CONHECIMENTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS MOBILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL DA RESENHA DURANTE O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA
"2020-11-10 08:53:42" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 71971 "edicao_id" => 142 "trabalho_id" => 89 "inscrito_id" => 104 "titulo" => "CONHECIMENTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS MOBILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL DA RESENHA DURANTE O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA" "resumo" => "EM TERMOS INTRODUT?RIOS, ? IMPORTANTE, PRIMEIRAMENTE, REFLETIR QUE, CONFORME CARLINO (2002), MUITOS AUTORES DISCUTEM O PROCESSO DA ALFABETIZA??O COMO UM PROCESSO ?NICO QUE OCORRE APENAS NA FASE DE AQUISI??O DA ESCRITA COMO C?DIGO. POR?M, ? PRECISO TER EM MENTE, SEGUNDO POSTO PELA AUTORA, ESSE PROCESSO COMO NECESS?RIO SEMPRE QUE INGRESSAMOS EM UM CONTEXTO LINGU?STICO DESCONHECIDO, EM QUE PRECISAMOS ADEQUARMO-NOS ? ESTRUTURA DA LINGUAGEM E SUAS RESPECTIVAS NORMAS. ISSO ACONTECE, POR EXEMPLO, QUANDO SA?MOS DO ENSINO B?SICO E INGRESSAMOS NO ENSINO SUPERIOR, LOCAL EM QUE NOS ALFABETIZAMOS ACADEMICAMENTE, ADENTRANDO NA LINGUAGEM CIENT?FICA E NAS NORMAS NELA PRESENTE. PENSANDO NISSO, TENDO EM MENTE AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES NESSE PROCESSO DE ALFABETIZA??O, TEMOS COMO OBJETIVO, NESTE TRABALHO, ANALISAR OS PROCESSOS LINGU?STICO-COGNITIVOS UTILIZADOS OU N?O NA CONSTRU??O DA COER?NCIA DE RESENHAS PRODUZIDAS POR ALUNOS REC?M-INGRESSOS NO CURSO DE CI?NCIAS BIOL?GICAS DO CENTRO DE EDUCA??O E SA?DE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. PERCEBEMOS, MUITAS VEZES, QUE, AO CONSTRU?REM SEU TEXTO, OS ALUNOS DESCONSIDERAM O CONTEXTO DE PRODU??O, N?O CONSEGUINDO FAZER UM PLANEJAMENTO DO TEXTO E PREVER O PROCESSO DE RELA??O DE IDEIAS, O QUE GERA, POR CONSEGUINTE, LACUNAS DE SENTIDO NOS SEUS ESCRITOS. METODOLOGICAMENTE, ESTE TRATA-SE DE UM ESTUDO DOCUMENTAL (CELLARD, 2008), COM ABORDAGEM QUALITATIVA (DENZIN, LINCOLN, 2008; STRAUSS, CORBIN, 2008), UMA VEZ QUE PROCURAREMOS ANALISAR OS ELEMENTOS USADOS OU N?O PELOS ALUNOS NO PROCESSO DE CONSTRU??O DE SENTIDO DO TEXTO. EM TERMOS DE FUNDAMENTOS TE?RICOS, ESTA PESQUISA TEM COMO BASE AS REFLEX?ES DE BRONCKART (1999) NO QUE DIZ RESPEITO ? ABORDAGEM DESCENDENTE, DANDO PRIORIDADE AO CONTEXTO NO PROCESSO DE AN?LISE; MARCHUSCHI (2008), ASSIM COMO KOCH E TRAVAGLIA (2018) AO SE PENSAR NOS PROCESSOS COGNITIVOS RELACIONADOS ? CONSTRU??O DA COER?NCIA TEXTUAL; BEM COMO, POR FIM, CARLINO (2002) E NAVARRO (2018), OS QUAIS REFLETEM SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZA??O ACAD?MICA. NO QUE DIZ RESPEITO AOS RESULTADOS E DISCUSS?ES ORIUNDOS DA AN?LISE DOS TEXTOS, PARTE DO CORPUS DESTE TRABALHO, PERCEBEMOS QUE, AO CHEGAREM ? UNIVERSIDADE, AL?M DE PRECISAREM SE ADEQUAR A UMA NOVA REALIDADE, SENDO SUBMETIDOS ? PRODU??O DE NOVOS G?NEROS E DIFERENTES NORMAS, CONSIDERANDO, TAMB?M, AS CULTURAS DISCIPLINARES (HYLAND, 2014), OS ALUNOS POSSUEM DIFICULDADES NAS CONSTRU??ES B?SICAS DO TEXTO, COMO ? O CASO DO PROCESSO DE CONSTRU??O DA COES?O E, POR CONSEGUINTE, COER?NCIA TEXTUAL. IDENTIFICAMOS, NAS RESENHAS ACAD?MICAS SELECIONADAS PARA ESTE ESTUDO, QUE, GERALMENTE, A FALTA DE LINEARIDADE DE IDEIAS NO TEXTO OCORRE POR ERRO DA PONTUA??O OU N?O USO DE CONECTIVOS QUE RELACIONEM AS IDEIAS DE MANEIRA ADEQUADA, PENSANDO-SE NA COMPREENS?O DO LEITOR. ESTA N?O PROGRESS?O DE IDEIAS, FALTA DE COES?O, GERA UMA INCOER?NCIA QUE PODE SER INTERPRETADA COMO UMA IDEIA INCOMPLETA OU COMO TRUNCAMENTO DE IDEIAS. EM VIAS DE CONCLUS?O, JULGAMOS IMPRESCIND?VEL LEMBRAR SEMPRE DA IMPORT?NCIA DO CONTEXTO DE PRODU??O NA AVALIA??O DOS TEXTOS, UMA VEZ QUE CONSIDERAR OS EXCERTOS COMO COERENTES OU INCOERENTES NESTA INVESTIGA??O DEPENDE, PRINCIPALMENTE, DO CONTEXTO EM QUE OS TEXTOS FORAM CONSTRU?DOS, LEVANDO-SE EM CONSIDERA??O, AINDA, O FATO DE OS ALUNOS ESTAREM EM PROCESSO DE ALFABETIZA??O ACAD?MICA. N?O PODEMOS DEIXAR DE LEMBRAR QUE, EM OUTROS CONTEXTOS, O QUE AQUI ANALISAMOS COMO IDEIAS INCOMPLETAS OU TRUNCADAS PODERIA SER, NA VERDADE, UMA MARCA DO G?NERO OU MESMO, QUEM SABE, O ESTILO DO AUTOR." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 05: Linguagem e cognição: diálogos em perspectivas" "palavra_chave" => "CONHECIMENTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS, COERÊNCIA TEXTUAL, RESENHA, ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD2_SA5_ID10422102020000323.pdf" "created_at" => "2020-11-10 09:58:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA DE MELO CORDEIRO EULALIO" "autor_nome_curto" => "MARCELA EULÁLIO" "autor_email" => "celinha.letras@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-02" "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:53:42" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 71971 "edicao_id" => 142 "trabalho_id" => 89 "inscrito_id" => 104 "titulo" => "CONHECIMENTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS MOBILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL DA RESENHA DURANTE O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA" "resumo" => "EM TERMOS INTRODUT?RIOS, ? IMPORTANTE, PRIMEIRAMENTE, REFLETIR QUE, CONFORME CARLINO (2002), MUITOS AUTORES DISCUTEM O PROCESSO DA ALFABETIZA??O COMO UM PROCESSO ?NICO QUE OCORRE APENAS NA FASE DE AQUISI??O DA ESCRITA COMO C?DIGO. POR?M, ? PRECISO TER EM MENTE, SEGUNDO POSTO PELA AUTORA, ESSE PROCESSO COMO NECESS?RIO SEMPRE QUE INGRESSAMOS EM UM CONTEXTO LINGU?STICO DESCONHECIDO, EM QUE PRECISAMOS ADEQUARMO-NOS ? ESTRUTURA DA LINGUAGEM E SUAS RESPECTIVAS NORMAS. ISSO ACONTECE, POR EXEMPLO, QUANDO SA?MOS DO ENSINO B?SICO E INGRESSAMOS NO ENSINO SUPERIOR, LOCAL EM QUE NOS ALFABETIZAMOS ACADEMICAMENTE, ADENTRANDO NA LINGUAGEM CIENT?FICA E NAS NORMAS NELA PRESENTE. PENSANDO NISSO, TENDO EM MENTE AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES NESSE PROCESSO DE ALFABETIZA??O, TEMOS COMO OBJETIVO, NESTE TRABALHO, ANALISAR OS PROCESSOS LINGU?STICO-COGNITIVOS UTILIZADOS OU N?O NA CONSTRU??O DA COER?NCIA DE RESENHAS PRODUZIDAS POR ALUNOS REC?M-INGRESSOS NO CURSO DE CI?NCIAS BIOL?GICAS DO CENTRO DE EDUCA??O E SA?DE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. PERCEBEMOS, MUITAS VEZES, QUE, AO CONSTRU?REM SEU TEXTO, OS ALUNOS DESCONSIDERAM O CONTEXTO DE PRODU??O, N?O CONSEGUINDO FAZER UM PLANEJAMENTO DO TEXTO E PREVER O PROCESSO DE RELA??O DE IDEIAS, O QUE GERA, POR CONSEGUINTE, LACUNAS DE SENTIDO NOS SEUS ESCRITOS. METODOLOGICAMENTE, ESTE TRATA-SE DE UM ESTUDO DOCUMENTAL (CELLARD, 2008), COM ABORDAGEM QUALITATIVA (DENZIN, LINCOLN, 2008; STRAUSS, CORBIN, 2008), UMA VEZ QUE PROCURAREMOS ANALISAR OS ELEMENTOS USADOS OU N?O PELOS ALUNOS NO PROCESSO DE CONSTRU??O DE SENTIDO DO TEXTO. EM TERMOS DE FUNDAMENTOS TE?RICOS, ESTA PESQUISA TEM COMO BASE AS REFLEX?ES DE BRONCKART (1999) NO QUE DIZ RESPEITO ? ABORDAGEM DESCENDENTE, DANDO PRIORIDADE AO CONTEXTO NO PROCESSO DE AN?LISE; MARCHUSCHI (2008), ASSIM COMO KOCH E TRAVAGLIA (2018) AO SE PENSAR NOS PROCESSOS COGNITIVOS RELACIONADOS ? CONSTRU??O DA COER?NCIA TEXTUAL; BEM COMO, POR FIM, CARLINO (2002) E NAVARRO (2018), OS QUAIS REFLETEM SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZA??O ACAD?MICA. NO QUE DIZ RESPEITO AOS RESULTADOS E DISCUSS?ES ORIUNDOS DA AN?LISE DOS TEXTOS, PARTE DO CORPUS DESTE TRABALHO, PERCEBEMOS QUE, AO CHEGAREM ? UNIVERSIDADE, AL?M DE PRECISAREM SE ADEQUAR A UMA NOVA REALIDADE, SENDO SUBMETIDOS ? PRODU??O DE NOVOS G?NEROS E DIFERENTES NORMAS, CONSIDERANDO, TAMB?M, AS CULTURAS DISCIPLINARES (HYLAND, 2014), OS ALUNOS POSSUEM DIFICULDADES NAS CONSTRU??ES B?SICAS DO TEXTO, COMO ? O CASO DO PROCESSO DE CONSTRU??O DA COES?O E, POR CONSEGUINTE, COER?NCIA TEXTUAL. IDENTIFICAMOS, NAS RESENHAS ACAD?MICAS SELECIONADAS PARA ESTE ESTUDO, QUE, GERALMENTE, A FALTA DE LINEARIDADE DE IDEIAS NO TEXTO OCORRE POR ERRO DA PONTUA??O OU N?O USO DE CONECTIVOS QUE RELACIONEM AS IDEIAS DE MANEIRA ADEQUADA, PENSANDO-SE NA COMPREENS?O DO LEITOR. ESTA N?O PROGRESS?O DE IDEIAS, FALTA DE COES?O, GERA UMA INCOER?NCIA QUE PODE SER INTERPRETADA COMO UMA IDEIA INCOMPLETA OU COMO TRUNCAMENTO DE IDEIAS. EM VIAS DE CONCLUS?O, JULGAMOS IMPRESCIND?VEL LEMBRAR SEMPRE DA IMPORT?NCIA DO CONTEXTO DE PRODU??O NA AVALIA??O DOS TEXTOS, UMA VEZ QUE CONSIDERAR OS EXCERTOS COMO COERENTES OU INCOERENTES NESTA INVESTIGA??O DEPENDE, PRINCIPALMENTE, DO CONTEXTO EM QUE OS TEXTOS FORAM CONSTRU?DOS, LEVANDO-SE EM CONSIDERA??O, AINDA, O FATO DE OS ALUNOS ESTAREM EM PROCESSO DE ALFABETIZA??O ACAD?MICA. N?O PODEMOS DEIXAR DE LEMBRAR QUE, EM OUTROS CONTEXTOS, O QUE AQUI ANALISAMOS COMO IDEIAS INCOMPLETAS OU TRUNCADAS PODERIA SER, NA VERDADE, UMA MARCA DO G?NERO OU MESMO, QUEM SABE, O ESTILO DO AUTOR." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 05: Linguagem e cognição: diálogos em perspectivas" "palavra_chave" => "CONHECIMENTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS, COERÊNCIA TEXTUAL, RESENHA, ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD2_SA5_ID10422102020000323.pdf" "created_at" => "2020-11-10 09:58:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA DE MELO CORDEIRO EULALIO" "autor_nome_curto" => "MARCELA EULÁLIO" "autor_email" => "celinha.letras@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-02" "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:53:42" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 142 "publicacao_id" => 71 "volume" => 2 "numero" => 1 "url" => "e-book-i-coneil---vol-02" "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => "O I Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem (I CONEIL) coaduna-se com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas. Destaca-se também a urgência de promover a descentralização dos grandes centros urbanos e, assim, fortalecer o desenvolvimento e a divulgação das pesquisas em um evento situado na Região Nordeste. A idealização do evento pauta-se na possibilidade de mobilizar diálogos sobre as experiências interdisciplinares, que discutam de um modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando aos participantes um espaço para o intercâmbio de novas possibilidades para seus campos de atuação. Tal espaço, para derivar as discussões em torno da formação docente, é viabilizado pela organização de eventos que possam estabelecer parcerias e aproximar profissionais que atuam em diferentes segmentos. O evento ocorrerá de forma online de 23 a 25 de setembro de 2020" "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1" "logo" => null "capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-09-23" "final_evento" => "2020-09-25" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-11-10 08:53:42" "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 