Artigo E-book I CONEIL - Vol 02

E-books

ISBN: 978-65-86901-14-6

“TU/ VOCÊ NÃO AVALIA AS GRANDES SAUDADES QUE EU SINTO”:ENTRE TRADIÇÃO E VARIAÇÃO DAS FORMAS DE TRATAMENTOPRONOMINAL EM CARTAS AMOROSAS RECIFENSES ESERTANEJAS

Palavra-chaves: SUBSISTEMA PERNAMBUCANO, VARIAÇÃO, TRADIÇÃO, CARTAS PESSOAIS, MAPEAMENTO E-book AT 10: Paleografia e Tradição Discursiva: contribuições para a historicidade da língua e dos textos
"2020-11-10 08:53:42" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 71962
    "edicao_id" => 142
    "trabalho_id" => 104
    "inscrito_id" => 83
    "titulo" => "“TU/ VOCÊ NÃO AVALIA AS GRANDES SAUDADES QUE EU SINTO”:ENTRE TRADIÇÃO E VARIAÇÃO DAS FORMAS DE TRATAMENTOPRONOMINAL EM CARTAS AMOROSAS RECIFENSES ESERTANEJAS"
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR O MAPEAMENTO DOS CAMINHOS PERCORRIDOS PELO\r\n
      SUBSISTEMA DE TRATAMENTO PERNAMBUCANO PARA A EXPRESSÃO PRONOMINAL DE SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR\r\n
      (VOCÊ_TU), EM DUAS DÉCADAS DO SÉCULO XX E EM DUAS LOCALIDADES PERNAMBUCANAS: RECIFE E ALTO\r\n
      SERTÃO DO PAJEÚ. DESSA MANEIRA, PARTIMOS, INICIALMENTE, DA HIPÓTESE DEFENDIDA POR RUMEU (2013); PARA\r\n
      QUEM, A PARTIR DE FINS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX, O VOCÊ ADENTROU DEFINITIVAMENTE NO\r\n
      QUADRO PRONOMINAL DO PORTUGUÊS BRASILEIRO. EM USO, A FORMA INOVADORA PASSOU A ALTERNAR COM A FORMA\r\n
      PRONOMINAL TRADICIONAL DE SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR (TU), QUE, SEGUNDO GOMES E LOPES (2016), É\r\n
      TAMBÉM UTILIZADA NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES SIMÉTRICA DE MAIOR INTIMIDADE, NO ESTADO DE PERNAMBUCO.\r\n
      CONSIDERANDO A HIPÓTESE APRESENTADA, PRETENDEMOS ANALISAR A FREQUÊNCIA DE USO DAS FORMAS DE\r\n
      TRATAMENTO VARIANTES TU E VOCÊ OCUPANDO A POSIÇÃO SINTÁTICA DE SUJEITO EM 188 CARTAS DO SUBGÊNERO\r\n
      AMOR, PRODUZIDAS EM DUAS LOCALIDADES DO ESTADO DE PERNAMBUCO, SENDO ELAS A REGIÃO METROPOLITANA DO\r\n
      RECIFE E A REGIÃO DO ALTO SERTÃO DO PAJEÚ. O MATERIAL ORGANIZADO COMPREENDE AMOSTRAS DA CAPITAL\r\n
      RECIFENSE REFERENTE AOS ANOS DE 1949 A 1950 E DO SERTÃO DAS DÉCADAS DE 1950 E 1970. PARA TAL, PARTIMOS\r\n
      PELOS CAMINHOS DA LINGUÍSTICA SÓCIO-HISTÓRICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E DA SOCIOLINGUÍSTICA-HISTÓRICA\r\n
      (MATTOS & SILVA, 2004), ANCORADOS NA PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA SOCIOLINGUÍSTICA\r\n
      VARIACIONISTA (LABOV, 2008[1972]), ASSOCIADAS AO MODELO DAS TRADIÇÕES DISCURSIVAS (KABATEK,\r\n
      2008). PARA OBTENÇÃO DOS RESULTADOS DA CAPITAL E DO SERTÃO, CONSIDERAMOS TANTO FATORES INTRA QUANTO\r\n
      EXTRALINGUÍSTICOS E, ASSIM, OBTIVEMOS: A) MAIOR PRODUTIVIDADE DE VOCÊ SOBRE TU NA CAPITAL\r\n
      PERNAMBUCANA; B) DISTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL ENTRE AS FORMAS VARIANTES EM CARTAS DO ALTO SERTÃO DO\r\n
      PAJEÚ; C) PREFERÊNCIA DE USO DOS PRONOMES COMO FORMAS CONCRETAS PREENCHIDAS NAS DUAS LOCALIDADES; E\r\n
      D) TRÊS PARADIGMAS DE CONCORDÂNCIA PARA O USO DE TU E VOCÊ EM POSIÇÃO SINTÁTICA DE SUJEITO NAS DUAS\r\n
      VARIEDADES. DESSA MANEIRA, O PRESENTE ARTIGO FAZ PARTE DA TRAJETÓRIA DE INVESTIGAÇÕES EM CURSO SOBRE O\r\n
      DUELO DAS FORMAS DE TRATAMENTO TU E VOCÊ, NO ÂMBITO DO PROJETO NACIONAL PARA HISTÓRIA DO\r\n
      PORTUGUÊS BRASILEIRO DE PERNAMBUCO (PHPB-PE). DESSE MODO, É RELEVANTE RESSALTAR QUE O NOSSO\r\n
      INTUITO, COM ESTE TRABALHO, É CONTRIBUIR COM NOVOS RESULTADOS SOBRE O MAPEAMENTO DIACRÔNICO DO\r\n
      SUBSISTEMA DE TRATAMENTO PERNAMBUCANO (VOCÊ_TU), A PARTIR DE UMA ANÁLISE PANORÂMICA DOS CORPORA\r\n
      DA CAPITAL PERNAMBUCANA E DO SERTÃO DO PAJEÚ.
      """
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 10: Paleografia e Tradição Discursiva: contribuições para a historicidade da língua e dos textos"
    "palavra_chave" => "SUBSISTEMA PERNAMBUCANO, VARIAÇÃO, TRADIÇÃO, CARTAS PESSOAIS, MAPEAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD2_SA10_ID8314092020201202.pdf"
    "created_at" => "2020-11-10 09:58:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABHETT CHRISTINA CAVALCANTE DA COSTA "
    "autor_nome_curto" => "ELIZABHETT COSTA"
    "autor_email" => "elizabhettcosta@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-02"
    "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:53:42"
    "publicacao_id" => 71
    "publicacao_nome" => "E-book CONEIL"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 71962
    "edicao_id" => 142
    "trabalho_id" => 104
    "inscrito_id" => 83
    "titulo" => "“TU/ VOCÊ NÃO AVALIA AS GRANDES SAUDADES QUE EU SINTO”:ENTRE TRADIÇÃO E VARIAÇÃO DAS FORMAS DE TRATAMENTOPRONOMINAL EM CARTAS AMOROSAS RECIFENSES ESERTANEJAS"
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR O MAPEAMENTO DOS CAMINHOS PERCORRIDOS PELO\r\n
      SUBSISTEMA DE TRATAMENTO PERNAMBUCANO PARA A EXPRESSÃO PRONOMINAL DE SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR\r\n
      (VOCÊ_TU), EM DUAS DÉCADAS DO SÉCULO XX E EM DUAS LOCALIDADES PERNAMBUCANAS: RECIFE E ALTO\r\n
      SERTÃO DO PAJEÚ. DESSA MANEIRA, PARTIMOS, INICIALMENTE, DA HIPÓTESE DEFENDIDA POR RUMEU (2013); PARA\r\n
      QUEM, A PARTIR DE FINS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX, O VOCÊ ADENTROU DEFINITIVAMENTE NO\r\n
      QUADRO PRONOMINAL DO PORTUGUÊS BRASILEIRO. EM USO, A FORMA INOVADORA PASSOU A ALTERNAR COM A FORMA\r\n
      PRONOMINAL TRADICIONAL DE SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR (TU), QUE, SEGUNDO GOMES E LOPES (2016), É\r\n
      TAMBÉM UTILIZADA NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES SIMÉTRICA DE MAIOR INTIMIDADE, NO ESTADO DE PERNAMBUCO.\r\n
      CONSIDERANDO A HIPÓTESE APRESENTADA, PRETENDEMOS ANALISAR A FREQUÊNCIA DE USO DAS FORMAS DE\r\n
      TRATAMENTO VARIANTES TU E VOCÊ OCUPANDO A POSIÇÃO SINTÁTICA DE SUJEITO EM 188 CARTAS DO SUBGÊNERO\r\n
      AMOR, PRODUZIDAS EM DUAS LOCALIDADES DO ESTADO DE PERNAMBUCO, SENDO ELAS A REGIÃO METROPOLITANA DO\r\n
      RECIFE E A REGIÃO DO ALTO SERTÃO DO PAJEÚ. O MATERIAL ORGANIZADO COMPREENDE AMOSTRAS DA CAPITAL\r\n
      RECIFENSE REFERENTE AOS ANOS DE 1949 A 1950 E DO SERTÃO DAS DÉCADAS DE 1950 E 1970. PARA TAL, PARTIMOS\r\n
      PELOS CAMINHOS DA LINGUÍSTICA SÓCIO-HISTÓRICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E DA SOCIOLINGUÍSTICA-HISTÓRICA\r\n
      (MATTOS & SILVA, 2004), ANCORADOS NA PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA SOCIOLINGUÍSTICA\r\n
      VARIACIONISTA (LABOV, 2008[1972]), ASSOCIADAS AO MODELO DAS TRADIÇÕES DISCURSIVAS (KABATEK,\r\n
      2008). PARA OBTENÇÃO DOS RESULTADOS DA CAPITAL E DO SERTÃO, CONSIDERAMOS TANTO FATORES INTRA QUANTO\r\n
      EXTRALINGUÍSTICOS E, ASSIM, OBTIVEMOS: A) MAIOR PRODUTIVIDADE DE VOCÊ SOBRE TU NA CAPITAL\r\n
      PERNAMBUCANA; B) DISTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL ENTRE AS FORMAS VARIANTES EM CARTAS DO ALTO SERTÃO DO\r\n
      PAJEÚ; C) PREFERÊNCIA DE USO DOS PRONOMES COMO FORMAS CONCRETAS PREENCHIDAS NAS DUAS LOCALIDADES; E\r\n
      D) TRÊS PARADIGMAS DE CONCORDÂNCIA PARA O USO DE TU E VOCÊ EM POSIÇÃO SINTÁTICA DE SUJEITO NAS DUAS\r\n
      VARIEDADES. DESSA MANEIRA, O PRESENTE ARTIGO FAZ PARTE DA TRAJETÓRIA DE INVESTIGAÇÕES EM CURSO SOBRE O\r\n
      DUELO DAS FORMAS DE TRATAMENTO TU E VOCÊ, NO ÂMBITO DO PROJETO NACIONAL PARA HISTÓRIA DO\r\n
      PORTUGUÊS BRASILEIRO DE PERNAMBUCO (PHPB-PE). DESSE MODO, É RELEVANTE RESSALTAR QUE O NOSSO\r\n
      INTUITO, COM ESTE TRABALHO, É CONTRIBUIR COM NOVOS RESULTADOS SOBRE O MAPEAMENTO DIACRÔNICO DO\r\n
      SUBSISTEMA DE TRATAMENTO PERNAMBUCANO (VOCÊ_TU), A PARTIR DE UMA ANÁLISE PANORÂMICA DOS CORPORA\r\n
      DA CAPITAL PERNAMBUCANA E DO SERTÃO DO PAJEÚ.
