ <strong>Caminhos da pós-graduação: a Linguística e a Literatura no cenário brasileiro</strong><br />\r\n <br />\r\n Os estudos da linguagem vêm ganhando, cada vez mais, perspectivas que extrapolam a tradicional disciplinaridade acadêmica. Isso se deve, em parte, a investigações acerca de fenômenos que exigem a mobilização de saberes de diferentes áreas e, também, pelo gradativo crescimento de abordagens que, pleiteando uma compreensão mais ampla da linguagem, preferem abrir mão de princípios atomísticos ou isolacionistas a perder de vista aspectos complexos implicados no objeto linguagem. Nesse sentido, pensar uma abordagem interdisciplinar, voltada para os estudos da linguagem, decorre da concepção de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira ativa e integra conhecimentos e saberes contextualmente situados na área de Linguística e Literatura. Assim, o Volume 2 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem traz discussões que buscam romper com determinados paradigmas do processo de ensino e aprendizagem e proporcionam uma leitura plural de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no cenário brasileiro, no escopo das humanidades, no âmbito da Linguística e da Literatura, sem perder de vista as possibilidades de diálogos entre áreas afins do conhecimento, tendo como finalidade ampliar o espaço de reflexão e suas repercussões como parte da socialização de práticas inovadoras de formação.<br />\r\n <br />\r\n Desse modo, apresentamos, nesse volume, pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação, divididas em dois grandes campos do conhecimento: Linguística e Literatura. Chamamos a atenção para diversidade temática e geográfica das pesquisas aqui publicadas por discentes de mestrado ou doutorado de diversos Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior brasileiras, uma vez que temos representantes das cinco regiões do Brasil que compartilham conhecimentos e demonstram o potencial da pós-graduação brasileira no que diz respeito aos estudos da linguagem. Um dos principais intuitos dessa coletânea é apresentar esse cenário multifacetado das pesquisas no Brasil. Dessa forma, além dos instigantes debates promovidos pelos/as autores/as aqui presentes, temos como vislumbrar o panorama heteróclito de dissertações e teses que estão prestes a serem defendidas por esses/as jovens pesquisadores/as.<br />\r\n Socializar esses debates sobre pautas relacionadas à interdisciplinaridade nos estudos da linguagem proporciona intercâmbios e diálogos de várias ordens que podem enriquecer o desenvolvimento científico da área de Linguística e Literatura. Tais debates trazem contribuições para o campo teórico e aplicado dos estudos da linguagem que se coaduna com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas.<br />\r\n Aqui a comunidade leitora encontrará pesquisas com objetivos muito bem delineados para proposição de leitura(s) e metodologia(s) que tomam os estudos da linguagem como fonte e objeto de investigação e também de práxis na sala de aula. Assim, convidamos a uma leitura que, dentre todas as vozes que se fazem presentes nesse coro teórico-metodológico, auxilie na capacidade de perceber nos discursos, que partem de outros já ditos, o desejo pela diversidade teórica e pela prática de ensino e aprendizagem que se efetive no fazer docente.<br />\r\n <br />\r\n <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)</em> """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "conselho_editorial" => """ Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n Germana Maria Araújo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n Iêdo de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n Jo A-mi (UNILAB) <br />\r\n João Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior (UFRPE)<br />\r\n Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n Márcio Martins Leitão (UFPB)<br />\r\n Maria Carmen Aires Gomes (UFV) <br />\r\n Maria Célia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n Silvana Silva de Farias Araújo (UEFS)<br />\r\n Sílvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n Valéria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n Vicentina Ramires (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "5fd91a34eff11_15122020171900.pdf" "arquivo" => "151220201733_E-BOOK---ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM---VOLUME-02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-11-10 08:53:42" "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 63 "edicao_id" => 142 "codigo" => "978-65-86901-14-6" "capa" => "5fd1299791e76_09122020164631.jpg" "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "prefacio" => """ <strong>Caminhos da pós-graduação: a Linguística e a Literatura no cenário brasileiro</strong><br />\r\n <br />\r\n Os estudos da linguagem vêm ganhando, cada vez mais, perspectivas que extrapolam a tradicional disciplinaridade acadêmica. Isso se deve, em parte, a investigações acerca de fenômenos que exigem a mobilização de saberes de diferentes áreas e, também, pelo gradativo crescimento de abordagens que, pleiteando uma compreensão mais ampla da linguagem, preferem abrir mão de princípios atomísticos ou isolacionistas a perder de vista aspectos complexos implicados no objeto linguagem. Nesse sentido, pensar uma abordagem interdisciplinar, voltada para os estudos da linguagem, decorre da concepção de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira ativa e integra conhecimentos e saberes contextualmente situados na área de Linguística e Literatura. Assim, o Volume 2 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem traz discussões que buscam romper com determinados paradigmas do processo de ensino e aprendizagem e proporcionam uma leitura plural de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no cenário brasileiro, no escopo das humanidades, no âmbito da Linguística e da Literatura, sem perder de vista as possibilidades de diálogos entre áreas afins do conhecimento, tendo como finalidade ampliar o espaço de reflexão e suas repercussões como parte da socialização de práticas inovadoras de formação.<br />\r\n <br />\r\n Desse modo, apresentamos, nesse volume, pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação, divididas em dois grandes campos do conhecimento: Linguística e Literatura. Chamamos a atenção para diversidade temática e geográfica das pesquisas aqui publicadas por discentes de mestrado ou doutorado de diversos Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior brasileiras, uma vez que temos representantes das cinco regiões do Brasil que compartilham conhecimentos e demonstram o potencial da pós-graduação brasileira no que diz respeito aos estudos da linguagem. Um dos principais intuitos dessa coletânea é apresentar esse cenário multifacetado das pesquisas no Brasil. Dessa forma, além dos instigantes debates promovidos pelos/as autores/as aqui presentes, temos como vislumbrar o panorama heteróclito de dissertações e teses que estão prestes a serem defendidas por esses/as jovens pesquisadores/as.<br />\r\n Socializar esses debates sobre pautas relacionadas à interdisciplinaridade nos estudos da linguagem proporciona intercâmbios e diálogos de várias ordens que podem enriquecer o desenvolvimento científico da área de Linguística e Literatura. Tais debates trazem contribuições para o campo teórico e aplicado dos estudos da linguagem que se coaduna com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas.<br />\r\n Aqui a comunidade leitora encontrará pesquisas com objetivos muito bem delineados para proposição de leitura(s) e metodologia(s) que tomam os estudos da linguagem como fonte e objeto de investigação e também de práxis na sala de aula. Assim, convidamos a uma leitura que, dentre todas as vozes que se fazem presentes nesse coro teórico-metodológico, auxilie na capacidade de perceber nos discursos, que partem de outros já ditos, o desejo pela diversidade teórica e pela prática de ensino e aprendizagem que se efetive no fazer docente.<br />\r\n <br />\r\n <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)</em> """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "conselho_editorial" => """ Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n Germana Maria Araújo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n Iêdo de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n Jo A-mi (UNILAB) <br />\r\n João Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior (UFRPE)<br />\r\n Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n Márcio Martins Leitão (UFPB)<br />\r\n Maria Carmen Aires Gomes (UFV) <br />\r\n Maria Célia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n Silvana Silva de Farias Araújo (UEFS)<br />\r\n Sílvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n Valéria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n Vicentina Ramires (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "5fd91a34eff11_15122020171900.pdf" "arquivo" => "151220201733_E-BOOK---ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM---VOLUME-02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-11-10 08:53:42" "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }