O PRESENTE TRABALHO VISA DISCORRER SOBRE NOVAS POSSIBILIDADES CONTEMPORÂNEAS PARA O ENSINO DA GRAMÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA COMPREENSÃO DAS PRINCIPAIS PARTICULARIDADES E CONTRIBUIÇÕES DE TRÊS VERTENTES CÉLEBRES DA LINGUÍSTICA: ESTRUTURALISMO, GERATIVISMO E FUNCIONALISMO. O ENSINO TRADICIONAL DA LÍNGUA MATERNA É HOJE ATRELADO A PERSPECTIVAS NORMATIVISTAS CUJOS OBJETIVOS E METODOLOGIAS SÃO, NA MAIORIA DAS VEZES, TÃO ULTRAPASSADOS QUE MAL CORRESPONDEM À REALIDADE DO DISCENTE. NESTE ESTUDO, VALEMO-NOS DOS TEÓRICOS MAIS IMPRESCINDÍVEIS DESSAS TRÊS VERTENTES LINGUÍSTICAS COM O OBJETIVO DE AMPLIAR A PERCEPÇÃO DE ENSINO ATRAVÉS DA FUSÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS DECORRENTES DA REFLEXÃO DAS MULTIFACETAS DA LINGUAGEM. ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE UMA TRIAGEM TANTO DE LIVROS QUANTO DE TRABALHOS RETIRADOS DE PLATAFORMAS VIRTUAIS (COMO O GOOGLE ACADÊMICO, BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES - BDTD, PORTAL DA CAPES E SCIELO). A ANÁLISE DESTES MATERIAIS POSSIBILITOU REFLETIR NÃO SOMENTE SOBRE O AVANÇO CIENTÍFICO NA LINGUAGEM EM CADA UMA DAS ÁREAS, MAS SOBRE A FORMA DE INTEGRAR O TEOR TEÓRICO ASSIMILADO DE CADA UMA DAS TRÊS CORRENTES LINGUÍSTICAS E ATRELÁ-LAS AO CONHECIMENTOS PRÁTICOS DA REALIDADE EDUCACIONAL. DESSE MODO, ESTE TRABALHO CONCLUI QUE EXISTE GRANDE IMPORTÂNCIA EM RESSALTAR O PROCESSO EDUCACIONAL DENTRO DO ENSINO DA GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA JUNTO A TEORIAS LINGUÍSTICAS, SEM CONSIDERÁ-LAS COMO MELHORES OU PIORES, MAS DIVERSAS E IMPORTANTES DENTRO DO SEUS RESPECTIVOS TEMPOS DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COM VISTAS À COMPREENSÃO DA LINGUAGEM POR DIVERSAS PERSPECTIVAS.