      """
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 10: Paleografia e Tradição Discursiva: contribuições para a historicidade da língua e dos textos"
    "palavra_chave" => "SUBSISTEMA PERNAMBUCANO, VARIAÇÃO, TRADIÇÃO, CARTAS PESSOAIS, MAPEAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD2_SA10_ID8314092020201202.pdf"
    "created_at" => "2020-11-10 09:58:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABHETT CHRISTINA CAVALCANTE DA COSTA "
    "autor_nome_curto" => "ELIZABHETT COSTA"
    "autor_email" => "elizabhettcosta@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-02"
    "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:53:42"
    "publicacao_id" => 71
    "publicacao_nome" => "E-book CONEIL"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 142
        "publicacao_id" => 71
        "volume" => 2
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-i-coneil---vol-02"
        "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02"
        "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
        "descricao" => "O I Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem (I CONEIL) coaduna-se com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas. Destaca-se também a urgência de promover a descentralização dos grandes centros urbanos e, assim, fortalecer o desenvolvimento e a divulgação das pesquisas em um evento situado na Região Nordeste. A idealização do evento pauta-se na possibilidade de mobilizar diálogos sobre as experiências interdisciplinares, que discutam de um modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando aos participantes um espaço para o intercâmbio de novas possibilidades para seus campos de atuação. Tal espaço, para derivar as discussões em torno da formação docente, é viabilizado pela organização de eventos que possam estabelecer parcerias e aproximar profissionais que atuam em diferentes segmentos. O evento ocorrerá de forma online de 23 a 25 de setembro de 2020"
        "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1"
        "logo" => null
        "capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2020-09-23"
        "final_evento" => "2020-09-25"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-11-10 08:53:42"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 142
        "publicacao_id" => 71
        "volume" => 2
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-i-coneil---vol-02"
        "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02"
        "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
        "descricao" => "O I Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem (I CONEIL) coaduna-se com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas. Destaca-se também a urgência de promover a descentralização dos grandes centros urbanos e, assim, fortalecer o desenvolvimento e a divulgação das pesquisas em um evento situado na Região Nordeste. A idealização do evento pauta-se na possibilidade de mobilizar diálogos sobre as experiências interdisciplinares, que discutam de um modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando aos participantes um espaço para o intercâmbio de novas possibilidades para seus campos de atuação. Tal espaço, para derivar as discussões em torno da formação docente, é viabilizado pela organização de eventos que possam estabelecer parcerias e aproximar profissionais que atuam em diferentes segmentos. O evento ocorrerá de forma online de 23 a 25 de setembro de 2020"
        "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1"
        "logo" => null
        "capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2020-09-23"
        "final_evento" => "2020-09-25"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-11-10 08:53:42"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 63
                "edicao_id" => 142
                "codigo" => "978-65-86901-14-6"
                "capa" => "5fd1299791e76_09122020164631.jpg"
                "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 02"
                "prefacio" => """
                  <strong>Caminhos da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o: a Lingu&iacute;stica e a Literatura no cen&aacute;rio brasileiro</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Os estudos da linguagem v&ecirc;m ganhando, cada vez mais, perspectivas que extrapolam a tradicional disciplinaridade acad&ecirc;mica. Isso se deve, em parte, a investiga&ccedil;&otilde;es acerca de fen&ocirc;menos que exigem a mobiliza&ccedil;&atilde;o de saberes de diferentes &aacute;reas e, tamb&eacute;m, pelo gradativo crescimento de abordagens que, pleiteando uma compreens&atilde;o mais ampla da linguagem, preferem abrir m&atilde;o de princ&iacute;pios atom&iacute;sticos ou isolacionistas a perder de vista aspectos complexos implicados no objeto linguagem. Nesse sentido, pensar uma abordagem interdisciplinar, voltada para os estudos da linguagem, decorre da concep&ccedil;&atilde;o de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira ativa e integra conhecimentos e saberes contextualmente situados na &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura. Assim, o