Artigo E-book I CONEIL - Vol 02

E-books

ISBN: 978-65-86901-14-6

CONHECIMENTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS MOBILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL DA RESENHA DURANTE O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA

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                  <strong>Caminhos da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o: a Lingu&iacute;stica e a Literatura no cen&aacute;rio brasileiro</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Os estudos da linguagem v&ecirc;m ganhando, cada vez mais, perspectivas que extrapolam a tradicional disciplinaridade acad&ecirc;mica. Isso se deve, em parte, a investiga&ccedil;&otilde;es acerca de fen&ocirc;menos que exigem a mobiliza&ccedil;&atilde;o de saberes de diferentes &aacute;reas e, tamb&eacute;m, pelo gradativo crescimento de abordagens que, pleiteando uma compreens&atilde;o mais ampla da linguagem, preferem abrir m&atilde;o de princ&iacute;pios atom&iacute;sticos ou isolacionistas a perder de vista aspectos complexos implicados no objeto linguagem. Nesse sentido, pensar uma abordagem interdisciplinar, voltada para os estudos da linguagem, decorre da concep&ccedil;&atilde;o de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira ativa e integra conhecimentos e saberes contextualmente situados na &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura. Assim, o Volume 2 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem traz discuss&otilde;es que buscam romper com determinados paradigmas do processo de ensino e aprendizagem e proporcionam uma leitura plural de pesquisas que v&ecirc;m sendo desenvolvidas no cen&aacute;rio brasileiro, no escopo das humanidades, no &acirc;mbito da Lingu&iacute;stica e da Literatura, sem perder de vista as possibilidades de di&aacute;logos entre &aacute;reas afins do conhecimento, tendo como finalidade ampliar o espa&ccedil;o de reflex&atilde;o e suas repercuss&otilde;es como parte da socializa&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas inovadoras de forma&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Desse modo, apresentamos, nesse volume, pesquisas desenvolvidas no &acirc;mbito da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, divididas em dois grandes campos do conhecimento: Lingu&iacute;stica e Literatura. Chamamos a aten&ccedil;&atilde;o para diversidade tem&aacute;tica e geogr&aacute;fica das pesquisas aqui publicadas por discentes de mestrado ou doutorado de diversos Programas de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o de Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior brasileiras, uma vez que temos representantes das cinco regi&otilde;es do Brasil que compartilham conhecimentos e demonstram o potencial da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o brasileira no que diz respeito aos estudos da linguagem. Um dos principais intuitos dessa colet&acirc;nea &eacute; apresentar esse cen&aacute;rio multifacetado das pesquisas no Brasil. Dessa forma, al&eacute;m dos instigantes debates promovidos pelos/as autores/as aqui presentes, temos como vislumbrar o panorama heter&oacute;clito de disserta&ccedil;&otilde;es e teses que est&atilde;o prestes a serem defendidas por esses/as jovens pesquisadores/as.<br />\r\n
                  Socializar esses debates sobre pautas relacionadas &agrave; interdisciplinaridade nos estudos da linguagem proporciona interc&acirc;mbios e di&aacute;logos de v&aacute;rias ordens que podem enriquecer o desenvolvimento cient&iacute;fico da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais debates trazem contribui&ccedil;&otilde;es para o campo te&oacute;rico e aplicado dos estudos da linguagem que se coaduna com o cen&aacute;rio da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica brasileira e a incid&ecirc;ncia nos processos formativos de seus sujeitos &ndash; professores e alunos &ndash; das universidades e escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no &acirc;mbito das discuss&otilde;es profissionais e/ou acad&ecirc;micas.<br />\r\n
                  Aqui a comunidade leitora encontrar&aacute; pesquisas com objetivos muito bem delineados para proposi&ccedil;&atilde;o de leitura(s) e metodologia(s) que tomam os estudos da linguagem como fonte e objeto de investiga&ccedil;&atilde;o e tamb&eacute;m de pr&aacute;xis na sala de aula. Assim, convidamos a uma leitura que, dentre todas as vozes que se fazem presentes nesse coro te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, auxilie na capacidade de perceber nos discursos, que partem de outros j&aacute; ditos, o desejo pela diversidade te&oacute;rica e pela pr&aacute;tica de ensino e aprendizagem que se efetive no fazer docente.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)</em>
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                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
                  """