142 "publicacao_id" => 71 "volume" => 2 "numero" => 1 "url" => "e-book-i-coneil---vol-02" "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => "O I Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem (I CONEIL) coaduna-se com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas. Destaca-se também a urgência de promover a descentralização dos grandes centros urbanos e, assim, fortalecer o desenvolvimento e a divulgação das pesquisas em um evento situado na Região Nordeste. A idealização do evento pauta-se na possibilidade de mobilizar diálogos sobre as experiências interdisciplinares, que discutam de um modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando aos participantes um espaço para o intercâmbio de novas possibilidades para seus campos de atuação. Tal espaço, para derivar as discussões em torno da formação docente, é viabilizado pela organização de eventos que possam estabelecer parcerias e aproximar profissionais que atuam em diferentes segmentos. O evento ocorrerá de forma online de 23 a 25 de setembro de 2020" "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1" "logo" => null "capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-09-23" "final_evento" => "2020-09-25" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-11-10 08:53:42" "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 63 "edicao_id" => 142 "codigo" => "978-65-86901-14-6" "capa" => "5fd1299791e76_09122020164631.jpg" "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "prefacio" => """ <strong>Caminhos da pós-graduação: a Linguística e a Literatura no cenário brasileiro</strong><br />\r\n <br />\r\n Os estudos da linguagem vêm ganhando, cada vez mais, perspectivas que extrapolam a tradicional disciplinaridade acadêmica. Isso se deve, em parte, a investigações acerca de fenômenos que exigem a mobilização de saberes de diferentes áreas e, também, pelo gradativo crescimento de abordagens que, pleiteando uma compreensão mais ampla da linguagem, preferem abrir mão de princípios atomísticos ou isolacionistas a perder de vista aspectos complexos implicados no objeto linguagem. Nesse sentido, pensar uma abordagem interdisciplinar, voltada para os estudos da linguagem, decorre da concepção de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira ativa e integra conhecimentos e saberes contextualmente situados na área de Linguística e Literatura. Assim, o Volume 2 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem traz discussões que buscam romper com determinados paradigmas do processo de ensino e aprendizagem e proporcionam uma leitura plural de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no cenário brasileiro, no escopo das humanidades, no âmbito da Linguística e da Literatura, sem perder de vista as possibilidades de diálogos entre áreas afins do conhecimento, tendo como finalidade ampliar o espaço de reflexão e suas repercussões como parte da socialização de práticas inovadoras de formação.<br />\r\n <br />\r\n Desse modo, apresentamos, nesse volume, pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação, divididas em dois grandes campos do conhecimento: Linguística e Literatura. Chamamos a atenção para diversidade temática e geográfica das pesquisas aqui publicadas por discentes de mestrado ou doutorado de diversos Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior brasileiras, uma vez que temos representantes das cinco regiões do Brasil que compartilham conhecimentos e demonstram o potencial da pós-graduação brasileira no que diz respeito aos estudos da linguagem. Um dos principais intuitos dessa coletânea é apresentar esse cenário multifacetado das pesquisas no Brasil. Dessa forma, além dos instigantes debates promovidos pelos/as autores/as aqui presentes, temos como vislumbrar o panorama heteróclito de dissertações e teses que estão prestes a serem defendidas por esses/as jovens pesquisadores/as.