Volume 2 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem traz discuss&otilde;es que buscam romper com determinados paradigmas do processo de ensino e aprendizagem e proporcionam uma leitura plural de pesquisas que v&ecirc;m sendo desenvolvidas no cen&aacute;rio brasileiro, no escopo das humanidades, no &acirc;mbito da Lingu&iacute;stica e da Literatura, sem perder de vista as possibilidades de di&aacute;logos entre &aacute;reas afins do conhecimento, tendo como finalidade ampliar o espa&ccedil;o de reflex&atilde;o e suas repercuss&otilde;es como parte da socializa&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas inovadoras de forma&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Desse modo, apresentamos, nesse volume, pesquisas desenvolvidas no &acirc;mbito da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, divididas em dois grandes campos do conhecimento: Lingu&iacute;stica e Literatura. Chamamos a aten&ccedil;&atilde;o para diversidade tem&aacute;tica e geogr&aacute;fica das pesquisas aqui publicadas por discentes de mestrado ou doutorado de diversos Programas de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o de Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior brasileiras, uma vez que temos representantes das cinco regi&otilde;es do Brasil que compartilham conhecimentos e demonstram o potencial da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o brasileira no que diz respeito aos estudos da linguagem. Um dos principais intuitos dessa colet&acirc;nea &eacute; apresentar esse cen&aacute;rio multifacetado das pesquisas no Brasil. Dessa forma, al&eacute;m dos instigantes debates promovidos pelos/as autores/as aqui presentes, temos como vislumbrar o panorama heter&oacute;clito de disserta&ccedil;&otilde;es e teses que est&atilde;o prestes a serem defendidas por esses/as jovens pesquisadores/as.<br />\r\n
                  Socializar esses debates sobre pautas relacionadas &agrave; interdisciplinaridade nos estudos da linguagem proporciona interc&acirc;mbios e di&aacute;logos de v&aacute;rias ordens que podem enriquecer o desenvolvimento cient&iacute;fico da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais debates trazem contribui&ccedil;&otilde;es para o campo te&oacute;rico e aplicado dos estudos da linguagem que se coaduna com o cen&aacute;rio da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica brasileira e a incid&ecirc;ncia nos processos formativos de seus sujeitos &ndash; professores e alunos &ndash; das universidades e escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no &acirc;mbito das discuss&otilde;es profissionais e/ou acad&ecirc;micas.<br />\r\n
                  Aqui a comunidade leitora encontrar&aacute; pesquisas com objetivos muito bem delineados para proposi&ccedil;&atilde;o de leitura(s) e metodologia(s) que tomam os estudos da linguagem como fonte e objeto de investiga&ccedil;&atilde;o e tamb&eacute;m de pr&aacute;xis na sala de aula. Assim, convidamos a uma leitura que, dentre todas as vozes que se fazem presentes nesse coro te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, auxilie na capacidade de perceber nos discursos, que partem de outros j&aacute; ditos, o desejo pela diversidade te&oacute;rica e pela pr&aacute;tica de ensino e aprendizagem que se efetive no fazer docente.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)</em>
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n
                  Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n
                  Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n
                  Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n
                  Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n
                  Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n
                  Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n
                  Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n
                  Germana Maria Ara&uacute;jo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n
                  Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n
                  Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n
                  I&ecirc;do de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n
                  Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n
                  Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n
                  Jo A-mi (UNILAB)&nbsp;<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n
                  M&aacute;rcio Martins Leit&atilde;o (UFPB)<br />\r\n
                  Maria Carmen Aires Gomes (UFV)&nbsp;<br />\r\n
                  Maria C&eacute;lia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n
                  Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
                  Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n
                  Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n
                  Silvana Silva de Farias Ara&uacute;jo (UEFS)<br />\r\n
                  S&iacute;lvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n
