ESTE É UM TRABALHO TEÓRICO QUE COMPÕE UM PROJETO DE MESTRADO EM LETRAS. POR MEIO DE REVISÃO DE BIBLIOGRAFIA, DISCORRO SOBRE OS ESTUDOS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E OS ESTUDOS DE EMOÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS, BALIZADO PELA LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA (MOITA LOPES, 2009A). APESAR DO VIÉS CRÍTICO DA LINGUÍSTICA APLICADA LANÇAR OLHARES PARA ESTUDOS MAIS TRANSGRESSORES, AS PRODUÇÕES BRASILEIRAS EXISTENTES CONSIDERANDO ESSA PERSPECTIVA NÃO DÃO CONTA DE ABARCAR OS TEMAS DE INVESTIGAÇÃO LEVANTADOS NESTE TRABALHO DE FORMA RELACIONADA. ASSIM, ESTE ESTUDO SE FAZ NECESSÁRIO PARA CONTRIBUIR COM NOVAS PESQUISAS NOS CAMPOS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E DE EMOÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS, DEVIDO À FALTA EVIDENTE DE TRABALHOS. OBJETIVO AQUI PROBLEMATIZAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E TORNÁ-LO MAIS RESPONSIVO À REALIDADE SOCIAL (URZÊDA FREITAS, 2012), ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS, SEXUALIDADES E EMOÇÕES, VISTO QUE ESSES TEMAS SÃO ATRAVESSADOS PELO PODER E SÃO SOCIOHISTORICAMENTE CONSTRUÍDOS (LOURO, 2008; ZEMBYLAS, 2005), O QUE CONSEQUENTEMENTE AFETA A EDUCAÇÃO. O BRASIL É O PAÍS QUE MAIS CONTRIBUI PARA A MORTE VIOLENTA DE PESSOAS LGBTQIA+ NO MUNDO (OLIVEIRA, 2020) E, AO MESMO TEMPO, ESSES DADOS SÃO SOCIALMENTE IGNORADOS PELO FATO DE QUE GRUPOS CONSERVADORES SE MOVIMENTAM CONTRA UMA EDUCAÇÃO QUE CONTEMPLE A DIFERENÇA E CULTIVE A CIDADANIA ATRAVÉS DA CRITICIDADE. NESTE PROCESSO DE QUESTIONAMENTO DA EDUCAÇÃO SE INSEREM TAMBÉM AS EMOÇÕES, POIS SÃO INDISSOCIÁVEIS DOS SUJEITOS QUE AGEM NO ENSINO E APRENDIZAGEM E, POR MUITAS VEZES, SÃO IGNORADAS, CONSIDERADAS INFERIORES À RAZÃO E TAXADAS COMO ALGO NÃO PROFISSIONAL (ZEMBYLAS, 2005). PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA FOI REALIZADA UMA BUSCA POR ARTIGOS QUE ABORDASSEM OS TEMAS GÊNEROS, SEXUALIDADES E EMOÇÕES (DE FORMA RELACIONADA E/OU ISOLADA) EM 8 PERIÓDICOS BRASILEIROS DE LINGUÍSTICA APLICADA CONSIDERANDO AS NOTAS QUALIS A1, B1 E B2 E O RECORTE TEMPORAL DOS ÚLTIMOS 10 ANOS (2010-2020). NO TOTAL FORAM INVESTIGADAS 216 EDIÇÕES DE PERIÓDICOS E ENCONTRADOS SOMENTE 8 ARTIGOS QUE ABORDAM GÊNEROS E SEXUALIDADES, PORÉM NENHUM DELES RELACIONA OS TEMAS A EMOÇÕES. COMO RESULTADO, CONSTATEI QUE HÁ UMA BAIXA PRODUÇÃO DE TRABALHOS SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE LÍNGUAS, CONSIDERANDO O RECORTE TEMPORAL, A QUANTIDADE DE PUBLICAÇÕES INVESTIGADAS E O NÚMERO DE ARTIGOS ENCONTRADOS. NOTEI TAMBÉM QUE NO CONTEXTO DE PRODUÇÃO NACIONAL NÃO HÁ TRABALHOS QUE RELACIONEM GÊNEROS, SEXUALIDADES E EMOÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. LOGO, EM MEIO A ESSA LACUNA, SE FAZ NECESSÁRIO COMPREENDER QUAIS EMOÇÕES SÃO SUSCITADAS PELOS TEMAS GÊNEROS E SEXUALIDADES, VISTO QUE ESSES SÃO TEMAS EMOCIONALMENTE SENSÍVEIS, JÁ QUE O PODER SOCIALMENTE INSTITUÍDO NATURALIZA E LEGITIMA CERTAS PRÁTICAS SOCIAIS E CONDENA OUTRAS. ADEMAIS, SE FAZ RELEVANTE CONSIDERAR PESQUISAS QUE PROPONHAM MOSTRAR AS RELAÇÕES ENTRE GÊNEROS, SEXUALIDADES E EMOÇÕES COMO MANEIRA DE AMPLIAR ESSES CAMPOS DO CONHECIMENTO. POR FIM, APRESENTO SUGESTÕES DE ALGUNS CAMINHOS QUE PODEM CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS NESSAS ÁREAS ATRAVÉS DA PERSPECTIVA CRÍTICA DE INVESTIGAÇÕES EM LINGUÍSTICA APLICADA.