<br />\r\n Socializar esses debates sobre pautas relacionadas à interdisciplinaridade nos estudos da linguagem proporciona intercâmbios e diálogos de várias ordens que podem enriquecer o desenvolvimento científico da área de Linguística e Literatura. Tais debates trazem contribuições para o campo teórico e aplicado dos estudos da linguagem que se coaduna com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas.<br />\r\n Aqui a comunidade leitora encontrará pesquisas com objetivos muito bem delineados para proposição de leitura(s) e metodologia(s) que tomam os estudos da linguagem como fonte e objeto de investigação e também de práxis na sala de aula. Assim, convidamos a uma leitura que, dentre todas as vozes que se fazem presentes nesse coro teórico-metodológico, auxilie na capacidade de perceber nos discursos, que partem de outros já ditos, o desejo pela diversidade teórica e pela prática de ensino e aprendizagem que se efetive no fazer docente.<br />\r\n <br />\r\n <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)</em> """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "conselho_editorial" => """ Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n Germana Maria Araújo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n Iêdo de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n Jo A-mi (UNILAB) <br />\r\n João Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior (UFRPE)<br />\r\n Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n Márcio Martins Leitão (UFPB)<br />\r\n Maria Carmen Aires Gomes (UFV) <br />\r\n Maria Célia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n Silvana Silva de Farias Araújo (UEFS)<br />\r\n Sílvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n Valéria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n Vicentina Ramires (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "5fd91a34eff11_15122020171900.pdf" "arquivo" => "151220201733_E-BOOK---ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM---VOLUME-02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-11-10 08:53:42" "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 63 "edicao_id" => 142 "codigo" => "978-65-86901-14-6" "capa" => "5fd1299791e76_09122020164631.jpg" "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "prefacio" => """ <strong>Caminhos da pós-graduação: a Linguística e a Literatura no cenário brasileiro</strong><br />\r\n <br />\r\n Os estudos da linguagem vêm ganhando, cada vez mais, perspectivas que extrapolam a tradicional disciplinaridade acadêmica. Isso se deve, em parte, a investigações acerca de fenômenos que exigem a mobilização de saberes de diferentes áreas e, também, pelo gradativo crescimento de abordagens que, pleiteando uma compreensão mais ampla da linguagem, preferem abrir mão de princípios atomísticos ou isolacionistas a perder de vista aspectos complexos implicados no objeto linguagem. Nesse sentido, pensar uma abordagem interdisciplinar, voltada para os estudos da linguagem, decorre da concepção de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira ativa e integra conhecimentos e saberes contextualmente situados na área de Linguística e Literatura. Assim, o Volume 2 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem traz discussões que buscam romper com determinados paradigmas do processo de ensino e aprendizagem e proporcionam uma leitura plural de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no cenário brasileiro, no escopo das humanidades, no âmbito da Linguística e da Literatura, sem perder de vista as possibilidades de diálogos entre áreas afins do conhecimento, tendo como finalidade ampliar o espaço de reflexão e suas repercussões como parte da socialização de práticas inovadoras de formação.