                  Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n
                  Val&eacute;ria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n
                  Vicentina Ramires (UFRPE)&nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "5fd91a34eff11_15122020171900.pdf"
                "arquivo" => "151220201733_E-BOOK---ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM---VOLUME-02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-11-10 08:53:42"
                "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 63
                "edicao_id" => 142
                "codigo" => "978-65-86901-14-6"
                "capa" => "5fd1299791e76_09122020164631.jpg"
                "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 02"
                "prefacio" => """
                  <strong>Caminhos da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o: a Lingu&iacute;stica e a Literatura no cen&aacute;rio brasileiro</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Os estudos da linguagem v&ecirc;m ganhando, cada vez mais, perspectivas que extrapolam a tradicional disciplinaridade acad&ecirc;mica. Isso se deve, em parte, a investiga&ccedil;&otilde;es acerca de fen&ocirc;menos que exigem a mobiliza&ccedil;&atilde;o de saberes de diferentes &aacute;reas e, tamb&eacute;m, pelo gradativo crescimento de abordagens que, pleiteando uma compreens&atilde;o mais ampla da linguagem, preferem abrir m&atilde;o de princ&iacute;pios atom&iacute;sticos ou isolacionistas a perder de vista aspectos complexos implicados no objeto linguagem. Nesse sentido, pensar uma abordagem interdisciplinar, voltada para os estudos da linguagem, decorre da concep&ccedil;&atilde;o de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira ativa e integra conhecimentos e saberes contextualmente situados na &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura. Assim, o Volume 2 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem traz discuss&otilde;es que buscam romper com determinados paradigmas do processo de ensino e aprendizagem e proporcionam uma leitura plural de pesquisas que v&ecirc;m sendo desenvolvidas no cen&aacute;rio brasileiro, no escopo das humanidades, no &acirc;mbito da Lingu&iacute;stica e da Literatura, sem perder de vista as possibilidades de di&aacute;logos entre &aacute;reas afins do conhecimento, tendo como finalidade ampliar o espa&ccedil;o de reflex&atilde;o e suas repercuss&otilde;es como parte da socializa&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas inovadoras de forma&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Desse modo, apresentamos, nesse volume, pesquisas desenvolvidas no &acirc;mbito da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, divididas em dois grandes campos do conhecimento: Lingu&iacute;stica e Literatura. Chamamos a aten&ccedil;&atilde;o para diversidade tem&aacute;tica e geogr&aacute;fica das pesquisas aqui publicadas por discentes de mestrado ou doutorado de diversos Programas de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o de Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior brasileiras, uma vez que temos representantes das cinco regi&otilde;es do Brasil que compartilham conhecimentos e demonstram o potencial da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o brasileira no que diz respeito aos estudos da linguagem. Um dos principais intuitos dessa colet&acirc;nea &eacute; apresentar esse cen&aacute;rio multifacetado das pesquisas no Brasil. Dessa forma, al&eacute;m dos instigantes debates promovidos pelos/as autores/as aqui presentes, temos como vislumbrar o panorama heter&oacute;clito de disserta&ccedil;&otilde;es e teses que est&atilde;o prestes a serem defendidas por esses/as jovens pesquisadores/as.<br />\r\n
                  Socializar esses debates sobre pautas relacionadas &agrave; interdisciplinaridade nos estudos da linguagem proporciona interc&acirc;mbios e di&aacute;logos de v&aacute;rias ordens que podem enriquecer o desenvolvimento cient&iacute;fico da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais debates trazem contribui&ccedil;&otilde;es para o campo te&oacute;rico e aplicado dos estudos da linguagem que se coaduna com o cen&aacute;rio da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica brasileira e a incid&ecirc;ncia nos processos formativos de seus sujeitos &ndash; professores e alunos &ndash; das universidades e escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no &acirc;mbito das discuss&otilde;es profissionais e/ou acad&ecirc;micas.<br />\r\n
                  Aqui a comunidade leitora encontrar&aacute; pesquisas com objetivos muito bem delineados para proposi&ccedil;&atilde;o de leitura(s) e metodologia(s) que tomam os estudos da linguagem como fonte e objeto de investiga&ccedil;&atilde;o e tamb&eacute;m de pr&aacute;xis na sala de aula. Assim, convidamos a uma leitura que, dentre todas as vozes que se fazem presentes nesse coro te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, auxilie na capacidade de perceber nos discursos, que partem de outros j&aacute; ditos, o desejo pela diversidade te&oacute;rica e pela pr&aacute;tica de ensino e aprendizagem que se efetive no fazer docente.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)</em>
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n
                  Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n
                  Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n
                  Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n
                  Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n
                  Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n
                  Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n
                  Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n
                  Germana Maria Ara&uacute;jo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n
                  Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n
                  Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n
                  I&ecirc;do de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n
                  Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n
                  Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n
                  Jo A-mi (UNILAB)&nbsp;<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n
                  M&aacute;rcio Martins Leit&atilde;o (UFPB)<br />\r\n
                  Maria Carmen Aires Gomes (UFV)&nbsp;<br />\r\n
                  Maria C&eacute;lia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n
                  Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
                  Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n
                  Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n
                  Silvana Silva de Farias Ara&uacute;jo (UEFS)<br />\r\n
                  S&iacute;lvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n
                  Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n
                  Val&eacute;ria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n
                  Vicentina Ramires (UFRPE)&nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "5fd91a34eff11_15122020171900.pdf"
                "arquivo" => "151220201733_E-BOOK---ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM---VOLUME-02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-11-10 08:53:42"
                "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR O MAPEAMENTO DOS CAMINHOS PERCORRIDOS PELO SUBSISTEMA DE TRATAMENTO PERNAMBUCANO PARA A EXPRESSÃO PRONOMINAL DE SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR (VOCÊ_TU), EM DUAS DÉCADAS DO SÉCULO XX E EM DUAS LOCALIDADES PERNAMBUCANAS: RECIFE E ALTO SERTÃO DO PAJEÚ. DESSA MANEIRA, PARTIMOS, INICIALMENTE, DA HIPÓTESE DEFENDIDA POR RUMEU (2013); PARA QUEM, A PARTIR DE FINS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX, O VOCÊ ADENTROU DEFINITIVAMENTE NO QUADRO PRONOMINAL DO PORTUGUÊS BRASILEIRO. EM USO, A FORMA INOVADORA PASSOU A ALTERNAR COM A FORMA PRONOMINAL TRADICIONAL DE SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR (TU), QUE, SEGUNDO GOMES E LOPES (2016), É TAMBÉM UTILIZADA NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES SIMÉTRICA DE MAIOR INTIMIDADE, NO ESTADO DE PERNAMBUCO. CONSIDERANDO A HIPÓTESE APRESENTADA, PRETENDEMOS ANALISAR A FREQUÊNCIA DE USO DAS FORMAS DE TRATAMENTO VARIANTES TU E VOCÊ OCUPANDO A POSIÇÃO SINTÁTICA DE SUJEITO EM 188 CARTAS DO SUBGÊNERO AMOR, PRODUZIDAS EM DUAS LOCALIDADES DO ESTADO DE PERNAMBUCO, SENDO ELAS A REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE E A REGIÃO DO ALTO SERTÃO DO PAJEÚ. O MATERIAL ORGANIZADO COMPREENDE AMOSTRAS DA CAPITAL RECIFENSE REFERENTE AOS ANOS DE 1949 A 1950 E DO SERTÃO DAS DÉCADAS DE 1950 E 1970. PARA TAL, PARTIMOS PELOS CAMINHOS DA LINGUÍSTICA SÓCIO-HISTÓRICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E DA SOCIOLINGUÍSTICA-HISTÓRICA (MATTOS & SILVA, 2004), ANCORADOS NA PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA (LABOV, 2008[1972]), ASSOCIADAS AO MODELO DAS TRADIÇÕES DISCURSIVAS (KABATEK, 2008). PARA OBTENÇÃO DOS RESULTADOS DA CAPITAL E DO SERTÃO, CONSIDERAMOS TANTO FATORES INTRA QUANTO EXTRALINGUÍSTICOS E, ASSIM, OBTIVEMOS: A) MAIOR PRODUTIVIDADE DE VOCÊ SOBRE TU NA CAPITAL PERNAMBUCANA; B) DISTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL ENTRE AS FORMAS VARIANTES EM CARTAS DO ALTO SERTÃO DO PAJEÚ; C) PREFERÊNCIA DE USO DOS PRONOMES COMO FORMAS CONCRETAS PREENCHIDAS NAS DUAS LOCALIDADES; E D) TRÊS PARADIGMAS DE CONCORDÂNCIA PARA O USO DE TU E VOCÊ EM POSIÇÃO SINTÁTICA DE SUJEITO NAS DUAS VARIEDADES. DESSA MANEIRA, O PRESENTE ARTIGO FAZ PARTE DA TRAJETÓRIA DE INVESTIGAÇÕES EM CURSO SOBRE O DUELO DAS FORMAS DE TRATAMENTO TU E VOCÊ, NO ÂMBITO DO PROJETO NACIONAL PARA HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO DE PERNAMBUCO (PHPB-PE). DESSE MODO, É RELEVANTE RESSALTAR QUE O NOSSO INTUITO, COM ESTE TRABALHO, É CONTRIBUIR COM NOVOS RESULTADOS SOBRE O MAPEAMENTO DIACRÔNICO DO SUBSISTEMA DE TRATAMENTO PERNAMBUCANO (VOCÊ_TU), A PARTIR DE UMA ANÁLISE PANORÂMICA DOS CORPORA DA CAPITAL PERNAMBUCANA E DO SERTÃO DO PAJEÚ.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.