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                  Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n
                  Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n
                  Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n
                  Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n
                  Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n
                  Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n
                  Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n
                  Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n
                  Germana Maria Ara&uacute;jo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n
                  Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n
                  Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n
                  I&ecirc;do de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n
                  Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n
                  Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n
                  Jo A-mi (UNILAB)&nbsp;<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n
                  M&aacute;rcio Martins Leit&atilde;o (UFPB)<br />\r\n
                  Maria Carmen Aires Gomes (UFV)&nbsp;<br />\r\n
                  Maria C&eacute;lia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n
                  Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
                  Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n
                  Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n
                  Silvana Silva de Farias Ara&uacute;jo (UEFS)<br />\r\n
                  S&iacute;lvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n
                  Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n
                  Val&eacute;ria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n
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                  <br />\r\n
                  Desse modo, apresentamos, nesse volume, pesquisas desenvolvidas no &acirc;mbito da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, divididas em dois grandes campos do conhecimento: Lingu&iacute;stica e Literatura. Chamamos a aten&ccedil;&atilde;o para diversidade tem&aacute;tica e geogr&aacute;fica das pesquisas aqui publicadas por discentes de mestrado ou doutorado de diversos Programas de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o de Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior brasileiras, uma vez que temos representantes das cinco regi&otilde;es do Brasil que compartilham conhecimentos e demonstram o potencial da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o brasileira no que diz respeito aos estudos da linguagem. Um dos principais intuitos dessa colet&acirc;nea &eacute; apresentar esse cen&aacute;rio multifacetado das pesquisas no Brasil. Dessa forma, al&eacute;m dos instigantes debates promovidos pelos/as autores/as aqui presentes, temos como vislumbrar o panorama heter&oacute;clito de disserta&ccedil;&otilde;es e teses que est&atilde;o prestes a serem defendidas por esses/as jovens pesquisadores/as.<br />\r\n
                  Socializar esses debates sobre pautas relacionadas &agrave; interdisciplinaridade nos estudos da linguagem proporciona interc&acirc;mbios e di&aacute;logos de v&aacute;rias ordens que podem enriquecer o desenvolvimento cient&iacute;fico da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais debates trazem contribui&ccedil;&otilde;es para o campo te&oacute;rico e aplicado dos estudos da linguagem que se coaduna com o cen&aacute;rio da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica brasileira e a incid&ecirc;ncia nos processos formativos de seus sujeitos &ndash; professores e alunos &ndash; das universidades e escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no &acirc;mbito das discuss&otilde;es profissionais e/ou acad&ecirc;micas.<br />\r\n
                  Aqui a comunidade leitora encontrar&aacute; pesquisas com objetivos muito bem delineados para proposi&ccedil;&atilde;o de leitura(s) e metodologia(s) que tomam os estudos da linguagem como fonte e objeto de investiga&ccedil;&atilde;o e tamb&eacute;m de pr&aacute;xis na sala de aula. Assim, convidamos a uma leitura que, dentre todas as vozes que se fazem presentes nesse coro te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, auxilie na capacidade de perceber nos discursos, que partem de outros j&aacute; ditos, o desejo pela diversidade te&oacute;rica e pela pr&aacute;tica de ensino e aprendizagem que se efetive no fazer docente.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)</em>
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                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
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Publicado em 10 de novembro de 2020