<br />\r\n <br />\r\n Desse modo, apresentamos, nesse volume, pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação, divididas em dois grandes campos do conhecimento: Linguística e Literatura. Chamamos a atenção para diversidade temática e geográfica das pesquisas aqui publicadas por discentes de mestrado ou doutorado de diversos Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior brasileiras, uma vez que temos representantes das cinco regiões do Brasil que compartilham conhecimentos e demonstram o potencial da pós-graduação brasileira no que diz respeito aos estudos da linguagem. Um dos principais intuitos dessa coletânea é apresentar esse cenário multifacetado das pesquisas no Brasil. Dessa forma, além dos instigantes debates promovidos pelos/as autores/as aqui presentes, temos como vislumbrar o panorama heteróclito de dissertações e teses que estão prestes a serem defendidas por esses/as jovens pesquisadores/as.<br />\r\n Socializar esses debates sobre pautas relacionadas à interdisciplinaridade nos estudos da linguagem proporciona intercâmbios e diálogos de várias ordens que podem enriquecer o desenvolvimento científico da área de Linguística e Literatura. Tais debates trazem contribuições para o campo teórico e aplicado dos estudos da linguagem que se coaduna com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas.<br />\r\n Aqui a comunidade leitora encontrará pesquisas com objetivos muito bem delineados para proposição de leitura(s) e metodologia(s) que tomam os estudos da linguagem como fonte e objeto de investigação e também de práxis na sala de aula. Assim, convidamos a uma leitura que, dentre todas as vozes que se fazem presentes nesse coro teórico-metodológico, auxilie na capacidade de perceber nos discursos, que partem de outros já ditos, o desejo pela diversidade teórica e pela prática de ensino e aprendizagem que se efetive no fazer docente.<br />\r\n <br />\r\n <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)</em> """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "conselho_editorial" => """ Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n Germana Maria Araújo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n Iêdo de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n Jo A-mi (UNILAB) <br />\r\n João Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior (UFRPE)<br />\r\n Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n Márcio Martins Leitão (UFPB)<br />\r\n Maria Carmen Aires Gomes (UFV) <br />\r\n Maria Célia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n Silvana Silva de Farias Araújo (UEFS)<br />\r\n Sílvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n Valéria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n Vicentina Ramires (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "5fd91a34eff11_15122020171900.pdf" "arquivo" => "151220201733_E-BOOK---ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM---VOLUME-02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-11-10 08:53:42" "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }