EM TERMOS INTRODUT?RIOS, ? IMPORTANTE, PRIMEIRAMENTE, REFLETIR QUE, CONFORME CARLINO (2002), MUITOS AUTORES DISCUTEM O PROCESSO DA ALFABETIZA??O COMO UM PROCESSO ?NICO QUE OCORRE APENAS NA FASE DE AQUISI??O DA ESCRITA COMO C?DIGO. POR?M, ? PRECISO TER EM MENTE, SEGUNDO POSTO PELA AUTORA, ESSE PROCESSO COMO NECESS?RIO SEMPRE QUE INGRESSAMOS EM UM CONTEXTO LINGU?STICO DESCONHECIDO, EM QUE PRECISAMOS ADEQUARMO-NOS ? ESTRUTURA DA LINGUAGEM E SUAS RESPECTIVAS NORMAS. ISSO ACONTECE, POR EXEMPLO, QUANDO SA?MOS DO ENSINO B?SICO E INGRESSAMOS NO ENSINO SUPERIOR, LOCAL EM QUE NOS ALFABETIZAMOS ACADEMICAMENTE, ADENTRANDO NA LINGUAGEM CIENT?FICA E NAS NORMAS NELA PRESENTE. PENSANDO NISSO, TENDO EM MENTE AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES NESSE PROCESSO DE ALFABETIZA??O, TEMOS COMO OBJETIVO, NESTE TRABALHO, ANALISAR OS PROCESSOS LINGU?STICO-COGNITIVOS UTILIZADOS OU N?O NA CONSTRU??O DA COER?NCIA DE RESENHAS PRODUZIDAS POR ALUNOS REC?M-INGRESSOS NO CURSO DE CI?NCIAS BIOL?GICAS DO CENTRO DE EDUCA??O E SA?DE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. PERCEBEMOS, MUITAS VEZES, QUE, AO CONSTRU?REM SEU TEXTO, OS ALUNOS DESCONSIDERAM O CONTEXTO DE PRODU??O, N?O CONSEGUINDO FAZER UM PLANEJAMENTO DO TEXTO E PREVER O PROCESSO DE RELA??O DE IDEIAS, O QUE GERA, POR CONSEGUINTE, LACUNAS DE SENTIDO NOS SEUS ESCRITOS. METODOLOGICAMENTE, ESTE TRATA-SE DE UM ESTUDO DOCUMENTAL (CELLARD, 2008), COM ABORDAGEM QUALITATIVA (DENZIN, LINCOLN, 2008; STRAUSS, CORBIN, 2008), UMA VEZ QUE PROCURAREMOS ANALISAR OS ELEMENTOS USADOS OU N?O PELOS ALUNOS NO PROCESSO DE CONSTRU??O DE SENTIDO DO TEXTO. EM TERMOS DE FUNDAMENTOS TE?RICOS, ESTA PESQUISA TEM COMO BASE AS REFLEX?ES DE BRONCKART (1999) NO QUE DIZ RESPEITO ? ABORDAGEM DESCENDENTE, DANDO PRIORIDADE AO CONTEXTO NO PROCESSO DE AN?LISE; MARCHUSCHI (2008), ASSIM COMO KOCH E TRAVAGLIA (2018) AO SE PENSAR NOS PROCESSOS COGNITIVOS RELACIONADOS ? CONSTRU??O DA COER?NCIA TEXTUAL; BEM COMO, POR FIM, CARLINO (2002) E NAVARRO (2018), OS QUAIS REFLETEM SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZA??O ACAD?MICA. NO QUE DIZ RESPEITO AOS RESULTADOS E DISCUSS?ES ORIUNDOS DA AN?LISE DOS TEXTOS, PARTE DO CORPUS DESTE TRABALHO, PERCEBEMOS QUE, AO CHEGAREM ? UNIVERSIDADE, AL?M DE PRECISAREM SE ADEQUAR A UMA NOVA REALIDADE, SENDO SUBMETIDOS ? PRODU??O DE NOVOS G?NEROS E DIFERENTES NORMAS, CONSIDERANDO, TAMB?M, AS CULTURAS DISCIPLINARES (HYLAND, 2014), OS ALUNOS POSSUEM DIFICULDADES NAS CONSTRU??ES B?SICAS DO TEXTO, COMO ? O CASO DO PROCESSO DE CONSTRU??O DA COES?O E, POR CONSEGUINTE, COER?NCIA TEXTUAL. IDENTIFICAMOS, NAS RESENHAS ACAD?MICAS SELECIONADAS PARA ESTE ESTUDO, QUE, GERALMENTE, A FALTA DE LINEARIDADE DE IDEIAS NO TEXTO OCORRE POR ERRO DA PONTUA??O OU N?O USO DE CONECTIVOS QUE RELACIONEM AS IDEIAS DE MANEIRA ADEQUADA, PENSANDO-SE NA COMPREENS?O DO LEITOR. ESTA N?O PROGRESS?O DE IDEIAS, FALTA DE COES?O, GERA UMA INCOER?NCIA QUE PODE SER INTERPRETADA COMO UMA IDEIA INCOMPLETA OU COMO TRUNCAMENTO DE IDEIAS. EM VIAS DE CONCLUS?O, JULGAMOS IMPRESCIND?VEL LEMBRAR SEMPRE DA IMPORT?NCIA DO CONTEXTO DE PRODU??O NA AVALIA??O DOS TEXTOS, UMA VEZ QUE CONSIDERAR OS EXCERTOS COMO COERENTES OU INCOERENTES NESTA INVESTIGA??O DEPENDE, PRINCIPALMENTE, DO CONTEXTO EM QUE OS TEXTOS FORAM CONSTRU?DOS, LEVANDO-SE EM CONSIDERA??O, AINDA, O FATO DE OS ALUNOS ESTAREM EM PROCESSO DE ALFABETIZA??O ACAD?MICA. N?O PODEMOS DEIXAR DE LEMBRAR QUE, EM OUTROS CONTEXTOS, O QUE AQUI ANALISAMOS COMO IDEIAS INCOMPLETAS OU TRUNCADAS PODERIA SER, NA VERDADE, UMA MARCA DO G?NERO OU MESMO, QUEM SABE, O ESTILO DO AUTOR.