Resumo

EM TERMOS INTRODUT?RIOS, ? IMPORTANTE, PRIMEIRAMENTE, REFLETIR QUE, CONFORME CARLINO (2002), MUITOS AUTORES DISCUTEM O PROCESSO DA ALFABETIZA??O COMO UM PROCESSO ?NICO QUE OCORRE APENAS NA FASE DE AQUISI??O DA ESCRITA COMO C?DIGO. POR?M, ? PRECISO TER EM MENTE, SEGUNDO POSTO PELA AUTORA, ESSE PROCESSO COMO NECESS?RIO SEMPRE QUE INGRESSAMOS EM UM CONTEXTO LINGU?STICO DESCONHECIDO, EM QUE PRECISAMOS ADEQUARMO-NOS ? ESTRUTURA DA LINGUAGEM E SUAS RESPECTIVAS NORMAS. ISSO ACONTECE, POR EXEMPLO, QUANDO SA?MOS DO ENSINO B?SICO E INGRESSAMOS NO ENSINO SUPERIOR, LOCAL EM QUE NOS ALFABETIZAMOS ACADEMICAMENTE, ADENTRANDO NA LINGUAGEM CIENT?FICA E NAS NORMAS NELA PRESENTE. PENSANDO NISSO, TENDO EM MENTE AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES NESSE PROCESSO DE ALFABETIZA??O, TEMOS COMO OBJETIVO, NESTE TRABALHO, ANALISAR OS PROCESSOS LINGU?STICO-COGNITIVOS UTILIZADOS OU N?O NA CONSTRU??O DA COER?NCIA DE RESENHAS PRODUZIDAS POR ALUNOS REC?M-INGRESSOS NO CURSO DE CI?NCIAS BIOL?GICAS DO CENTRO DE EDUCA??O E SA?DE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. PERCEBEMOS, MUITAS VEZES, QUE, AO CONSTRU?REM SEU TEXTO, OS ALUNOS DESCONSIDERAM O CONTEXTO DE PRODU??O, N?O CONSEGUINDO FAZER UM PLANEJAMENTO DO TEXTO E PREVER O PROCESSO DE RELA??O DE IDEIAS, O QUE GERA, POR CONSEGUINTE, LACUNAS DE SENTIDO NOS SEUS ESCRITOS. METODOLOGICAMENTE, ESTE TRATA-SE DE UM ESTUDO DOCUMENTAL (CELLARD, 2008), COM ABORDAGEM QUALITATIVA (DENZIN, LINCOLN, 2008; STRAUSS, CORBIN, 2008), UMA VEZ QUE PROCURAREMOS ANALISAR OS ELEMENTOS USADOS OU N?O PELOS ALUNOS NO PROCESSO DE CONSTRU??O DE SENTIDO DO TEXTO. EM TERMOS DE FUNDAMENTOS TE?RICOS, ESTA PESQUISA TEM COMO BASE AS REFLEX?ES DE BRONCKART (1999) NO QUE DIZ RESPEITO ? ABORDAGEM DESCENDENTE, DANDO PRIORIDADE AO CONTEXTO NO PROCESSO DE AN?LISE; MARCHUSCHI (2008), ASSIM COMO KOCH E TRAVAGLIA (2018) AO SE PENSAR NOS PROCESSOS COGNITIVOS RELACIONADOS ? CONSTRU??O DA COER?NCIA TEXTUAL; BEM COMO, POR FIM, CARLINO (2002) E NAVARRO (2018), OS QUAIS REFLETEM SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZA??O ACAD?MICA. NO QUE DIZ RESPEITO AOS RESULTADOS E DISCUSS?ES ORIUNDOS DA AN?LISE DOS TEXTOS, PARTE DO CORPUS DESTE TRABALHO, PERCEBEMOS QUE, AO CHEGAREM ? UNIVERSIDADE, AL?M DE PRECISAREM SE ADEQUAR A UMA NOVA REALIDADE, SENDO SUBMETIDOS ? PRODU??O DE NOVOS G?NEROS E DIFERENTES NORMAS, CONSIDERANDO, TAMB?M, AS CULTURAS DISCIPLINARES (HYLAND, 2014), OS ALUNOS POSSUEM DIFICULDADES NAS CONSTRU??ES B?SICAS DO TEXTO, COMO ? O CASO DO PROCESSO DE CONSTRU??O DA COES?O E, POR CONSEGUINTE, COER?NCIA TEXTUAL. IDENTIFICAMOS, NAS RESENHAS ACAD?MICAS SELECIONADAS PARA ESTE ESTUDO, QUE, GERALMENTE, A FALTA DE LINEARIDADE DE IDEIAS NO TEXTO OCORRE POR ERRO DA PONTUA??O OU N?O USO DE CONECTIVOS QUE RELACIONEM AS IDEIAS DE MANEIRA ADEQUADA, PENSANDO-SE NA COMPREENS?O DO LEITOR. ESTA N?O PROGRESS?O DE IDEIAS, FALTA DE COES?O, GERA UMA INCOER?NCIA QUE PODE SER INTERPRETADA COMO UMA IDEIA INCOMPLETA OU COMO TRUNCAMENTO DE IDEIAS. EM VIAS DE CONCLUS?O, JULGAMOS IMPRESCIND?VEL LEMBRAR SEMPRE DA IMPORT?NCIA DO CONTEXTO DE PRODU??O NA AVALIA??O DOS TEXTOS, UMA VEZ QUE CONSIDERAR OS EXCERTOS COMO COERENTES OU INCOERENTES NESTA INVESTIGA??O DEPENDE, PRINCIPALMENTE, DO CONTEXTO EM QUE OS TEXTOS FORAM CONSTRU?DOS, LEVANDO-SE EM CONSIDERA??O, AINDA, O FATO DE OS ALUNOS ESTAREM EM PROCESSO DE ALFABETIZA??O ACAD?MICA. N?O PODEMOS DEIXAR DE LEMBRAR QUE, EM OUTROS CONTEXTOS, O QUE AQUI ANALISAMOS COMO IDEIAS INCOMPLETAS OU TRUNCADAS PODERIA SER, NA VERDADE, UMA MARCA DO G?NERO OU MESMO, QUEM SABE, O ESTILO DO AUTOR.

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